Cada vez mais redes sociais como o Instagram se tornam um dos pilares de estratégias de marketing. Afinal, diversos recursos proporcionam uma conexão dinâmica entre as pessoas, o que também envolve grandes oportunidades para as empresas.
Essa conexão tem em sua essência meios visuais, em que fotos e vídeos de diferentes tamanhos podem ser publicados com efeitos variados.Naturalmente, ao longo dos anos os recursos são substituídos e/ou aprimorados de forma que a experiência do usuário seja cada vez melhor.
É importante que as empresas se adaptem às tendências e desenvolvam estratégias com um direcionamento preciso. Afinal, em meio a um número notável de usuários, resultados satisfatórios podem ser obtidos por meio da atuação no Instagram.
Neste cenário, é preciso ir além da criação de um perfil empresarial, pois um gerenciamento adequado para a rede é decisivo. Toda estratégia precisa ser planejada, analisada e ajustada.
Há uma série de ferramentas que podem ser aplicadas para uma administração mais eficaz por meio do próprio smartphone, mas em primeiro lugar, é preciso que os profissionais utilizem de uma forma adequada os elementos oferecidos na própria plataforma.
Confira a seguir quais são esses recursos e para uma melhor compreensão, observe exemplos práticos com uma academia como exemplificação:
Botão de contato
Esse recurso apresenta grande praticidade e pode ter direcionamentos distintos, tanto para comunicação quanto localização. É possível entrar em contato por meio de mensagem, e-mail ou até mesmo disponibilizar a localização. Dessa forma, uma maior praticidade pode ser proporcionada para as pessoas, por exemplo, um responsável que tem interesse em aula de natação infantil pode facilmente identificar o local ou esclarecer uma dúvida no perfil da academia.Anúncios
Por intermédio desse tipo de ferramenta há possibilidade de selecionar publicações e implantar um CTA (Call to Action), que corresponde a chamada para ação e pode contribuir com os mais variados objetivos. No caso de uma postagem a respeito de uma aula de ginástica que informa sobre descontos, é possível determinar um período e um alcance. Além disso, como uma chamada para ação, é possível indicar para o contato, acesso ao site, entre outras possibilidades.Acompanhamento de métricas
A análise de métricas é um dos pontos de maior importância em qualquer estratégia de marketing digital, pois o acompanhamento do desempenho do perfil, publicações e dados sobre os seguidores é imprescindível para aprimorar as ações. Há possibilidade de identificar as pessoas que acessaram o site, o alcance de contas, visualização das postagens e acessos nos site. Outras possibilidades interessantes envolvem o gerenciamento de dados dos seguidores, tais como:- Horários de maior atividade;
- Gênero;
- Faixa etária;
- Regiões de acesso.