Muitas empresas estão sentindo os efeitos da pandemia do COVID-19. Por conta disso, as vendas online acabaram ganhando muito mais visibilidade, reflexo do isolamento social praticado pela maioria da população.
Esse tipo de ação, embora tenha afetado muito o mercado e tenha gerado um impacto negativo no início, acabou abrindo novas oportunidades para empreendedores que estão dispostos a compreender o mundo digital.
Quanto mais a tecnologia avança, maiores são os impactos diretos causados pelas empresas para um maior engajamento, possibilitando uma série de ações diretas para melhorar as vendas online.
O tempo de receio para o mercado digital acabou em grande parte por conta das obrigações impostas para a proteção das pessoas durante o período de atividade do coronavírus.
Muitas pessoas, mesmo aquelas que ainda tinham resistência ao assunto, acabaram sendo obrigadas a começar a consumir produtos online. Até mesmo prestadores de serviço, como o de instalação de cameras de segurança São Paulo, tiveram de migrar.
Isso acabou mostrando que o mercado digital acaba sendo uma boa possibilidade para sobreviver a um tempo de crise.
Existem alguns elementos que são importantes para conseguir alavancar sua empresa, entretanto. Sobretudo no campo digital, onde a maioria das ações tem impacto direto nos resultados.
As opções de utilização da internet como ferramentas de vendas são inúmeras, e você não precisa ser um perito em web design ou programação para montar uma boa loja virtual.
Hoje em dia, existem diversas plataformas bem amigáveis ao usuário para você utilizar. Assim, uma empresa de pintura, por exemplo, ou qualquer outra, consegue se estabelecer sem dificuldades na internet.
Com o impacto da pandemia no mercado, muitas pessoas acabaram se vendo sem emprego, e precisaram repensar as formas de se sustentar. As lojas virtuais, por seu baixo custo de desenvolvimento e chances de retorno, acabaram se tornando uma boa solução.
Por isso, uma grande quantidade de novas empresas acabou surgindo, oferecendo diversas opções para você poder explorar melhor variados nichos de atuação, com qualidade e praticidade para gerar uma nova renda.
Entretanto, existem alguns elementos que podem acabar ajudando ainda mais a alavancar suas vendas. Na internet, a possibilidade de apresentar sua empresa de, por exemplo, engenharia de prevenção de incêndio é muito maior.
Tratam-se de ações importantes para qualquer nicho de mercado, podendo auxiliar muito as empresas que estão tentando se destacar nesse novo formato de vendas.
1 – Comunicação omnichannel
A internet tem uma variedade de opções de comunicação. O público se divide entre os vários canais disponíveis, com opções diversas de contato. Para conseguir atingir o maior número possível de clientes, é fundamental que você ofereça o máximo possível de opções. Junto a essa variedade de canais, o perfil do próprio cliente mudou. Antes, um consumidor era afetado diretamente por um anúncio ou propaganda direta, que simplesmente apresentava um produto. Entretanto, com o avanço da tecnologia, sobretudo com relação à internet móvel, o cliente acabou se tornando mais exigente. Hoje, um consumidor pesquisa todas as informações que deseja antes de efetivamente fazer uma compra. Isso significa que ele visitará seu site, entrará nas redes sociais e buscará uma experiência de qualidade, tirando suas dúvidas nos canais que julgar mais adequado para conseguir tomar uma decisão consciente de compra. Pensando nisso, se o cliente tiver dúvidas, é importante que ele receba o mesmo tipo de tratativa, independentemente de onde esteja buscando a informação. Para conseguir melhorar a experiência do usuário, algumas empresas compreenderam a necessidade de criar um ambiente completamente unificado, onde todos os meios de comunicação falam a mesma língua. Dessa forma, um consumidor pode usar qualquer meio de interação, incluindo mudar o canal entre atendimentos, e conseguindo sempre a mesma qualidade e profissionalismo que aumentam a experiência de compra. Esse tipo de formato de atendimento é a comunicação omnichannel. Pensando nesse modelo, é fundamental que exista um forte controle sobre toda a operação, desde a produção até os estoques e atendimentos. Dessa forma, sempre que o cliente precisar de qualquer informação, ele a receberá corretamente em todos os canais, que se interligam para compartilhar corretamente todas as respostas.2 – Responsividade
Hoje em dia, grande parte do público acessa a internet de dispositivos móveis. Tamanho é o impacto que estes aparelhos fizeram, algumas pessoas nem mesmo possuem mais computadores ou notebooks. As compras por dispositivos móveis também são um mercado em constante crescimento, encontrando muitas possibilidades de engajamento para qualquer empresa. Entretanto, existem alguns detalhes que fazem a diferença para esse tipo de comércio. Hoje, um cliente buscando, por exemplo, rede de proteção apartamento pode usar diversas fontes para iniciar a pesquisa. Por conta do tamanho dos aparelhos, que costumam ser muito menores do que um monitor de computador, às vezes o site da loja virtual fica muito grande, o que atrapalha a visualização. Isso faz com que muitas pessoas acabem desistindo da compra. O layout responsivo é a resposta para esse tipo de situação. Trata-se de um modelo de design que tem um alto poder de adaptabilidade, reduzindo o conteúdo e tornando-o muito mais atrativo para consumidores mobile. Com este recurso, é muito mais fácil navegar pela loja e procurar os itens que o cliente deseja, sem ter nenhum tipo de problema, além de acelerar a velocidade de carregamento.3 – Abandono de carrinho
Um dos maiores problemas do mercado atual é o abandono de carrinho. Trata-se de quando o cliente passa por todas as etapas de compra em seu site, mas no momento de fechar o negócio acaba desistindo. Existem diversos motivos para esse tipo de recurso, mas um dos mais comuns é a burocracia para fechar o negócio. Por isso, você deve buscar simplificar o processo o máximo que conseguir. Garantir que o cliente fechará, por exemplo, a locação de empilhadeira, ou qualquer outro serviço, acaba sendo uma importante etapa do processo de vendas. Evite cadastros muito extensos, um processo muito complexo ou algumas outras informações, como:- Ambiente virtual incompativel com celulares;
- Custos extras só no último momento;
- Informações confusas;
- Dificuldade para apresentar dados financeiros.