Não é de hoje que a briga entre o departamento financeiro e o de marketing de uma empresa gera discussões acaloradas. Provar que os investimentos em uma campanha são necessários e trazem retorno era uma tarefa muito difícil antes da incorporação dos KPIs.
Hoje, utilizando os KPIs, é simples identificar se as ações feitas para uma fábrica de molduras de isopor para fachada são efetivas e se os gastos com elas valem a pena.
Saber acompanhar a sua empresa na rede te permite tomar decisões focadas em atingir o seu objetivo sem se desviar com campanhas longas e caras que não trazem nenhum retorno substancial.
Para isso é necessário avaliar os números corretos e as análises feitas a partir deles.
As definições de KPI e métrica são parecidas e a confusão é compreensível, mas apesar de serem informações similares, há uma diferença estratégica no uso de cada uma delas.
Enquanto as métricas são o levantamento dos números no seu estado bruto (como o número de curtidas em um post ou a quantidade de produtos vendidos em um período), os KPIs são dados obtidos através da análise de outras informações.
Algumas métricas podem se tornar KPIs dependendo da sua relevância para a estratégia de marketing, mas, de modo geral, os KPIs são o resultado da observação de várias métricas.
A receita e a despesa de uma empresa de instalações de telecomunicações, por exemplo, são métricas, mas o lucro e o fluxo de caixa são KPIs.
Saber definir quais KPIs são importantes também é parte de uma boa estratégia de marketing. De nada adianta descobrir qual é o ticket médio da sua empresa se você está rodando uma campanha cujo objetivo é atrair mais visitantes para o seu site.
Isso acontece porque sem dados e referências sólidas de comparação, não é possível fazer um diagnóstico do que funciona e do que deve ser alterado ou descartado.
Se uma empresa de administração de condomínios quer que mais seguidores cliquem no link na bio do Instagram para agendar uma visita ao imóvel decorado, é preciso saber qual é a porcentagem atual de acessos considerando o total de seguidores.
Assim, ao longo da campanha, a agência de marketing pode avaliar se as medidas adotadas na estratégia digital estão surtindo efeito ou não, quais tiveram mais sucesso e quais devem ser interrompidas.
É comum que uma campanha de curso nr10 valor tenha mais de dez anúncios rodando ao mesmo tempo em tráfego pago. Os anúncios que obtiverem mais resultados receberão um novo investimento maior, enquanto os que performarem pior não serão mais veiculados.
Além de garantir que os esforços sejam direcionados, como pode ser observado, os KPIs são importantíssimos para que uma estratégia poderosa seja traçada e o ROI da campanha seja o esperado.
O cálculo feito para descobrir o ROI é a diferença entre a receita que uma ação gerou e o investimento que foi feito para que ela se realizasse, dividida pelo valor do investimento. Complicou? Vamos a um exemplo.
Suponha que uma empresa de segurança patrimonial tenha feito um investimento de R$50.000,00 em uma campanha que gerou uma receita de R$250.000,00.
Aplicando a fórmula, temos: 250.000,00 (receita) – 50.000,00 (investimento) / 50.000,00 (investimento) = 4 (ROI). Logo, podemos dizer que o retorno dessa campanha foi de quatro vezes o valor investido, ou então, que o ROI foi de 400%.
Ter esse dado claro é importante para avaliar o sucesso de um investimento, sem adivinhações, correndo o risco de se impressionar por números altos.
Com o marketing digital e a possibilidade de mensurar tudo através das métricas e KPIs tão claro como se estivessem escritos em letras caixa alta, ficou muito mais fácil medir o resultado de uma campanha. O resultado disso é uma estratégia assertiva e econômica.
Uma campanha que gerou 5 milhões de reais com um investimento de 200 mil foi mais bem sucedida do que uma campanha com receita de 20 milhões que recebeu um investimento de 8 milhões. O ROI da primeira foi de 24 vezes, enquanto o da segunda foi de apenas 1,5.
É o ROI que permite avaliar o saldo de uma campanha. No marketing tradicional, antes do advento da internet como é hoje, era difícil calcular os resultados de uma campanha, pois rastrear esses números demandaria muitos esforços e ainda mais gastos.
Entender o objetivo a se cumprir quando se faz o levantamento dos KPIs ajuda a escolher os dados certos para se avaliar. Ainda assim, há cinco KPIs que com certeza farão parte da sua análise, independentemente do segmento da sua empresa. Entenda quais são eles.
Pode ser entendido de forma similar ao tráfego de carros na rua. Em determinados dias e horários há mais movimento, enquanto em outros, essa taxa cai. Mantê-la estável em um número elevado é um objetivo do marketing digital.
Através desse KPI podemos entender melhor o perfil do público e analisar, por exemplo, o que trouxe mais visitas ao site, se foram motivos internos ou externos.
Por exemplo, uma fábrica de araras para loja de roupas tende a ter um tráfego maior nas semanas antes das mudanças de estação ou do final do ano. Esse é um bom período para apostar em campanhas, pois um público maior será alcançado.
Saber que o grande fluxo de carros em uma cidade vem da região norte à sul, por exemplo, permite que a prefeitura invista em obras para melhorar o trajeto e comportar esses veículos, bem como investir em sinalização de trânsito indicando o caminho.
No marketing é a mesma regra. Se o seu público vem majoritariamente das redes sociais, isso diz que as campanhas feitas lá têm tido mais sucesso do que as veiculadas em outros lugares. Logo, é necessário dar mais atenção e foco a elas.
Existem diferentes tipos de tráfego e alguns dos mais comuns são:
Além disso, oferecer um conteúdo relevante e constantemente atualizado também faz parte das responsabilidades da empresa para com os usuários. Tudo isso ajuda a diminuir a taxa de rejeição do site.
Esse KPI nada mais é do que o número de visitantes que deixa o site sem nem ter saído da primeira página. Uma taxa de rejeição alta pode implicar até mesmo no SEO do site, dizendo ao Google que o conteúdo não é relevante para ser mostrado nas pesquisas.
Para calculá-la basta dividir o número de visitantes que realizaram essa ação, como preencher um formulário de newsletter ou solicitar o envio de um ebook gratuito para o seu e-mail, pelo número total de visitas no seu site em um período.
Uma taxa de conversão baixa sugere que as medidas tomadas não estão sendo efetivas para transformar os usuários em novos clientes em potencial.
Assim como na taxa de conversão, números muito baixos nesse KPI pedem uma revisão do que está sendo feito, pois os resultados não são os desejados.
Acompanhar as KPIs pode ser trabalhoso, mas com certeza vale a pena. Segundo o pai da administração e gestão modernas, Peter Drucker, não se pode gerenciar o que não é medido.
Entender com clareza os números da sua empresa te permite tomar decisões seguras e corretas para levar o seu negócio ao sucesso.
Hoje, utilizando os KPIs, é simples identificar se as ações feitas para uma fábrica de molduras de isopor para fachada são efetivas e se os gastos com elas valem a pena.
Saber acompanhar a sua empresa na rede te permite tomar decisões focadas em atingir o seu objetivo sem se desviar com campanhas longas e caras que não trazem nenhum retorno substancial.
Para isso é necessário avaliar os números corretos e as análises feitas a partir deles.
O que são KPIs?
KPI vem do inglês key performance indicator, que significa “indicadores-chave de performance”. Os KPIs são dados rastreáveis e mensuráveis que permitem analisar o desempenho do seu negócio.As definições de KPI e métrica são parecidas e a confusão é compreensível, mas apesar de serem informações similares, há uma diferença estratégica no uso de cada uma delas.
Enquanto as métricas são o levantamento dos números no seu estado bruto (como o número de curtidas em um post ou a quantidade de produtos vendidos em um período), os KPIs são dados obtidos através da análise de outras informações.
Algumas métricas podem se tornar KPIs dependendo da sua relevância para a estratégia de marketing, mas, de modo geral, os KPIs são o resultado da observação de várias métricas.
A receita e a despesa de uma empresa de instalações de telecomunicações, por exemplo, são métricas, mas o lucro e o fluxo de caixa são KPIs.
Saber definir quais KPIs são importantes também é parte de uma boa estratégia de marketing. De nada adianta descobrir qual é o ticket médio da sua empresa se você está rodando uma campanha cujo objetivo é atrair mais visitantes para o seu site.
Por que monitorar seu desempenho?
Segundo uma pesquisa realizada pela Rock Content, as empresas que monitoram seus KPIs e revisam suas estratégias têm cerca de 50% mais sucesso do que as concorrentes que não fazem essa avaliação periódica.Isso acontece porque sem dados e referências sólidas de comparação, não é possível fazer um diagnóstico do que funciona e do que deve ser alterado ou descartado.
Se uma empresa de administração de condomínios quer que mais seguidores cliquem no link na bio do Instagram para agendar uma visita ao imóvel decorado, é preciso saber qual é a porcentagem atual de acessos considerando o total de seguidores.
Assim, ao longo da campanha, a agência de marketing pode avaliar se as medidas adotadas na estratégia digital estão surtindo efeito ou não, quais tiveram mais sucesso e quais devem ser interrompidas.
É comum que uma campanha de curso nr10 valor tenha mais de dez anúncios rodando ao mesmo tempo em tráfego pago. Os anúncios que obtiverem mais resultados receberão um novo investimento maior, enquanto os que performarem pior não serão mais veiculados.
Além de garantir que os esforços sejam direcionados, como pode ser observado, os KPIs são importantíssimos para que uma estratégia poderosa seja traçada e o ROI da campanha seja o esperado.
Entenda o que é ROI
ROI é uma sigla que vem do termo em inglês return over investiment. Em português, significa “retorno sobre investimento” e é uma das métricas mais importantes de todo o marketing.O cálculo feito para descobrir o ROI é a diferença entre a receita que uma ação gerou e o investimento que foi feito para que ela se realizasse, dividida pelo valor do investimento. Complicou? Vamos a um exemplo.
Suponha que uma empresa de segurança patrimonial tenha feito um investimento de R$50.000,00 em uma campanha que gerou uma receita de R$250.000,00.
Aplicando a fórmula, temos: 250.000,00 (receita) – 50.000,00 (investimento) / 50.000,00 (investimento) = 4 (ROI). Logo, podemos dizer que o retorno dessa campanha foi de quatro vezes o valor investido, ou então, que o ROI foi de 400%.
Ter esse dado claro é importante para avaliar o sucesso de um investimento, sem adivinhações, correndo o risco de se impressionar por números altos.
Com o marketing digital e a possibilidade de mensurar tudo através das métricas e KPIs tão claro como se estivessem escritos em letras caixa alta, ficou muito mais fácil medir o resultado de uma campanha. O resultado disso é uma estratégia assertiva e econômica.
Uma campanha que gerou 5 milhões de reais com um investimento de 200 mil foi mais bem sucedida do que uma campanha com receita de 20 milhões que recebeu um investimento de 8 milhões. O ROI da primeira foi de 24 vezes, enquanto o da segunda foi de apenas 1,5.
É o ROI que permite avaliar o saldo de uma campanha. No marketing tradicional, antes do advento da internet como é hoje, era difícil calcular os resultados de uma campanha, pois rastrear esses números demandaria muitos esforços e ainda mais gastos.
5 KPIs essenciais para monitorar o seu desempenho
Existem diversos índices que podem ser monitorados. Decidir quais serão relevantes é um trabalho a ser levado a sério, pois uma leitura errada desses dados pode impactar em toda a estratégia de marketing de uma agência de promotor de merchandising.Entender o objetivo a se cumprir quando se faz o levantamento dos KPIs ajuda a escolher os dados certos para se avaliar. Ainda assim, há cinco KPIs que com certeza farão parte da sua análise, independentemente do segmento da sua empresa. Entenda quais são eles.
1 – Tráfego do site
Tráfego, em marketing, é o movimento dos usuários pela rede. O tráfego do site é o KPI que analisa o número de visitantes no seu site ou página.Pode ser entendido de forma similar ao tráfego de carros na rua. Em determinados dias e horários há mais movimento, enquanto em outros, essa taxa cai. Mantê-la estável em um número elevado é um objetivo do marketing digital.
Através desse KPI podemos entender melhor o perfil do público e analisar, por exemplo, o que trouxe mais visitas ao site, se foram motivos internos ou externos.
Por exemplo, uma fábrica de araras para loja de roupas tende a ter um tráfego maior nas semanas antes das mudanças de estação ou do final do ano. Esse é um bom período para apostar em campanhas, pois um público maior será alcançado.
2 – Canais de tráfego
Os canais de tráfego indicam de onde vem a maior parte do seu público. Essa informação é extremamente valiosa na hora de decidir onde apostar mais fichas.Saber que o grande fluxo de carros em uma cidade vem da região norte à sul, por exemplo, permite que a prefeitura invista em obras para melhorar o trajeto e comportar esses veículos, bem como investir em sinalização de trânsito indicando o caminho.
No marketing é a mesma regra. Se o seu público vem majoritariamente das redes sociais, isso diz que as campanhas feitas lá têm tido mais sucesso do que as veiculadas em outros lugares. Logo, é necessário dar mais atenção e foco a elas.
Existem diferentes tipos de tráfego e alguns dos mais comuns são:
- Tráfego orgânico;
- Tráfego direto;
- Tráfego de referência;
- Tráfego de pesquisa pago;
- Tráfego de mídia social.
3 – Taxa de rejeição
Garantir uma boa experiência ao usuário é tarefa básica e vital de qualquer empresa. Isso significa investir em uma boa equipe de design e desenvolvimento para se assegurar que o site seja claro, intuitivo, responsivo e, principalmente, otimizado para mobile.Além disso, oferecer um conteúdo relevante e constantemente atualizado também faz parte das responsabilidades da empresa para com os usuários. Tudo isso ajuda a diminuir a taxa de rejeição do site.
Esse KPI nada mais é do que o número de visitantes que deixa o site sem nem ter saído da primeira página. Uma taxa de rejeição alta pode implicar até mesmo no SEO do site, dizendo ao Google que o conteúdo não é relevante para ser mostrado nas pesquisas.
4 – Taxa de conversão
Mais uma fórmula é usada para calcular essa KPI. A taxa de conversão se refere à quantidade de usuários que realizaram uma ação específica no seu site e se tornaram leads.Para calculá-la basta dividir o número de visitantes que realizaram essa ação, como preencher um formulário de newsletter ou solicitar o envio de um ebook gratuito para o seu e-mail, pelo número total de visitas no seu site em um período.
Uma taxa de conversão baixa sugere que as medidas tomadas não estão sendo efetivas para transformar os usuários em novos clientes em potencial.
5 – Taxa de cliques
Comumente chamada de CTR (click through rate), essa taxa traz informações valiosas para os gestores de marketing da sua empresa. É ela que diz quantas pessoas veem um anúncio, resultado de pesquisa ou outro link para a sua página e, de fato, clicam nele.Assim como na taxa de conversão, números muito baixos nesse KPI pedem uma revisão do que está sendo feito, pois os resultados não são os desejados.
Acompanhar as KPIs pode ser trabalhoso, mas com certeza vale a pena. Segundo o pai da administração e gestão modernas, Peter Drucker, não se pode gerenciar o que não é medido.
Entender com clareza os números da sua empresa te permite tomar decisões seguras e corretas para levar o seu negócio ao sucesso.