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10 Dicas para manter seu cliente satisfeito

Eduardo Larbac - 13 de abril de 2020

10 Dicas para manter seu cliente satisfeito 10 Dicas para manter seu cliente satisfeito

O cliente é parte fundamental de qualquer negócio, afinal, os clientes são os responsáveis por gerar a receita da empresa. 

Antigamente, as empresas, em sua maioria, pouco se importavam com a satisfação de sua clientela. O mais importante era vender, já que o consumidor não tinha tanto acesso à informação.

Com o surgimento da internet e as pessoas conectadas 24 horas por dia, isso mudou. Elas têm acesso a uma enorme variedade de empresas que oferecem aquilo que procuram.

Portanto, é importante que, mais do que comprar, o cliente deve estar satisfeito com o produto ou serviço oferecido.

E é por isso que as organizações mudaram sua postura ao longo dos anos, pensando na importância da satisfação dos clientes. 

Isso também acontece porque um cliente satisfeito recomenda a marca para amigos, familiares e conhecidos.

Inclusive, ele pode ter acesso a informações sobre as empresas, sua reputação, a qualidade daquilo que vendem e muitos outros dados com apenas alguns cliques.

Para conseguir se destacar, o melhor caminho é manter o cliente satisfeito, oferecendo a ele mais do que um produto ou serviço de qualidade.

Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre como melhor garantir a satisfação da clientela.

Importância da satisfação do cliente

Algumas empresas ainda cometem o erro de acreditar que é mais importante conquistar um cliente, do que manter os que já têm satisfeitos.

Isso é um erro, porque o comportamento do consumidor mudou muito, e mais do que um produto ou serviço de qualidade, eles também querem diferenciais no que tange ao atendimento e à relação entre ele e a marca.

Isso significa que o comprador moderno prioriza a experiência dele com a empresa como um todo. E se ela se esquece de seu cliente, seu cliente também se esquece dela.

Além disso, custa muito mais caro conquistar novos consumidores do que manter a clientela satisfeita. Por isso, dentre as principais vantagens de deixar o cliente satisfeito estão:
  • Diminuição de custos;
  • Mais chances de aumentar as vendas;
  • Receita garantida;
  • Maior valor a cada compra.
Quando uma marca investe na satisfação das pessoas que compram com ela, além de obter todas essas vantagens, ela ganha verdadeiros fãs. 

Isso significa que ela terá clientes fiéis que vão indicá-la para outras pessoas.

Por isso, é muito importante saber como agradá-los para oferecer a melhor experiência e se tornar a marca preferida.

Dicas para garantir a satisfação do cliente

Quando falamos em vendas, toda e qualquer marca está envolvida, como uma empresa de investigação detalhada cetesb. Isso porque qualquer produto ou serviço precisa de clientes para continuar no mercado

Como já foi dito, o principal objetivo das vendas é manter o cliente satisfeito, para que ele compre mais vezes, seja fidelizado e ainda indique a empresa para outras pessoas. 

Apresentamos, a seguir 10 dicas de ser bem sucedido com a satisfação do seu cliente. Acompanhe a leitura!

1 – Comunicação com o cliente

A comunicação com o cliente é fundamental para que exista um relacionamento saudável. 

Para isso, é importante que a marca conte com uma boa central de atendimento. Por meio dela, é possível tratar demandas como elogios, informações e até mesmo reclamações.

Esse atendimento pode ser feito por meio de call centers e também com recursos de internet, como o Whatsapp business. Outras possibilidades são:
  • Pesquisa de opinião;
  • Caixa de sugestões;
  • Comunicação pessoal;
  • Ouvidoria.

2 – Criação de conteúdo

Na era da internet, o cliente que precisa de cadri cetesb vai pesquisar informações a respeito do assunto, antes de contratar. 

E o marketing digital oferece uma excelente ferramenta para isso: o Marketing de Conteúdo.

Para criar um bom conteúdo, é preciso que a empresa defina o perfil de seu cliente ideal, ou seja, a persona, para que saiba qual tipo de conteúdo mais a atrai.

Além disso, é importante definir o objetivo. A empresa pretende vender? Fidelizar o cliente? Fazer mais conversões? Isso porque, cada objetivo define uma estrutura ideal para esses conteúdos.

No caso da satisfação do cliente, isto é, de pessoas que já compraram com a marca, é ideal criar materiais que tragam mais informações para ele, e que o façam descobrir que ele pode ter outras necessidades atendidas, além das que já teve.

3 – Se destacar no mercado

Uma coisa é fato, empresas que se destacam têm muito mais chances de agradar seu cliente, porque elas já conquistaram a confiança dele antes. 

E uma das maneiras de fazer isso é focando no consumidor.

As pessoas buscam aquelas marcas que descompliquem a vida delas, oferecendo experiências prazerosas. 

Por isso, mais do que oferecer produtos e serviços, é necessário investir em tecnologia e soluções rápidas.

Outra maneira eficiente de se destacar é uma empresa de licenciamento cetesb, por exemplo, investir em redes sociais. 

Isso porque a maior parte dos consumidores possuem um perfil nas redes sociais, e fazem delas canais para comentar sobre os produtos e serviços oferecidos por determinada empresa. 

Além disso, negócios que não estejam nas redes sociais, acabam por ser completamente esquecidos.

4 – Responder seus clientes

Por falar em redes sociais, essas plataformas são, atualmente, o principal canal de comunicação entre marca e consumidor. 

Por isso, é fundamental saber como mantê-los engajados nesse ambiente.

Os comentários nas publicações devem ser respondidos, mas isso não significa enviar uma mensagem eletrônica. 

Isso faz com que o cliente sinta que está sendo ignorado ou que não é importante.

Também é necessário manter um tom de voz positivo para a empresa, independentemente se o comentário foi positivo ou não.

Por exemplo, um veterinário de animais exóticos sabe que o respeito deve ser sempre empregado, sem respostas grosseiras ou preconceituosas, por mais negativo e até absurdo que pareça o comentário do cliente.

5 – Ser decisivo

É importante ser decisivo para que o cliente sinta confiança na marca. Nada mais prejudicial para a imagem de uma empresa do que não ter uma postura decisiva.

Uma boa dica para isso, é ser prático e não perder tempo com cadastros demorados, comunicações complexas ou qualquer coisa que dificulte a vida do cliente.

É importante oferecer ao consumidor uma experiência positiva, com segurança, praticidade, fluidez e rapidez no atendimento.

6 – Valorizar o ponto de vista do cliente

Empresas modernas de todos os setores, desde o ramo alimentício, até clínicas de consultas veterinárias, sabem que o foco principal atualmente é levar ao cliente a solução que ele precisa.

Além disso, é ele quem define muitos outros pontos da marca, como o atendimento. 

Para valorizar o ponto de vista dele e oferecer aquilo que ele procura, fazer pesquisas de opinião é fundamental.

Também é importante acatar as reclamações, porque é por meio delas que os produtos ou serviços, bem como tudo o que a empresa oferece, podem ser melhorados.

7 –  Adicionar um toque pessoal aos negócios

Desde empresas de diferencial 10 furos até os mais variados perfis, muita coisa é importante. Desde o planejamento orçamentário e comercial até as estratégias de marketing.

Mas também é necessário que os empreendimentos tenham aquele toque especial de seus donos. 

Essa pessoalidade característica é fácil de ser identificada, e destaca a empresa entre uma série de outras marcas que estão presentes no mercado.

8 – Ser realista

Muitas empresas dão um passo maior do que a perna, e cometem erros que não só desagradam os clientes, como podem prejudicá-las de maneira irreversível.

O consumidor moderno precisa confiar na marca, por isso, é importante que elas conheçam seus desafios e sejam realistas com ele. 

Por exemplo, uma boa farmácia de remédio manipulado para ansiedade orienta seu cliente quanto ao tempo que o remédio leva para fazer efeito, seus benefícios e reações adversas, entre outros.

9 – Identificar oportunidades

Para identificar oportunidades com os clientes, primeiramente, é fundamental conhecê-los bem. 

Esse conhecimento permite identificar a necessidade de cada um e o cenário em que eles se encontram.

Assim como um médico especialista em idosos escuta seus pacientes para entender quais suas necessidades, as empresas precisam ouvir seus clientes.

É dessa forma que elas identificam os problemas deles e oferecem soluções, identificando verdadeiras oportunidades de negócio. 

Além de trazer lucros para a marca, aumenta a satisfação do consumidor.

Outra dica é oferecer brindes ou qualquer outro tipo de promoção quando está realmente estiver dentro das possibilidades da marca.

10 – Ser transparente

Por fim, é extremamente importante ser transparente com os compradores. Empresas que prometem e deixam de cumprir, são mal vistas e perdem um número considerável de clientes.

Nada irrita mais o cliente moderno do que uma marca que não honre seu compromisso. 

Por isso, é importante que não só o produto ou serviço ofereça aquilo que foi prometido, como também o atendimento e tudo o que englobe a marca seja transparente.

Conclusão

A satisfação do consumidor é essencial tanto para ele, quanto para a organização. 

Mais do que colocar um sorriso satisfeito no rosto do cliente, é mostrar para ele que a empresa tem credibilidade, e que está focada em trazer soluções.

Por isso, invista em formas de deixá-lo satisfeito, para garantir o sucesso de sua empresa.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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