Todo empresário sabe a importância que o marketing atingiu nos dias atuais, especialmente após o advento da internet e da consequente disseminação dos meios de comunicação. O que alguns ainda ignoram é que o marketing pode ser algo acessível também às pequenas empresas, especialmente por meio de um consultor de marketing.
Um dos modos mais eficientes e sustentáveis de alavancar um negócio é, sem dúvida, por meio de estratégias de marketing e publicidade. Hoje em dia, tais medidas podem abranger métodos mais tradicionais, utilizados há décadas no mercado em geral, como pode incluir esforços de marketing digital, o que abre uma gama incrível de possibilidades para pequenos e médios negócios.
A divisão entre marketing online e marketing off-line veio para mudar radicalmente esse segmento. Contudo, isso não quer dizer que o consultor deve priorizar um modelo em detrimento do outro.
Pelo contrário, grande parte das marcas pode desfrutar e até precisar das duas modalidades: seja no caso de uma grande construtora de obras comerciais com abrangência nacional, por exemplo, seja no caso de uma oficina de bairro.
Assim, atualmente o consultor de marketing precisa ter não apenas o conhecimento teórico aprendido na sala de aula, como também aquele famoso feeling ou instinto que o permita identificar de modo personalizado a demanda e a dor de cada um dos seus clientes.
Se você quer compreender melhor qual é a importância dessa profissão nos dias de hoje, e quais são as competências e requisitos principais para atuar nessa área de modo eficiente e bem sucedido, siga adiante na leitura!
Teoria e prática na rotina do consultor
Todas as profissões que giram em torno de comunicação, tecnologia, compreensão de comportamento e análises de resultados e pesquisas é essencial na atualidade. Isso se torna ainda mais verdade quando falamos sobre a área de marketing e publicidade. A função do marketing é bastante simples: se uma empresa se estabelece no ramo de casa e construção, com foco no nicho de pintura externa de casas, por exemplo, é natural que ela encontre uma gama bastante ampla de concorrentes, muitas vezes localizados na mesma região em que a loja nova inaugurou. É aí que entra o papel da publicidade e do marqueteiro: em um mundo cheio de produtos e serviços semelhantes, é preciso diferenciar, ou seja, individualizar uma solução e fazer com que o cliente a identifique como algo diferente e melhor do que as demais. Os objetivos de uma empresa que contrata tais serviços costuma ser:- Ampliar a visibilidade da empresa;
- Aumentar a receita e o faturamento;
- Fortalecer a marca dentro do segmento;
- Atrair novos clientes e oxigenar a base;
- Fidelizar e engajar os clientes atuais, etc.
A necessidade de uma visão mais ampla
O papel de qualquer consultor é trazer sua ampla visão de mercado para um caso específico, ou seja, para uma empresa que está começando do zero ou que simplesmente decidiu renovar seu negócio e suas equipes de trabalho. No caso da consultoria de marketing, ela pode incluir desde abordagens mais teóricas como criação de identidade visual e verbal, ou identificação das personas da marca e do público, até abordagens mais pragmáticas, como dar amparo a um time de vendedores externos ou internos (como no caso do telemarketing). Por isso, se o consultor de marketing tiver uma visão de mercado, mais ou menos como a visão de um empreendedor, certamente ele sairá na frente em relação aos demais. Ao atender uma empresa que acabar de começar na área de automação de portão residencial, por exemplo, seria preciso saber identificar as prioridades de curto, médio e longo prazo. De imediato, talvez a empresa precisasse fazer promoções, panfletagem, parcerias com outros comércios da região, entre outras estratégias off-line. Porém, o consultor precisaria pensar na sustentabilidade do negócio, de modo que já poderia iniciar campanhas digitais de inbound marketing, por intermédio de um blog, de um vlog e até das redes sociais. Em alguns casos, o consultor de marketing pode encontrar o desafio de uma empresa que ainda não tenha uma equipe de vendedores. Em outros, pode ser que ainda não houvesse ninguém cuidado do site, do e-mail e do mailing digital, das mídias sociais e daí por diante. Em todos esses casos, a visão que o consultor precisa ter é praticamente a de um empreendedor, especialmente no sentido de fazer a gestão dos talentos que assumirão os cargos essenciais quando ele finalizar sua consultoria.Qual o papel do endomarketing na consultoria?
É fundamental lembrar que a consultoria é um serviço temporário. O consultor de marketing não se trata de um freelancer, pois seu trabalho não é pontual no sentido de uma criação pré-determinada por outro setor. Nem se trata de um colaborador registrado em conformidade com a CLT, pois o serviço é temporário e tem data prevista para começar e acabar. Ainda assim, apesar do caráter temporário da consultoria, curiosamente o profissional precisará conhecer a empresa inteira, provavelmente mais do que muitos dos funcionários que a compõem jamais conhecerão. Se uma empresa trabalha com terraplanagem de terreno, por exemplo, obviamente que ele não precisa ser engenheiro ou dominar o aspecto técnico do serviço. Contudo, também não será possível ele trazer mais clientes se ele próprio não confiar naquela solução. Por isso o consultor de marketing precisará ser capaz de conhecer todos os departamentos e verificar como anda a comunicação entre eles. Também chamada endomarketing, essa estratégia visa a melhorar a relação entre os membros de uma empresa, por menor que ela seja. Muitas vezes, sobretudo quando se trata de serviços em geral, como reforma de piso de madeira, a comunicação interna pode ser um dos grandes motivos do fracasso ou dificuldade de crescimento de uma marca. Afinal, se os funcionários não tiverem um forte alinhamento quanto a processos e prazos, certamente o cliente acabará tendo experiências negativas ao contratar aquele serviço. Por isso mesmo, muitas vezes o consultor de marketing precisará fazer essa análise interna para compreender melhor onde estão os pontos fortes e os pontos fracos.Mão na massa: a etapa dos planos de ação
Não importa se a empresa oferece produtos manufaturados ou serviços em geral, após fazer suas análises e aplicar toda sua expertise, o consultor de marketing precisa apresentar uma proposta clara, ou seja, um plano de ação para trazer resultados concretos. Aqui entra toda a força prática do bom consultor. Por meio de gráficos, cronogramas e reuniões, ele precisa se alinhar com cada um dos responsáveis que estiverem sob sua liderança, bem como apontar os novos rumos a serem tomados. Por exemplo, se a empresa lida com embelezamento de cabine de elevador, é possível que seu comercial trabalhe do seguinte modo:- Primeiro, prospecção de clientes por telefone;
- Depois, agendamentos para os vendedores externos;
- Na sequência, as visitas e conversão de clientes;
- Enfim, o trabalho do pós-venda, recepção e fidelização.