É impossível negar que o Instagram é um gigante: até janeiro de 2017 mais de 40 bilhões de fotos já haviam sido postadas e a média de curtidas mundiais diárias de fotos é de 4.2 bilhões. Para se ter uma ideia, a celebridade com mais inscritos hoje tem 133 milhões de seguidores na rede social. Esse artigo tem 12 dicas para bombar seu Instagram.
Os seguidores são a base do Instagram. Eles tem acesso à suas postagens, interagem com seu conteúdo diretamente e são uma excelente fonte de tráfego orgânico, com engajamento muito maior do que de redes como o facebook.
Os acessos ao Instagram primeiramente vem de smartphones e tablets, com uma parcela pequena de acessos pelo computador. Com isso o alcance de postagens é maior pois todo mundo está com o celular o tempo todo: quando alguém que você segue posta uma foto, você não precisa esperar até chegar em um PC para vê-la, você vê na hora, onde estiver.
Seguem as dicas de como aumentar seus seguidores no Instagram
1 – Edite sua Bio
A bio do instagram é uma das partes mais importantes de seu perfil. É com ela que você se apresenta aos seus seguidores; resumir o conteúdo de sua página, apresentar e direcioná-los a diversos conteúdos é a sua principal função. O problema é que a bio só tem 150 caracteres.
Uma dica valiosa é escrever um resumo mínimo de suas informações e colocar o link de seu blog na bio. Você pode reduzir o tamanho do link de seu blog com ferramentas como goo.gl e o bit.ly, para colocar o máximo de informação com o mínimo de espaço.
Ainda sobre sua página inicial, o seu nome no perfil não pode ser exatamente o mesmo de seu nome de usuário; se seu nome de usuário é @esteemeublog use como nome de perfil, por exemplo, Meu Blog. Vale lembrar que o nome de seu perfil também aparece na pesquisa do Google, então crie um nome que expresse sua marca.
Além disso, use uma foto de perfil que mostre sua marca ou então você, caso seja um perfil referente a pessoas e interesses. Por fim, é interessante que o seu blog ou site que você colocou na bio seja responsivo, pois como o acesso ao Instagram é feito em sua maioria por smartphones e tablets, seus seguidores abrirão o link da bio com esses dispositivos. Então é proveitoso que essa configuração esteja disponível em seu site para melhorar a experiência de seus seguidores.
2 – Mude seu perfil para comercial
Com essa mudança você conseguirá utilizar alguns recursos que não estão disponíveis para o usuário comum. Para realizá-la, enquanto navegando no seu perfil, basta clicar em opções no canto superior direito e selecionar essa opção. Após selecionada você precisa definir o seguimento de sua profissão e sua página do facebook.
Feito isso o perfil já está alterado e já tem algumas funções além do perfil de usuário comum, como quadro de estatísticas de postagens que mostra engajamento dos seguidores, média de horários de acesso, quantidade de fotos postadas e média de curtidas por postagem, possibilidade de criação de campanhas pagas no facebook ads e de inserir links nas stories (caso tenha mais de 10.000 seguidores).
Vale lembrar que é extremamente recomendável que seu perfil seja público, para não criar nenhum obstáculo para seus novos seguidores
3 – Tenha uma Página no Facebook
O Instagram é integrado ao Facebook, portanto para usar todos os recursos pra bombar seu instagram é necessário que você tenha uma página na rede social, podendo ser de sua empresa ou uma página de pessoas e interesses.
A página no facebook pode também ser utilizada para aquisição de campanhas por meio do facebook ads. Basta acessar as opções da página vinculada ao perfil do Instagram e clicar em Anúncios para o Instagram para criar sua campanha.
4 – Interaja com Usuários
O engajamento é fundamental para crescer no instagram. Siga perfis de pessoas do seu campo de atuação e siga de volta as pessoas que te seguirem. Curta e comente fotos referentes a sua área, bem como também curta comentários de seus seguidores em suas fotos. Essas interações mostram ao seu público que você se envolve e se comunica com eles.
Tente também usar Call To Action em algumas postagens, por exemplo, pedindo ao seu seguidor para ativar as notificações para não perder as suas novas postagens, marcar um amigo nos comentários para ver sua foto, contar uma história nos comentários referente a postagem ou curtir a foto para ter um ótimo dia, etc
5 – Padrão de Postagens
Tenha um padrão de postagens, utilizando uma mesma moldura para fotos, mesmo padrão de filtros de efeitos nas fotos e até mesmo uma mesma fonte para escrita nas postagens ou stories. Pode parecer contra intuitivo mas isso gera um reconhecimento maior para seu público, que identifica facilmente no feed as suas fotos, garantindo assim maior engajamento.
As fotos devem sempre ser chamativas ao seu seguidor: fotos com boa iluminação e também fotos que combinam mensagens bem humoradas com uma imagem atrativa chamam muita atenção e ganham mais likes.
Publicações feitas com horários definidos tendem a gerar engajamento porque habitua seus seguidores que naqueles horários haverá um novo post.
>>> Quer aprender a ganhar dinheiro com o Instagram ? <<<6 – Hashtags
Hashtags marcam seu texto com assuntos pertinentes a sua publicação. Ao colocar a hashtag verifique o uso dela por outros usuários; as mais utilizadas tem destaque em pesquisas por postagens mais recentes, o que pode gerar um fluxo maior de visitantes ao seu perfil, porém podem ter várias fotos postadas no mesmo momento com a mesma tag, “escondendo” sua postagem.
A dica é tentar utilizar hashtags que tenham até 500.000 postagens / citações, para ficar chamativo e ter visibilidade, sem se perder no meio das outras postagens. Além disso, tente variar suas hashtags: se você sempre utilizar as mesmas em todas as suas fotos, o instagram pode te identificar como um perfil de spam.
Também é interessante evitar hashtags muito abrangentes, de uso genérico: foque nas que traduzam o significado de seu produto ou serviço.
7 – Geolocalização
Marque a localização de suas fotos, para que seus seguidores vejam o seu local: isso ajuda na identificação de sua marca por parte de seu público, bem como também pode atrair novos seguidores nas redondezas.
Junte isso ao fato de que a geolocalização pode aumentar ainda mais o engajamento de seus seguidores, ainda mais em suas stories. Essa marcação de local mostrará que você participa de eventos e está em locais os quais são de interesse de seus seguidores, bem como também dá a eles um senso de participação, como quem diz “olha, ele está lá! Eu também estava lá”
8 – Crie Stories
Como já ficou evidente nas dicas anteriores, 2018 é o ano das stories. Elas transmitem mensagens rápidas e simples, podendo conter fotos ou vídeos. O engajamento por meio das stories é tanto que mesmo sendo um recurso relativamente novo, ele já tem todas as funções das postagens convencionais e pode até mesmo exibir anúncios, mas com uma vantagem: uma story só dura 24 horas.
Pode soar como algo ruim mas é ótimo, pois isso ativa em seu seguidor o gatilho da escassez: ele tem de ver a story antes que ela suma ou nunca terá acesso àquela mensagem.
9 – Coloque Links em Suas Stories
Se você já tiver alterado sua página para comercial e ultrapassado os 10 mil seguidores no instagram, você tem a possibilidade de inserir links nas suas stories. Esses links são abertos quando a pessoa visualizando a story em questão e arrasta a tela para cima (swipe up), abrindo uma página a qual você colocar o link.
Para inserir esses links é fácil: no ato da criação da story aparecerá no meio da parte superior da tela um ícone de link. Clicando nele você pode colar ou escrever o link que deseja que seu público veja. É sempre interessante colocar na postagem uma Call To Action pedindo ao usuário para arrastar a tela, para ver o conteúdo do link ou continuar vendo mensagem da postagem
10 – Conte Histórias em Suas Postagens
Ainda sobre interação, faça postagens do que estará também em seu blog ou site, mas não faça a mesma postagem: se o texto e a imagem são os mesmos, o seu público não terá interesse de acessar seu site e rever o mesmo conteúdo.
Faça postagens de fotos ou pequenos vídeos com o tema mais de “bastidores”, contando detalhes referentes ao modo de produção de seu conteúdo, o dia a dia, prévias de textos publicados no blog, sempre apontando para o link na sua bio para continuar a ver seu conteúdo no site. Esse tipo de postagem e de ação ativa em seu seguidor o gatilho da curiosidade, onde ele fica instigado a clicar no link para ver o restante do assunto ou abrir o blog para ler a postagem.
Este, somado ao gatilho da escassez citado antes, aumentam muito o engajamento de seus seguidores
11 – Parcerias
Outra forma de como conseguir mais seguidores para o Instagram é por meio de uma parceria com alguém que trate dos mesmos conteúdos que você. Vocês podem, por exemplo, fazer postagens de uma imagem ou de conteúdos juntos, marcando um ao outro, a fim de que vocês sejam apresentados aos inscritos um do outro.
Não é vantajosa uma parceria com um perfil que tenha menos seguidores que o seu, por exemplo, quando a pessoa tem 100 seguidores e você tem 10.000, pois você tem muito menos a ganhar do que a outra pessoa. Por isso faça esse tipo de parceria com usuários que tenham número de seguidores parecidos com os que você tem.
12 – Fluxo de Postagens
Uma coisa é certa: quem não é visto, não é lembrado. Com isso em mente, tente manter uma frequência de postagens a qual não sobrecarregue o feed de seus seguidores mas que também não te deixe com intervalos muito grandes entre as postagens.
Você pode ter por exemplo a frequência de uma postagem por dia, mas dependendo do segmento, um número maior ou menor pode ser funcionar melhor. Com a frequência em mente, estabeleça o horário no qual a postagem irá atingir mais seguidores. Esse horário deve ser estabelecido com base no engajamento de seus seguidores junto a suas postagens. Pra chegar nessa informação basta verificar as análises feitas pelo próprio instagram, na opção de Métricas Demográficas.
Tente fazer uma postagem em torno de 30 a 45min antes do horário médio dos seguidores, para que essa postagem tenha maior abrangência assim que tal horário chegar.
Mãos a obra para aumentar seus seguidores no Instagram
Imagine uma situação onde não existisse o instagram e toda foto que você quisesse mostrar pra alguém tivesse de ser entregue pessoalmente. Sabendo o melhor dia da semana e horário para entregar sua mensagem, se você vai, digamos ao meio-dia bater na porta da pessoa para entregar uma foto de um pote de goiabada na casa de alguém e só diz “olá! Este é um pote de goiabada”, a pessoa pode se estressar ou mesmo que não se estresse, pegar sua foto do pote e jogá-la fora.
Agora imagina que você vai até a casa da pessoa na madrugada de domingo pra segunda, duas da manhã e bate na porta; a pessoa vem te atender em ponto de te dar uma pancada e, quando ela chega você a entrega um mapa do tesouro e diz “olá! Tenho aqui um mapa de um tesouro que está enterrado no seu quintal, nem precisa cavar muito. Tenha um bom dia”. Por mais que ninguém goste de ser acordado de madrugada a pessoa vai se sentir agradecida por aquela imagem.
A lição disso é que por mais que haja sim uma importância enorme nos horários de sua postagem, nas métricas e dados, o mais importante é o seu conteúdo: você tem de fornecer um conteúdo de qualidade para seus seguidores, que lhes dê algo a mais, mesmo que só uma imagem, pois assim eles irão engajar em suas postagens e lhe dar mais retorno. Portanto seja criativo, seja verdadeiro e seja engajado: isso irá lhe render ao máximo! Essas foram as 12 dicas para bombar seu Instagram! Aprenda também sobre como usar um chatbot no Facebook.
Passo a passo das 12 Dicas de como Bombar o Instagram:
- 1 – Edite sua Bio
- 2 – Mude seu perfil para comercial
- 3 – Tenha uma Página no Facebook
- 4 – Interaja com Usuários
- 5 – Padrão de Postagens
- 6 – Hashtags
- 7 – Geolocalização
- 8 – Crie Stories
- 9 – Coloque Links em Suas Stories
- 10 – Conte Histórias em Suas Postagens
- 11 – Parcerias
- 12 – Fluxo de Postagens
17 Comentário
Muito completo seu artigo. Vai me ajudar muito, pois só agora estou adotando o Instagram como estratégia de negócios.
Olá Tatiane! Fico feliz que tenha gostado e que tenha sido útil para você. Desejo muito sucesso em seus negócios :D
Adorei o artigo, o Instagram realmente precisa de dedicação, mas se aplicar estas dicas que você deu, com certeza dará certo.
Verdade Ariane!!! Com dedicação e seguindo as estratégias corretas vai dar certo!
Excelente artigo! A gente “pensa que sabe” usar o Instagram, mas, já vi que não! Parabéns pelo conteúdo! Vai me ajudar e muito.
Isso aí amigo! É vivendo e aprendendo. Fico feliz por ter ajudado!
Excelente artigo. Realmente o alcance do Instagram superou as minhas expectativas. Seu check-list foi bem claro e já contribuiu para o instagram da minha marca. Muito obrigada!
Fico feliz Aline!!! Sucesso aí!!!
Adorei as dicas, vou usar no meu Instagram!
Que bom amigo!!! Depois manda feedback dos resultados! Forte abraço!
ótimas dicas, conteúdo bem completo. Algumas eu já faço, mas vou tentar explorar um pouco mais o Instagram a partir dessas dicas que você passou.
Que bom que foi útil! Sucesso aí!
excelentes dicas, principalmente a da bio, uma bio do instagram bem feita convida muitos usuários a se tornarem seguidores.
Isso aí!!!
Me ajudou bastante a definir minha BIo.. muito bom o artigo!!
Muito obrigada pelas dicas!
Adorei o conteúdo! Preciso fazer algumas alterações no meio, pois percebi que estou pecando em alguns aspectos