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15 Dicas infalíveis para ter sucesso no Instagram

Eduardo Larbac - 23 de outubro de 2020

15 Dicas infalíveis para ter sucesso no Instagram 15 Dicas infalíveis para ter sucesso no Instagram
O Instagram é uma rede social que utiliza fotografias para mostrar estilo de vida. Além disso, desde sua criação tem obtido resultados muito expressivos. 

A quantidade de pessoas que utiliza o aplicativo acabou dando à rede um novo significado, sendo um grande alavancador de negócios.

O Instagram para negócios

Por ser a rede que mais cresce no mundo, é natural que muitas empresas busquem o instagram para se manterem conectadas com seus clientes.

É importante compreender que existem diversas formas de utilizar a rede para seu empreendimento, tanto para aqueles que querem efetuar transações dentro do aplicativo quanto para aqueles que buscam melhorar suas interações com o público em geral.

O instagram é primordialmente uma rede visual, portanto é possível identificar seu produto ou serviço de imediato através de imagens e textos diretos.

Empreendimentos de prestação de serviços, por exemplo, empresas de contabilidade, não costumam usar muitas imagens para divulgar seu trabalho.

Nesse caso, faz-se necessário a atribuição de um senso estético que remeta à função prestada pela companhia, aliado a textos diretos e dinâmicos que sejam de fácil absorção do público. 

Para auxiliar nesse resultado, o próprio aplicativo criou a ferramenta Instagram para Negócios, que permite o uso de diferentes funções, como:

 

  • Controlar melhor as publicações na rede;
  • Conseguir acesso a algoritmos que medem o alcance de suas publicações;
  • Promover posts;
  • Alcançar um público-alvo maior.
Se você trabalha com máquina de café automática, por exemplo, pode alavancar suas publicações buscando clientes interessados em adquirir o produto usando as promoções do próprio aplicativo.

15 Dicas para  usar o Instagram

Algumas dicas podem facilitar ainda mais o uso da plataforma. Então, se você busca crescer no mercado e ficar sempre no topo das empresas favoritas, confira estratégias infalíveis de uso do Instagram. São elas: 

1 – Identifique sua audiência

O Instagram é uma fonte repleta de clientes em potencial. O primeiro passo para entender a plataforma é identificar seu tipo de público para iniciar o contato.

Alguns grupos de pessoas costumam se aproximar, e se você tem um tipo específico de produto pode buscar aqueles com gostos em comum ao começar sua divulgação.

Se você tem interesse em que as pessoas lhe encontrem por suas vendas de cadeira de barbeiro preço acessível, basta procurar pela rede profissionais da área e estabelecimentos ligados ao seu produto.

 Dessa forma, você inicia um relacionamento e pode começar a divulgar seu trabalho.

2 – Determine objetivos

É fundamental ao entrar no aplicativo que você decida quais serão os objetivos e metas a alcançar. 

São eles que guiarão seu trabalho dentro da rede social, permitindo que as análises que você faça possam direcionar as ações estratégicas para atingir esses objetivos especificamente.

Se você trabalha com prestação de serviços de recepcionista para eventos, é bom inicialmente determinar uma quantidade mínima de engajamento, para que consiga compreender o quanto a rede social está alavancando seu empreendimento.

3 – Trabalhe com uma conta voltada para negócios

Hoje em dia, o Instagram oferece uma infinidade de vantagens para as empresas que usam a conta empresarial.

Além de uma série de recursos voltados para a análise da produção e ferramentas de apoio às empresas, você ainda passa a confiança necessária para os clientes, que ao verificarem a conta como empresarial, terão certeza de estarem lidando com profissionais.

Se você tiver um empreendimento de carrinho de golfe, por exemplo, o diferencial a apresentar para seus futuros clientes é a segurança de que eles estão em contato com uma empresa, favorecendo assim a negociação.

4 – Importante ter uma foto de perfil

Sua foto de perfil é como o cartão postal de sua empresa. É a primeira coisa que será notada por qualquer um que entre em sua conta, portanto, deve ser pensada com muito cuidado.

Seu logo não pode aparecer cortado, então caso decida colocar uma imagem que represente seu produto ou serviço, o ideal é que a imagem seja de fácil compreensão e de qualidade alta.

Muitas pessoas nem mesmo veem o conteúdo quando a imagem de perfil não passa uma sensação de profissionalismo na conta empresarial.

Uma indústria de massa que decida investir em uma conta do Instagram pode usar seu logotipo como um chamariz, demonstrando com clareza o tipo de serviço oferecido.

5 – Otimize seu perfil

O espaço para descrição do perfil do instagram não é muito extenso, então colocar informações demais pode atrapalhar mais do que ajudar.

Tenha em mente que seu foco no aplicativo é em trabalhar o visual através das imagens, então mantenha seu texto descritivo do perfil o mais objetivo possível. Informações básicas sobre a empresa e, se houver, um site para aqueles interessados poderem se aprofundar.

Se você tiver uma locadora de equipamentos de informática, basta anunciar que seu negócio é de aluguel de notebook com seus contatos, deixando para as imagens da rede as especificações de aparelhos e outros conteúdos.

6 – Aparência da marca 

É importante definir como você quer que as pessoas vejam sua marca na rede social.

Muitos usuários preferem uma abordagem mais íntima e informal, como se, apesar de ser um perfil comercial, você fosse apenas mais um usuário da rede, conversando e criando relações.

Claro que nem todos os tipos de empreendimento conseguem levar essa abordagem, por isso é importante definir que tipo de contato você deseja ter como seu cliente.

7 – Trabalhe no conteúdo visual

O Instagram é uma rede social focada em elementos estéticos, e como tal, o visual de sua conta é extremamente importante.

Seu “feed”, como é chamado o painel de fotos de sua conta, deve ser organizado de forma que agrade os olhos de seus clientes.

Muitas imagens diferentes podem deixar a página poluída e afastar potenciais consumidores, então aposte em combinações de imagens que combinem esteticamente, principalmente para alcançar um resultado melhor.

Por exemplo, uma empresa de serviços de logística pode colocar inúmeras imagens de suas operações, mas deve manter uma coerência de cores e imagens para que a página se mantenha esteticamente agradável.

8 – Tenha engajamento com seguidores

Seus seguidores serão o termômetro de sua ação dentro do Instagram. Seguidores são pessoas que gostam de seu conteúdo e, por conta disso, começam a acompanhar sua página.

Claro que o número de seguidores é importante para entender o quanto sua marca está alcançando, mas o número é vazio se não houver um trabalho de engajamento com essas pessoas.

É preciso cativar o público, fazê-lo interagir com suas publicações e receber feedback dessas pessoas, pois elas são as que acreditam no seu trabalho a ponto de acompanhar sua atuação na rede.

9 – Trabalhe o engajamento

Seu público gosta de seu conteúdo, mas para cativá-los, é preciso compreender o que esse público consome. Trabalhar o engajamento com seus clientes é compreender seus gostos e interagir de forma natural e divertida.

Dessa forma, você acabará atraindo outros interessados e a própria rede de contatos de quem já faz parte de seus seguidores.

10 – Use hashtags sabiamente

As hashtags são ferramentas essenciais para o Instagram. É com elas que é possível atrair novas pessoas para as publicações, espalhar as informações e se colocar nas páginas de busca do aplicativo.

Entretanto, é preciso tomar cuidado quando for utilizar as hashtags. É um erro comum usá-las em excesso ou de forma errada.

Usar uma hashtag que não esteja relacionada com o assunto que você está abordando na publicação pode acabar afastando potenciais clientes, incomodados de serem levados até uma publicação que não estavam procurando.

11 – Use os Stories

Os Stories são pequenos vídeos que tem permanência de 24 horas no perfil. Engana-se, entretanto, quem acredita que o fato de as publicações sumirem não as tornam necessárias. 

Essa ferramenta é uma das mais acessadas pelo aplicativo, e algumas pessoas utilizam o Instagram unicamente para assistir os Stories.

Em caso de venda de produtos, como lojas de roupa, o Stories pode ser um grande aliado para apresentar os diferentes modelos em estoque, isso sem poluir o “feed” principal.

12 – Faça parcerias

O Instagram é um espaço democrático, então, como tal, diversas empresas estão o tempo todo em atividade.

Ao se aliar a outras empresas através de parcerias ou se vincular a influenciadores digitais, você garante que outros públicos, já consolidados, tenham a possibilidade de conhecer sua empresa e, possivelmente, alavancar suas oportunidades de negócios.

13 – Aumente sua audiência

Quem não é visto, não é lembrado. O Instagram é uma ferramenta rápida e dinâmica, então deixar de publicar pode encerrar todo o trabalho feito em cima da plataforma.

Lembre-se de manter consistência na quantidade e qualidade de publicações, dessa forma mantendo seu público sempre interessado e instigando novos usuários a começarem a acompanhar.

14 – Use o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma ferramenta para vendas diretas dentro do aplicativo.

Seus produtos podem ser colocados diretamente na plataforma do Instagram e comprados diretamente, ou então encaminhados para seu próprio site onde a venda pode ser finalizada.

As compras diretas no aplicativo agilizam e muito o processo de seus clientes, além de servir como uma vitrine virtual de seu empreendimento.

15 – Use os destaques dos Stories

Para aquelas ações que você gostaria de guardar, a função dos destaques dos stories salva as produções feitas na ferramenta para que possam ser vistas depois de findado o tempo de exibição.

Os destaques ficam no topo de sua página de usuário, então é um excelente local para anúncios de promoções, registro de variedade de produtos, entre outras opções.

O Instagram cada vez mais deixa de ser uma simples rede social, alcançando o status de ferramenta digital, tanto para empresas quanto para clientes, servindo como um meio rápido, fácil de manusear e completo para relacionamentos e interações.  

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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