Estar presente no ambiente online é como dominar o inglês em meados dos anos 90, já foi um grande diferencial, hoje, é imprescindível.
A internet mudou para sempre a maneira em que a comunicação é realizada, tornando-se um espaço que ultrapassou os limites do entretenimento, sendo vital às empresas para se conectar com o público, se posicionar no mercado e também vender seu serviço ou produto de modo transformador.
Dentre inúmeros fatores que compõem o sucesso de uma marca na internet, há um, tratado muitas vezes como banal, mas indicadores precisos do grau de relevância: os likes!
Mas o que likes indicam realmente e quais são as melhores estratégias para consegui-los?
Confira agora!
Engajamento
Engajar não é uma fórmula pronta, ou seja, vai depender de como o público se porta e de como a sua comunicação irá atingi-lo. Essa estratégia é primordial a fim de se conectar com o público e trazê-lo para perto, gerando uma troca de valores e ideias mútua. Realizar interações com frequência é o caminho do sucesso se tratando de internet. Elas não são apenas mensagens, geram aproximação e revertem o prospecto a cliente, fortalecem a identidade da marca e geram likes.Conteúdo
Lá no comecinho foi mencionado que a web ultrapassou todas as possibilidades, inclusive a do entretenimento, lembra? As novas estratégias de marketing, como por exemplo o Inbound, não fisgam o público pelo absurdo e tampouco pela imposição, mas sim pelo conteúdo relevante a ele que, além de gerar valor e identificação traz enorme credibilidade, seja like, compras ou alta recomendação.Posicionamento
A forma de se consumir mudou por completo! Atualmente o público quer saber o que pensam as empresas em relação aos mais variados assuntos e como ela se coloca no mercado e por isso uma posição direta é necessária. O posicionamento irá desagradar alguns e agradar outros, mas se colocado na balança é muito vantajoso. Sabe aquela empresa que você segue no Instagram e não tem o mínimo interesse em seus produtos, mas não pensa duas vezes antes de dar um like por gostar de suas campanhas, imagem e a forma que ela se coloca? É mais ou menos isso. Portanto, adote uma postura fiel e ganhe likes.Impulsionamento
Quem não é visto não é lembrado. Se a intenção é ter notoriedade, estar presente em diferentes canais é o melhor a se fazer. Anúncios pagos e posicionamento orgânico auxiliam com maestria neste processo, mas no geral, o impulsionamento ‘natural’ tem mais benefícios. Para tal, metodologias como o Marketing de Posicionamento na Internet são excelentes opções. O marketing de posicionamento na internet ou simplesmente MPI, foi desenvolvido pela Doutores da Web, com a missão de posicionar empresas, produtos e serviços no topo dos maiores buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing de modo 100% orgânico. O MPI da Doutores da web processos são executados através do estudo de palavras-chave e assim os termos mais pesquisados são levantados para que quem esteja utilizando-o em sua estratégia ocupe as primeiras posições do Google.Promoção
Não tem nada a ver com aquela liquidação 50% off. Na realidade, trata-se única e exclusivamente de: como se promover. Nessa etapa, é necessária toda cautela e precisão, pois trata-se diretamente de como você irá aparecer ao público e assim alcançá-lo. Facebook, Youtube, Twitter e até o MPI, da Doutores da Web, são formas poderosíssimas de promover-se e elevar as possibilidades de ter a aprovação do público.Sobre a Doutores da Web
Citada acima, a Doutores da Web é uma empresa de marketing digital que está no mercado desde 2006 e se tornou referência na área pela criação do MPI. Ao longo de seus 13 anos, a Doutores da Web trouxe visibilidade a mais de 3 mil clientes que adotaram o MPI em seus respectivos negócios e a partir dele os transformaram. As inovações desta empresa vão desde à área de atendimento, com uma equipe especializada em Customer Success, tendências e melhorias, com um setor de P&D até tecnologia, com o marketing de posicionamento na internet. Lembra da parte de não existir uma definição exata para o que é engajamento e como interagir com o público? A página da Doutores da Web no Instagram é uma grande prova disso! Com posts dessa característica, a empresa tem o seguinte objetivo: informar seu público e leads e educar sobre o universo do marketing digital.Dica bônus
Complementares, mas de forma alguma menos importantes, essas 4 dicas vão de brinde e são interessantes para atingir mais pessoas e consequentemente ganhar mais likes:- Hashtags;
- Stories;
- Ativar localização dos posts;
- Periodicidade.