Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

6 dicas de marketing para melhorar seus resultados no Facebook

Eduardo Larbac - 28 de outubro de 2020

6 dicas de marketing para melhorar seus resultados no Facebook 6 dicas de marketing para melhorar seus resultados no Facebook

O Facebook é a rede social mais popular de todo o mundo. De acordo com dados da própria empresa, a plataforma tem mais de 2,2 bilhões de usuários mensais, sem contar os demais programas da marca, como o WhatsApp e o Instagram.

Diante desse cenário, as empresas passaram a usar o Facebook como um dos principais canais de comunicação e marketing, devido ao seu amplo alcance de público, facilidade de compartilhamento de conteúdos e a possibilidade de divulgar algo gratuitamente.

Hoje em dia, o Facebook já faz parte de 92% das empresas brasileiras e cerca de 70% dos usuários estão conectados a pelo menos uma página de negócios. Ao todo, são mais de 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários por semana.

Com a alta visibilidade, a rede social é usada por vários empreendimentos, incluindo uma agência de empregos temporários para a divulgação de vagas.

No entanto, para quem deseja trabalhar com marketing no Facebook, é necessário ficar atento à grande concorrência na rede, visto que a maior parte das empresas já usa a plataforma para suas estratégias de promoção da marca.

Por isso, o artigo de hoje vai trazer 6 dicas de marketing para melhorar seus resultados do Facebook e conquistar autoridade no mercado. Acompanhe o artigo!

1 – Produza conteúdos focados para grupos

O consumidor digital contemporâneo exige conteúdos personalizados. Ou seja, ele quer saber sobre aquilo que realmente lhe interessa, até por conta da própria dinâmica das redes sociais, que permitem a escolha de materiais pelo próprio usuário.

Sendo assim, uma fábrica de carrinho de golfe, por exemplo, deve oferecer conteúdos que realmente agradem o seu público-alvo, dialogando diretamente com a sua audiência, a fim de obter maior número de seguidores e engajamento.

Por essa razão, a primeira dica de marketing no Facebook é focar em conteúdos direcionados, compartilhando-os não somente em sua própria página, mas também em grupos que representam o perfil do seu cliente ideal.

O ideal é realizar uma pesquisa de mercado antes de começar a produção propriamente dita. Sendo assim, vale a pena levantar algumas informações sobre seu público, como:

  • Faixa etária;
  • Localidade;
  • Preferências de compra;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Nível de escolaridade;
  • Condições socioeconômicas;
  • Entre outros.

Quanto mais dados a empresa tiver a respeito da audiência, melhor será o conteúdo. Por isso, se a sua intenção é oferecer um serviço de tradução juramentada saiba muito bem quem é o seu público, quais conteúdos são interessantes e em quais grupos eles estão.

2 – Interaja com o seu público

O Facebook não é apenas uma rede social de compartilhamento de conteúdo, mas também funciona como uma plataforma de comunicação. Inclusive, muitas pessoas entram em contato com as empresas ou marcas através da rede, pelo Messenger.

Em paralelo, o Facebook abriu a oportunidade para que os seus seguidores pudessem comentar, compartilhar e curtir o seu conteúdo. Ou seja, os usuários podem interagir diretamente com a empresa.

Nesse sentido, ao compartilhar um anúncio sobre café em sachê, o seu negócio pode receber comentários a respeito do produto na própria publicação e é importante que a empresa interaja com a sua audiência, para que os seguidores se sintam valorizados.

A interação com o público traz muitas vantagens, incluindo:

  • A construção de um relacionamento saudável com o leads;
  • A ampliação das oportunidades de negócio;
  • A melhora na percepção do consumidor pela marca;
  • A transformação da sua fanpage em um local agradável.

Lembre-se de manter a cordialidade ao responder seus clientes, mesmo em caso de comentários negativos.

3 – Compartilhe vídeos

Segundo uma pesquisa da HubSpot, 54% dos consumidores afirmam que preferem ver conteúdos em vídeo de uma marca ou empresa que prestigiam.

Muito disso, deve-se à própria dinâmica dos materiais audiovisuais, que são muito mais fáceis de serem apreendidos, em comparação aos textos, artigos e blog posts.

Inclusive, é como que um usuário procure um tutorial no YouTube, por exemplo, para aprender como fazer um porta treco de papelão, entre outras coisas.

Portanto, o vídeo aparece como um dos materiais mais interessantes para ampliar os resultados de marketing no Facebook, aumentando as chances de engajamento, a presença da marca no mercado e as possibilidades de venda.

Atualmente, o YouTube é a principal fonte de conteúdo de vídeo e o Facebook ocupa o segundo lugar. 

Diante disso, a sua empresa pode optar por duas maneiras de compartilhar um vídeo na fanpage: primeiro, com link do YouTube; segundo, com upload direto no Facebook.

4 – Aprenda sobre as principais ferramentas da plataforma

Com o passar dos anos, o Facebook passou por uma série de atualizações, aprimorando o seu algoritmo e oferecendo recursos exclusivos para o ramo dos negócios, com o chamado Facebook Business.

Para aprimorar os resultados de marketing com a rede social, recomenda-se conhecer as principais funcionalidades da plataforma, para que a sua empresa possa orientar da melhor forma as estratégias e aproveitar ao máximo todas as ferramentas.

Um recurso muito interessante do Facebook é o gerenciador de anúncios, que permite não só planejar uma publicidade paga na rede social, mas também disponibiliza dados a respeito do público-alvo.

Dessa forma, as informações podem ser incorporadas até mesmo para outros programas, como um software de gestão comercial para melhorar o desempenho de campanhas em outras mídias.

Além disso, o Facebook é integrado com outras redes da marca, como o WhatsApp e o Instagram. 

Sendo assim, vale a pena verificar como otimizar as campanhas para cada um dos ambientes, mas de forma padronizada, para que o usuário identifique a sua marca em várias redes ao mesmo tempo.

5 – Trabalhe com o Facebook Ads

A produção de conteúdo é uma das técnicas mais relevantes para o marketing digital, mas não é a única. Afinal de contas, ainda nos deparamos com anúncios, propagandas, entre outros materiais que se assemelham à publicidade tradicional (ou Outbound Marketing).

Esse tipo de conteúdo, mais propagandístico, também tem o seu valor no Facebook. Não é à toa que existe o chamado Facebook Ads, a plataforma de anúncios da própria rede social, que permite a criação de materiais para divulgação, através de um patrocínio.

Porém, o grande diferencial desse instrumento é o seu alto poder de segmentação. Ou seja, quando vemos um anúncio de coffee break para eventos em nossa timeline, geralmente é porque temos interesse no serviço.

Ao contrário do que ocorre nos comerciais de televisão ou outdoors, por exemplo, que nos deparamos com uma grande diversidade de conteúdos, nem sempre interessantes.

A personalização dos anúncios do Facebook ocorre devido à própria programação do Ads, que permite orientar os materiais de acordo com o perfil do público-alvo, levando em consideração uma série de aspectos, como localidade, preferências, comportamentos, etc.

Por essa razão, o trabalho de Outbound Marketing no Facebook costuma ser bastante eficiente, contribuindo para aumentar a geração de leads (potenciais clientes), bem como as chances de vendas.

6 – Seja consistente

O trabalho de marketing no Facebook demanda consistência. Ou seja, não basta criar uma fanpage na rede social e esperar que o seu negócio seja conhecido no mercado; ao contrário disso, é preciso trabalhar periodicamente para alcançar seus objetivos.

Vale a pena ressaltar que as redes sociais são muito dinâmicas, rápidas e efêmeras. Portanto, uma publicação sobre movimentação de cargas, por exemplo, pode sumir na timeline dos seguidores, se a empresa não continuar produzindo conteúdo sobre o assunto.

Mas isso não quer dizer postar o tempo todo, de modo frenético. Isso também afasta os usuários e pode prejudicar a imagem do seu negócio.

Sendo assim, é necessário ter consistência e um cronograma de publicações para alimentar a sua fanpage de modo estratégico, para que o seu empreendimento seja sempre lembrado com carinho pelos seguidores.

Além disso, vale a pena destacar datas importantes e ocasiões especiais que podem aumentar suas vendas, como Dia das Mães, dos Pais, Natal, Ano Novo, entre outros. Nessas épocas, faça publicações especiais para encantar e conquistar novos públicos.

Conclusão

O Facebook é a maior rede social do mundo, sendo conhecida em quase todos os países e com uma enorme força dentro das estratégias de marketing digital.

Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não tenha um perfil na plataforma ou uma empresa que não tenha uma fanpage dedicada à divulgação do seu negócio, produtos e serviços. 

Não é à toa que o próprio Facebook investiu maciçamente em marketing nos últimos anos.

No entanto, diante de tanta popularidade, é preciso lidar com uma concorrência assídua, em conjunto com um mercado cada vez mais exigente. Por esse motivo, o artigo de hoje buscou trazer algumas dicas para melhorar os resultados de marketing no Facebook. Dessa forma, a sua empresa poderá conquistar cada vez mais o público-alvo e ter um significativo aumento nas vendas, no reconhecimento e na participação do mercado.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como e por que construir sua lista de e-mails?
Próximo Artigo Google Analytics: a importância das informações sobre seu site

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac