Todo empresário ou empreendedor sabe da importância do setor comercial para a expansão e sustentabilidade de um negócio. De fato, o que permite que uma empresa se mantenha no mercado, seja com foco em produtos ou em serviços, são as vendas.
A expansão do negócio é aquilo que permite à empresa crescer e prosperar. De um modo ou de outro, essa é a ambição de todo empreendedor, às vezes com a finalidade de se tornar uma referência nacional ou mesmo internacional em seu segmento, noutros casos, apenas para ser “o melhor da região”.
A sustentabilidade é aquilo que garante que os resultados conquistados pela empresa não se percam. Ou seja, aquilo que permite que enquanto os estrategistas focam no crescimento e no futuro, alguém seja capaz de manter o que já se conquistou.
Como dito, esses dois pilares essenciais (expansão e sustentabilidade), dependem eminentemente do departamento comercial. Embora o marketing digital tenha crescido muito nos últimos anos, a quantidade de vendedores/consultores que ainda prestam serviços presenciais é considerável.
Então, para manter-se em dia com as inovações desse setor imprescindível, e não deixar que outros profissionais obtenham conhecimentos que você ignora, siga adiante na leitura deste post!
Vendas/vendedores: demandas universais
O aspecto mais importante da atuação do setor comercial de uma empresa, tal como foi dito acima, é a sua universalidade. Ou seja, todas as marcas e empresas precisam vender algo a alguém, tanto as de manufatura quanto as de serviço e setores terciários. Você pode imaginar o nicho mais específico de mercado, como o de instalação de elevadores em prédios antigos, e lá está a necessidade de consultores para analisarem o mercado, a região, a concorrência, fazerem suas prospecções e, enfim, vender. Nesse sentido, o cargo ou profissão de vendedor é, igualmente, de uma universalidade incrível. De fato, todos nós somos vendedores em algum momento ou sentido. Tanto que vivemos a época do marketing pessoal, ou personal branding, que é justamente essa noção de que cada funcionário que se dispõe a colocar-se no mercado no fundo está criando e vendendo sua própria “marca pessoal”, seja ele vendedor ou analista financeiro. Em outros casos, é o profissional liberal quem precisa apresentar suas ideias ao mercado a fim de conseguir um sócio, um fundo de investimento ou qualquer oportunidade similar, cuja demanda pode ir desde um simples projeto de livraria, até projetos altamente tecnológicos de startups e afins. Nos dois casos, a pessoa precisa vender-se e vender sua ideia!Por que fazer cursos voltados para vendas?
Como vimos, em qualquer área do mercado de trabalho, a verdade é que todo e qualquer profissional sempre estará “vendendo” sua ideia. Portanto, esse profissional precisará se posicionar segundo algumas regras universais de vendas, as quais envolvem, mais ou menos, os seguintes pontos:- Repertório linguístico;
- Entonação da voz;
- Capacidade de empatizar;
- Equilíbrio emocional;
- Timing e feeling;
- Comunicação não-verbal;
- Vestimenta apropriada;
- Postura corporal, etc.