O Facebook é a rede social mais popular de todo o mundo. De acordo com dados da própria empresa, a plataforma tem mais de 2,2 bilhões de usuários mensais, sem contar os demais programas da marca, como o WhatsApp e o Instagram.
Diante desse cenário, as empresas passaram a usar o Facebook como um dos principais canais de comunicação e marketing, devido ao seu amplo alcance de público, facilidade de compartilhamento de conteúdos e a possibilidade de divulgar algo gratuitamente.
Hoje em dia, o Facebook já faz parte de 92% das empresas brasileiras e cerca de 70% dos usuários estão conectados a pelo menos uma página de negócios. Ao todo, são mais de 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários por semana.
Com a alta visibilidade, a rede social é usada por vários empreendimentos, incluindo uma agência de empregos temporários para a divulgação de vagas.
No entanto, para quem deseja trabalhar com marketing no Facebook, é necessário ficar atento à grande concorrência na rede, visto que a maior parte das empresas já usa a plataforma para suas estratégias de promoção da marca.
Por isso, o artigo de hoje vai trazer 6 dicas de marketing para melhorar seus resultados do Facebook e conquistar autoridade no mercado. Acompanhe o artigo!
1 – Produza conteúdos focados para grupos
O consumidor digital contemporâneo exige conteúdos personalizados. Ou seja, ele quer saber sobre aquilo que realmente lhe interessa, até por conta da própria dinâmica das redes sociais, que permitem a escolha de materiais pelo próprio usuário. Sendo assim, uma fábrica de carrinho de golfe, por exemplo, deve oferecer conteúdos que realmente agradem o seu público-alvo, dialogando diretamente com a sua audiência, a fim de obter maior número de seguidores e engajamento. Por essa razão, a primeira dica de marketing no Facebook é focar em conteúdos direcionados, compartilhando-os não somente em sua própria página, mas também em grupos que representam o perfil do seu cliente ideal. O ideal é realizar uma pesquisa de mercado antes de começar a produção propriamente dita. Sendo assim, vale a pena levantar algumas informações sobre seu público, como:- Faixa etária;
- Localidade;
- Preferências de compra;
- Gênero;
- Estado civil;
- Nível de escolaridade;
- Condições socioeconômicas;
- Entre outros.
2 – Interaja com o seu público
O Facebook não é apenas uma rede social de compartilhamento de conteúdo, mas também funciona como uma plataforma de comunicação. Inclusive, muitas pessoas entram em contato com as empresas ou marcas através da rede, pelo Messenger. Em paralelo, o Facebook abriu a oportunidade para que os seus seguidores pudessem comentar, compartilhar e curtir o seu conteúdo. Ou seja, os usuários podem interagir diretamente com a empresa. Nesse sentido, ao compartilhar um anúncio sobre café em sachê, o seu negócio pode receber comentários a respeito do produto na própria publicação e é importante que a empresa interaja com a sua audiência, para que os seguidores se sintam valorizados. A interação com o público traz muitas vantagens, incluindo:- A construção de um relacionamento saudável com o leads;
- A ampliação das oportunidades de negócio;
- A melhora na percepção do consumidor pela marca;
- A transformação da sua fanpage em um local agradável.