Talvez um dos maiores esforços de marketing digital das grandes marcas da atualidade seja o de “dar um rosto” às empresas, tornando-as mais próximas dos clientes. Sem dúvida, a melhor estratégia para isso está no uso assertivo das redes sociais.
Todavia, não são apenas as grandes corporações que precisam disso, mas também os médios e pequenos negócios. E até mesmo alguns microempreendedores podem se beneficiar de algumas técnicas que abordarei neste post.
De fato, estou falando aqui sobre dois assuntos fundamentais da atualidade: o primeiro é a importância de uma empresa saber administrar a comunicação no médio e longo prazo com o seu público específico.
O segundo acontecimento inegável é de que a opinião e a relação das pessoas com as marcas que possuem preferências mudaram bastante nos últimos anos.
Isto é, vivemos a época dos “nativos digitais”, que passam o dia conectados, curtindo, compartilhando e criticando tudo ao redor.
Diante deste cenário, já não basta aos empreendedores simplesmente marcarem presença nas principais redes sociais existentes.
É preciso entender como cada uma funciona conforme sua proposta central, e manter-se em dia com as novidades da área.
Então, se não quer ficar de fora desse universo que pode ajudá-lo a fortalecer sua marca, ampliar seu público, atingir mais gente e vender mais, siga adiante na leitura.
O poder das mídias sociais: uma via de mão dupla
Cerca de duas décadas atrás o único recurso que uma empresa tinha para prestar um serviço de atendimento direto e dinâmico aos clientes era o dos SACs e CACs. Porém, tais canais eram totalmente controlados pelas corporações, de tal modo que o cliente poderia sair de uma ligação totalmente decepcionado, e talvez ninguém mais viesse a saber. Hoje o cenário mudou bastante. Se a empresa vende um aquecedor de piscina externo, por exemplo, e o cliente verifica que o produto não entregou o combinado. No mesmo dia a pessoa entra nas redes sociais da empresa e deixa sua negativa ali, visível para todos os demais visitantes. Sendo assim, o primeiro aspecto que salta aos olhos no universo das redes sociais é esse mesmo: o fato de ela ser uma via de mão dupla, que dá um poder enorme aos clientes. Obviamente, as boas empresas sempre se preocuparam com dar um excelente atendimento, por saberem que sem isso é impossível prosperar no mercado. De qualquer modo, o que antes era um princípio de gestão, hoje se tornou uma obrigação para quem quer sobreviver. Especialmente porque ficar de fora das redes sociais já não é uma opção. Afinal, mesmo os produtos e serviços mais nichados encontram nelas um farto público, só esperando para ser impactado por boas soluções acompanhadas de bons atendimentos. Se uma empresa de jardinagem trabalha com venda e instalação de tapete de grama esmeralda, por exemplo, ela pode encontrar não apenas uma infinidade de pessoas interessadas, como várias comunidades que giram em torno de paisagismo e afins.Entendendo a segmentação natural das redes sociais
Obviamente, nenhuma comunicação pode ser feita com eficiência se uma das partes não tem o mínimo de informações a respeito da outra parte. Portanto, antes ainda de falar em estratégias específicas, o fato é este: uma empresa precisa conhecer o seu público. Não apenas para atuar nas redes sociais, naturalmente, como para qualquer ação de marketing, publicidade e comunicação que queira iniciar. Por exemplo, se a empresa lida com restauração de mármore, ela já sabe qual é o ticket médio do seu público. Com isso, pode deduzir a faixa etária, bem como os locais onde seus clientes moram ou se estabelecem comercialmente, e daí por diante. Conhecer o público e persona também é importante, aqui, pelo seguinte: hoje as principais redes sociais existentes têm uma segmentação bastante clara quanto à proposta de cada plataforma. As mais comuns focam nos seguintes veículos de comunicação:- Os textos livres;
- Os textos curtos;
- As mensagens instantâneas;
- As fotos e vídeos curtos;
- Os vídeos mais longos.