Nos dias atuais, o marketing digital é uma das maiores estratégias para todas as marcas que desejam ampliar a sua relevância e o seu número de consumidores por meio do mundo digital.
Essa área do marketing pode ser caracterizada por todos os esforços de uma empresa dentro da internet, com o intuito de destacar a sua imagem em meio ao mercado.
Nesse sentido, o artigo a seguir irá fornecer 12 dicas essenciais para qualquer pessoa que deseja iniciar uma campanha eficiente de marketing digital.
1) Conheça seu público
Antes de qualquer ação de marketing digital, é necessário saber qual é o público com que se está lidando. Isso porque, as campanhas digitais são caracterizadas por um elemento principal presente na internet: o direcionamento. Ou seja, deve-se pensar em um público específico para que ações de uma empresa que vende papel de parede para sala, por exemplo, acabem sendo direcionadas para quem prefere usar azulejos. Ter um bom direcionamento oferece mais chances de uma empresa conquistar novos clientes através do contato com potenciais consumidores. Estes, por sua vez, possuem várias características que favorecem a sua escolha por aquela determinada empresa ou produto anunciado.2) Adapte conteúdos à jornada do cliente
Existem dois fatos que todo mundo deve saber ao pensar em marketing digital: que uma das suas principais estratégias é a produção de conteúdo e que o comprador passa por várias etapas antes de, realmente, ser um comprador. Assim, para atrair a atenção dos usuários da internet, uma oficina que faz micro pintura automotiva, por exemplo, apostar em textos curtos, os quais falam um pouco sobre esse serviço novo. Já para aquelas pessoas que estão mais próximas de fazerem uma compra, é possível desenvolver conteúdos mais técnicos, justificando a vantagem dessa oficina em relação aos seus concorrentes.3) Não escreva apenas sobre seus produtos ou serviços
Apesar dos conteúdos desenvolvidos em sites terem o intuito de oferecer maior relevância para uma empresa, é muito importante que eles não sejam 100% focados na marca ou nos seus produtos. É preciso, antes de tudo, saber o que os consumidores estão precisando saber. A partir disso, uma loja que vende extintores de incêndio, por exemplo, pode publicar artigos sobre outras técnicas de segurança contra incendios. Ou seja, uma empresa pode pensar em conteúdos que possuam uma certa relação com a sua área de atuação.4) Concentre-se no longo prazo
É normal que as estratégias de marketing digital não apresentem resultados logo de cara. Isso porque, a construção de uma identidade de marca, bem como a valorização da imagem de uma empresa dentro da internet pode ser um processo demorado para quem está entrando no mundo digital. Além disso, o longo prazo está vinculado à ideia de melhoria da experiência do usuário. Portanto, as marcas precisam realizar planejamentos estratégicos de marketing antes de tomarem qualquer ação. Assim, aos poucos, as pessoas vão desenvolvendo interesse por uma certa empresa.5) Adote o SEO em sua estratégia de conteúdo geral
SEO (Search Engine Optimization, ou, em português, “otimização de motores de busca”) refere-se a todas as ações que um site pode fazer para melhorar o seu posicionamento dentro da página de resultados das ferramentas de busca. Ou seja, uma loja que vende cortina para cozinha, por exemplo, e que faz uso das técnicas de SEO, pode ficar no topo da página de resultados quando uma pessoa pesquisa no Google por “dicas de decoração para a cozinha”. Esse ranqueamento mais adequado faz com que os conteúdos de uma empresa sejam facilmente encontrados, ampliando as chances de lucros. Dentre os fatores que são trabalhados pelas técnicas de SEO e levados em consideração pelas ferramentas de buscas, têm-se:- A existência de palavras-chave;
- A utilização de imagens;
- A responsividade da página;
- A meta-descrição;
- Os títulos;
- A quantidade de páginas;
- O layout.