O marketing digital é uma realidade que muitas empresas estão tendo que compreender e se adaptar para que continuem relevantes no mercado. Entretanto, muitas pessoas ainda não entendem exatamente como esse novo formato funciona e como utilizá-lo corretamente.
Por exemplo, uma empresa de usinagem até pouco tempo atrás podia simplesmente criar anúncios tradicionais e esperar os clientes contratarem os serviços. Entretanto, a internet acabou mudando esse tipo de formato engessado.
O avanço da internet certamente mudou a forma de enxergarmos as coisas no mundo. Antes, o acesso à informação era algo extremamente limitado e dependente de veículos de informação tradicionais, como jornais e revistas.
Entretanto, hoje em dia a maioria das informações pode ser acessada com um simples clique, de qualquer lugar do mundo em que haja um dispositivo tecnológico, tal qual um smartphone, e conexão com a internet.
Com a expansão da tecnologia e a facilidade de acesso para a maioria das pessoas, o mercado começou a olhar para este novo método de comunicação e começou a perceber que havia ali uma série de oportunidades a serem exploradas.
Neste ponto, o mundo empresarial mudou completamente. As empresas começaram a atuar de forma cada vez mais forte na internet, apresentando novas formas de interação e de engajamento.
O marketing seguiu a mesma linha, adaptando e inovando as estratégias utilizadas para conseguir compreender esse novo mercado que se formava, bem como as ações que eram necessárias para ampliar o engajamento nele.
Vender, por exemplo, um forno rotativo industrial nos dias de hoje requer inteligência e criatividade para explorar os meios digitais e alavancar as vendas.
A maioria das pessoas no mundo todo está constantemente conectada à internet, afinal é um campo vasto e com diversas oportunidades de negócio a cada momento. Porém, algumas estratégias mais tradicionais já não funcionam neste novo modelo.
Isso porque o acesso rápido e irrestrito à informação acabou por tornar o cliente digital uma pessoa mais exigente, que prefere trabalhar com um contato personalizado, do que receber anúncios padronizados e impessoais.
Para conseguir lidar com todas essas mudanças de comportamento e alterações na forma de trabalhar, foram criadas as técnicas de marketing digital.
Mas o que é esse novo marketing?
O conceito do marketing digital é na verdade bem parecido com sua contraparte tradicional. Trata-se de identificar e explorar desejos de clientes, apresentando como solução um produto ou serviço de sua empresa. Uma empresa de graxa de silicone, por exemplo, pode usar a internet para alcançar um público muito maior, limitando-se somente a capacidade de transporte dos produtos para clientes interessados. Entretanto, é preciso algumas adaptações para utilizar esse tipo de ferramenta no campo digital. Para compreender melhor esse novo modelo de negócio, é preciso identificar quais são as técnicas mais utilizadas para conseguir um melhor engajamento. Por isso, listamos 6 dicas para quem está começando no ramo do marketing digital. Confira:1. Usando o SEO
Talvez uma das mais importantes características do marketing digital é a possibilidade de o próprio consumidor encontrar seus serviços. Isso é possível por meio de uma série de ações que otimizam seu conteúdo na internet para alcançar resultados melhores. O SEO, sigla para Search Engine Optimization (Otimização de Motores de Busca), consiste em uma série de ações tomadas em suas publicações para conseguir alcançar melhores resultados quando um cliente procura por uma palavra-chave específica. Vender um software para loja, por exemplo, é um trabalho que requer atenção. Isso porque existem muitos concorrentes, então o ideal é conseguir o máximo possível de engajamento orgânico em redes de busca, para se tornar referência. Este é o principal meio que as pessoas usam para encontrar qualquer coisa na internet, e normalmente os primeiros links apresentados por esses motores de busca acabam sendo relevantes o suficiente para que a pessoa encontre o que precisa. Então, tomar os primeiros lugares se torna crucial para uma melhor conversão de negócios.2. Ampliando seus resultados com o SEO
Dentre os elementos avaliados no SEO, podemos destacar vários, porém alguns acabam sendo mais conhecidos e, inclusive, importantes. São eles:- Links externos e internos;
- Design responsivo;
- Velocidade de carregamento;
- Qualidade de conteúdo.