O marketing pessoal é um conjunto de ações usadas para o fortalecimento da imagem e reputação de um profissional. A promoção das habilidades profissionais e pessoais é capaz de transformar quem a utiliza em uma referência ou autoridade, principalmente por meio da influência estratégica a outras pessoas. Por isso trata-se de uma ferramenta essencial para os profissionais que se preocupam com a carreira.
Geralmente ligado à atuação de freelancers ou trabalhadores autônomos, como um promoter de festa independente, por exemplo, o marketing pessoal ajuda na busca constante por clientes.
Os profissionais precisam estabelecer marcas para a sua representação. Elas devem ser capazes de fazer com que o mercado os reconheça como autoridades em determinados assuntos, independente do segmento de atuação ou do tamanho do negócio.
O que é marketing pessoal?
O marketing pessoal é uma estratégia utilizada com o objetivo de fortalecer a reputação de um profissional, por meio da promoção pessoal, transformando quem a utiliza em uma referência, devido ao fato de influenciarem outras pessoas estrategicamente. O marketing pessoal envolve uma série de conceitos e técnicas, visando a elaboração de uma imagem diferenciada, mas que ao mesmo tempo seja influente e tenha autoridade. São exploradas as habilidades de um trabalhador, suas experiências, capacidade de networking e de promoção da sua própria atuação em outros canais online. Dentre as principais técnicas utilizadas pelo marketing pessoal estão a criação de conteúdos diversificados, a participação constante nas redes sociais e a publicação de currículos e portfólios online. O marketing pessoal bem sucedido é aquele que consegue construir uma boa teia de argumentos para a contratação de um profissional. Por esse motivo pode-se dizer que as ações são relevantes não só para profissionais autônomos e freelancers. Quem busca um emprego fixo com carteira assinada também pode se beneficiar do marketing pessoal, porque precisa investir em um bom currículo. O marketing pessoal ajuda a divulgar as habilidades para a elaboração de cartão de visita alto relevo, para exemplificar, além de auxiliar na argumentação para uma contratação.Qual é a importância do marketing pessoal?
A importância do marketing pessoal para o desenvolvimento de alguém está diretamente ligada à tendência de aumento da qualificação dos profissionais no Brasil e no mundo. De acordo com dados do último Censo do IBGE, o percentual de pessoas com formação no país subiu de 4,4 para 7,9%. Esse número ainda é pequeno na comparação com diversos países, mas já representa uma notícia bastante positiva em questão de escolaridade. Dependendo da área de atuação do profissional ou da região em que ele mora, os percentuais podem ser maiores. Um exemplo é o Distrito Federal, onde cerca de 17,6% dos profissionais tem ensino superior completo. A tendência é que as novas gerações elevem esses números, tornando o mercado de trabalho brasileiro ainda mais competitivo. Ao mesmo tempo, empresas e clientes também aumentam a qualificação e a qualidade exigidas na hora da contratação em uma fabricante de adesivo eletrostático, por exemplo. Por isso, o perfil dos profissionais é cada vez mais determinante na capacidade de encontrar um emprego e até na qualidade da atividade. Economistas apontam para o fato de que não há cargos suficientes para o número de profissionais formados no Brasil. Portanto, o marketing pessoal pode se mostrar um fator crucial para a empregabilidade e possibilidade de uma carreira bem sucedida.Para que serve o marketing pessoal?
Para entender melhor os benefícios do marketing pessoal, é válido voltar a atenção para os resultados que alguns profissionais já conseguiram. A ferramenta pode ajudar na atração de empregos melhores, clientes que pagam mais e um fluxo de trabalho mais consistente.Atrair atenção para o seu trabalho
Grande parte dos empregadores confere as redes sociais dos candidatos antes de contratá-los. Para conquistar espaço no mercado, é importante atrair atenção para a especialidade do profissional, que pode ser a locação de iluminação para festa, por exemplo, já que o marketing pessoal pode ser usado para as mais variadas áreas de atuação. Quando um potencial cliente ou contratante analisa o perfil do candidato e não consegue perceber suas qualificações, ou não encontra nenhuma informação disponível na internet, pode ficar desconfiado. Por isso, tornar o trabalho uma prioridade, com conteúdo acessível na internet, é uma das funções do marketing pessoal. O ideal é que o profissional pense bem antes de fazer qualquer publicação, imaginando o que um possível empregador pensaria ao ver certos conteúdos online.Mostrar como você aplica suas competências
Portfólios demonstram como o profissional aplica as competências no dia a dia. Um espaço para festa de debutante, por exemplo, pode mostrar os resultados de decorações e ir além, aproveitando a chance de demonstrar o processo de criação de determinados projetos. A dica é não ter medo de mostrar o desenvolvimento das ideias, já que é exatamente o que interessa à maioria dos recrutadores ou clientes, quando buscam saber sobre os projetos que o profissional realizou no passado.Conquistar a confiança de empresas e clientes
Uma boa reputação também pode ajudar os profissionais a conquistar a confiança das empresas ou clientes. O marketing pessoal possibilita a construção de recursos para garantir as habilidades de um profissional e construir um relacionamento com o seu consumidor. Assim, o profissional consegue conquistar mais segurança na contratação, certificando os resultados que podem ser obtidos com o negócio.Como fazer o marketing pessoal?
Qualquer plano de marketing, pessoal ou empresarial, precisa começar com a identificação das qualificações que podem ser úteis e valiosas no mercado de trabalho. Por isso recomenda-se a aplicação de técnicas como a identificação de visão, missão e valores, bem como o uso da matriz SWOT para a compreensão do negócio. Os principais passos para o planejamento do marketing pessoal e a criação de uma estratégia para a sua divulgação são:- Identifique sua missão, visão e valores;
- Pratique autoconhecimento com a matriz SWOT;
- Fazer um bom uso das redes sociais;
- Fazer networking e investir em bons relacionamentos profissionais;
- Começar a operar como consultor virtual;
- Desenvolva uma marca para identificação.