Com tantas distrações disponíveis na Web, como conseguir que as pessoas leiam seus textos? É necessário mais do que um ótimo conteúdo ou um produto que se venda sozinho. A parte essencial de um texto é a sua Headline.
Mas o que é uma Headline? O conceito se aplica a blogs, capítulos de livros, postagens em redes sociais etc: é o Título, a chamada ou a manchete. Ela é conhecida de várias formas.
Antes de publicar um conteúdo você deve sempre se fazer a pergunta: “se fosse eu que estivesse lendo essa Headline, teria interesse em continuar lendo o conteúdo?”. Tendo dúvidas sobre sua Headline, não publique até que tenha um título que marque seu leitor. Foque nisso e você vai conseguir mais leitores, mais renome e mais admiração.
Como Escrever Headlines Marcantes
Quase sempre o título é a parte mais esquecida por quem cria um conteúdo. As pessoas costumam fugir dele sem dar muita importância. Pra eles é só um enfeite à toa da árvore de natal. Não, meu caro, não é: a Headline é a árvore de natal.
Gaste bastante tempo para criar uma Headline que agrade. Volte e mude quantas vezes forem necessárias. Se você precisa de uma ajuda pra bolar Headlines marcantes, aqui vão alguns truques fáceis de serem implementados:
1. Números
Tem um motivo para que vários títulos de sucesso tenham números; eles funcionam! Faça um teste: vá em qualquer supermercado e dê uma olhada nas revistas na fila do caixa e repare na Headline da matéria principal. Não importa se é uma revista de dietas ou de fofocas; várias delas tem números para iniciar os títulos.
Não tem exatamente uma regra sobre qual número funciona melhor. Teste os números, vejam quais dão mais resultados para você. Eu particularmente gosto de números entre 3 e 10.
2. Use Adjetivos Atrativos
Aqui vão alguns exemplos:
• Fácil • Dinâmico • Divertido • Grátis • Incrível • Essencial • Perfeito • Estranho3. Urgência
A estratégia é despertar o sentimento do: É agora ou nunca!
É um gatilho muito poderoso porque uma das piores sensações para o ser humano é a impossibilidade de escolher. Depois que o prazo acabar, a única escolha da pessoa será ficar sem aquele produto ou serviço.
4. Diga ao seu Leitor o Que Fazer
Escreva a Headline com um comando nela. Vá direto ao ponto, dê um benefício e então diga ao leitor o que fazer de uma maneira plausível. Essas Headlines não são interativas e se provam eficazes. Comandos fazem a pessoa se perguntar “por quê?”. Com isso você pode conduzi-los a fazer algo para ganharem um benefício. Alguns exemplos:
• Pare de gastar dinheiro com web design: Crie seu site em minutos • Pare de escrever conteúdo sem resultados e se torne um blogueiro profissional em 30 dias • Inscreva-se no nosso programa e ganhe o benefício de graça5. Faça uma Promessa Ousada
Prometa ao seu leitor algo raro, único. Que você vai ensiná-lo a fazer algo completamente novo, que vai convencê-lo a fazer algo que ele nunca fez antes ou até mesmo que vai contar um segredo milenar.
Seu intuito com isso é desafiar seu leitor a ler o seu artigo.
Mas sem prometer o impossível, seja audacioso. Seja envolvente, seja tentador. E então cumpra o que você prometeu.
6. Tente essa Fórmula
Aqui vai uma fórmula simples para escrever sua Headline: Número ou Gatilho + Adjetivo + Palavra-Chave + Promessa
Exemplo: “achar uma agulha num palheiro”. Você pode escrever um artigo chamado “Como Achar uma Agulha num Palheiro” ou então “Por que Eu Adoro Procurar Agulhas em Palheiros”. Ou então tentar “13 Maneiras Para Achar uma Agulha num Palheiro de um Modo Divertido”.
Outro exemplo (mais sério): faça uma promessa ousada como “Vendendo seu carro em um dia”. Aplicando a fórmula e você tem: “Como Você Pode, Sem Esforço, Vender seu Carro Em Menos de 24 Horas”.
As pessoas não querem ler um texto sem graça: elas querem ler algo empolgante. Faça valer o tempo delas. Pense muito em qual Headline vai chamar atenção das pessoas ao máximo e tenha certeza de que ela mostra seu conteúdo de uma maneira honesta, porém chamativa. Elas não se arrependerão, muito menos você.
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Leia também: Como criar as melhores headlines para currículos?
2 Comentário
Muito bom!
Obrigado amigo! Forte abraço!