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7 Dicas para aumentar suas vendas online durante a pandemia

Eduardo Larbac - 28 de abril de 2021

7 Dicas para aumentar suas vendas online durante a pandemia 7 Dicas para aumentar suas vendas online durante a pandemia
Muitas empresas estão sentindo os efeitos da pandemia do COVID-19. Por conta disso, as vendas online acabaram ganhando muito mais visibilidade, reflexo do isolamento social praticado pela maioria da população.

Esse tipo de ação, embora tenha afetado muito o mercado e tenha gerado um impacto negativo no início, acabou abrindo novas oportunidades para empreendedores que estão dispostos a compreender o mundo digital.

Quanto mais a tecnologia avança, maiores são os impactos diretos causados pelas empresas para um maior engajamento, possibilitando uma série de ações diretas para melhorar as vendas online.

O tempo de receio para o mercado digital acabou em grande parte por conta das obrigações impostas para a proteção das pessoas durante o período de atividade do coronavírus.

Muitas pessoas, mesmo aquelas que ainda tinham resistência ao assunto, acabaram sendo obrigadas a começar a consumir produtos online. Até mesmo prestadores de serviço, como o de instalação de cameras de segurança São Paulo, tiveram de migrar.

Isso acabou mostrando que o mercado digital acaba sendo uma boa possibilidade para sobreviver a um tempo de crise.

Existem alguns elementos que são importantes para conseguir alavancar sua empresa, entretanto. Sobretudo no campo digital, onde a maioria das ações tem impacto direto nos resultados.

As opções de utilização da internet como ferramentas de vendas são inúmeras, e você não precisa ser um perito em web design ou programação para montar uma boa loja virtual.

Hoje em dia, existem diversas plataformas bem amigáveis ao usuário para você utilizar. Assim, uma empresa de pintura, por exemplo, ou qualquer outra, consegue se estabelecer sem dificuldades na internet.

Com o impacto da pandemia no mercado, muitas pessoas acabaram se vendo sem emprego, e precisaram repensar as formas de se sustentar. As lojas virtuais, por seu baixo custo de desenvolvimento e chances de retorno, acabaram se tornando uma boa solução.

Por isso, uma grande quantidade de novas empresas acabou surgindo, oferecendo diversas opções para você poder explorar melhor variados nichos de atuação, com qualidade e praticidade para gerar uma nova renda.

Entretanto, existem alguns elementos que podem acabar ajudando ainda mais a alavancar suas vendas. Na internet, a possibilidade de apresentar sua empresa de, por exemplo, engenharia de prevenção de incêndio é muito maior.

Tratam-se de ações importantes para qualquer nicho de mercado, podendo auxiliar muito as empresas que estão tentando se destacar nesse novo formato de vendas.

1 – Comunicação omnichannel

A internet tem uma variedade de opções de comunicação. O público se divide entre os vários canais disponíveis, com opções diversas de contato. Para conseguir atingir o maior número possível de clientes, é fundamental que você ofereça o máximo possível de opções.

Junto a essa variedade de canais, o perfil do próprio cliente mudou. Antes, um consumidor era afetado diretamente por um anúncio ou propaganda direta, que simplesmente apresentava um produto.

Entretanto, com o avanço da tecnologia, sobretudo com relação à internet móvel, o cliente acabou se tornando mais exigente. Hoje, um consumidor pesquisa todas as informações que deseja antes de efetivamente fazer uma compra.

Isso significa que ele visitará seu site, entrará nas redes sociais e buscará uma experiência de qualidade, tirando suas dúvidas nos canais que julgar mais adequado para conseguir tomar uma decisão consciente de compra.

Pensando nisso, se o cliente tiver dúvidas, é importante que ele receba o mesmo tipo de tratativa, independentemente de onde esteja buscando a informação.

Para conseguir melhorar a experiência do usuário, algumas empresas compreenderam a necessidade de criar um ambiente completamente unificado, onde todos os meios de comunicação falam a mesma língua.

Dessa forma, um consumidor pode usar qualquer meio de interação, incluindo mudar o canal entre atendimentos, e conseguindo sempre a mesma qualidade e profissionalismo que aumentam a experiência de compra.

Esse tipo de formato de atendimento é a comunicação omnichannel. Pensando nesse modelo, é fundamental que exista um forte controle sobre toda a operação, desde a produção até os estoques e atendimentos.

Dessa forma, sempre que o cliente precisar de qualquer informação, ele a receberá corretamente em todos os canais, que se interligam para compartilhar corretamente todas as respostas.

2 – Responsividade

Hoje em dia, grande parte do público acessa a internet de dispositivos móveis. Tamanho é o impacto que estes aparelhos fizeram, algumas pessoas nem mesmo possuem mais computadores ou notebooks.

As compras por dispositivos móveis também são um mercado em constante crescimento, encontrando muitas possibilidades de engajamento para qualquer empresa.

Entretanto, existem alguns detalhes que fazem a diferença para esse tipo de comércio. Hoje, um cliente buscando, por exemplo, rede de proteção apartamento pode usar diversas fontes para iniciar a pesquisa.

Por conta do tamanho dos aparelhos, que costumam ser muito menores do que um monitor de computador, às vezes o site da loja virtual fica muito grande, o que atrapalha a visualização. Isso faz com que muitas pessoas acabem desistindo da compra.

O layout responsivo é a resposta para esse tipo de situação. Trata-se de um modelo de design que tem um alto poder de adaptabilidade, reduzindo o conteúdo e tornando-o muito mais atrativo para consumidores mobile.

Com este recurso, é muito mais fácil navegar pela loja e procurar os itens que o cliente deseja, sem ter nenhum tipo de problema, além de acelerar a velocidade de carregamento.

3 – Abandono de carrinho

Um dos maiores problemas do mercado atual é o abandono de carrinho. Trata-se de quando o cliente passa por todas as etapas de compra em seu site, mas no momento de fechar o negócio acaba desistindo.

Existem diversos motivos para esse tipo de recurso, mas um dos mais comuns é a burocracia para fechar o negócio. Por isso, você deve buscar simplificar o processo o máximo que conseguir.

Garantir que o cliente fechará, por exemplo, a locação de empilhadeira, ou qualquer outro serviço, acaba sendo uma importante etapa do processo de vendas.

Evite cadastros muito extensos, um processo muito complexo ou algumas outras informações, como:
  • Ambiente virtual incompativel com celulares;
  • Custos extras só no último momento;
  • Informações confusas;
  • Dificuldade para apresentar dados financeiros.
Além disso, a maioria das empresas precisa passar segurança no momento do checkout. O abandono de carrinho também é muito comum quando você não consegue apresentar os protocolos que garantem tranquilidade ao usuário.

4 – Redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas para qualquer venda na internet. O usuário comum costuma passar uma boa parte de seu tempo consumindo informações nestas plataformas. Por isso, quanto mais você conseguir explorar estes recursos, melhor.

A divulgação em redes sociais pode fazer uma grande diferença para suas vendas, mas você precisa saber como interagir. Não basta simplesmente criar um cadastro e colocar suas informações na página.

Interagir e engajar com o público é uma etapa fundamental da venda, gerando o interesse que leva os usuários para seu site. Assim, um, por exemplo, serviço de limpeza e conservação empresas pode encontrar muito mais clientes.

5 – Utilize marketplaces

Os marketplaces são agregadores de comércios, similares a um shopping center, mas no campo digital. Estas empresas costumam oferecer um serviço muito mais qualificado para suas vendas.

Se você não possui nenhum conhecimento técnico para a montagem do site ou blog de seu e-commerce, tem grandes chances de conquistar um espaço muito melhor no mercado utilizando esta ferramenta.

Existem alguns marketplaces que se dividem por nichos, ampliando as chances de você entrar em contato com seu público-alvo.

6 – Marketing digital

Essa é uma ferramenta fundamental para você conseguir aumentar suas vendas. Com o marketing digital, você é capaz de criar muito mais conteúdo de qualidade, possibilitando um engajamento cada vez maior com seu público.

As estratégias são inúmeras, desde o marketing de conteúdo até campanhas de impulsionamento de publicações. Para conseguir decidir o melhor caminho a seguir, você deve pensar em formas de explorar todo seu potencial.

Por isso, é fundamental que você realize um planejamento adequado para criar suas estratégias, além de conhecer bem o seu público e identificar quais ações poderão funcionar melhor com suas competências.

O marketing digital tem um custo muito menor que sua contraparte tradicional, o que permite que sua empresa explore muito mais recursos diferenciados, para conseguir conquistar os melhores resultados possíveis.

7 – Sistema de gestão

Para conseguir lidar com todas as variáveis que a internet apresenta, você precisa contar com o apoio da tecnologia para criar ferramentas boas para explorar suas possibilidades. Por conta disso, contar com um bom sistema de gestão é fundamental.

Esse tipo de ferramenta consegue manter registros e relatórios de suas operações, bem como manter seu site ativo em casos do tráfego aumentar.

Assim, sua empresa de, por exemplo, automação de iluminação residencial consegue realizar as tarefas de maneira muito mais simples. Isso é particularmente importante em momentos de lançamentos e promoções, onde você tende a receber mais visitantes.

Além disso, os sistemas de gestão fornecem ferramentas de segurança que são essenciais para impedir que criminosos virtuais tentem utilizar seu site para roubar informações dos clientes.

Considerações finais

A pandemia do COVID-19 tem modificado a maioria das transações comerciais, criando uma grande janela de oportunidade para quem deseja levar seu negócio para o campo digital.

Por isso, é fundamental que você saiba as bases de estruturação de um tipo de negócio assim.

Por isso, quanto mais você conseguir utilizar suas ferramentas para vender online, mais bem posicionada sua empresa ficará neste momento de dificuldade, garantindo maior longevidade e segurança.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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