Não é segredo para ninguém que os grandes motores de busca da internet são, hoje, a maior vitrine do mundo. O que nem todo mundo sabe é que as técnicas de SEO podem ajudar e muito um site a se posicionar nas primeiras páginas dos buscadores.
Justamente por isso, todas as melhores plataformas de hospedagem e de criação de sites estão se adaptando cada vez mais às técnicas e exigências de otimização. É o caso, por exemplo, do WordPress, um dos maiores gestores de conteúdo digital do mundo.
Cada vez mais sua plataforma se torna amigável aos parâmetros e algoritmos dos grandes motores de busca.
Assim, os conteúdos que são criados por meio dele, já contam com alguns comandos internos naturalmente compatíveis com as tendências atuais.
Além desses recursos próprios, porém, é possível recorrer a alguns plugins que aumentam ainda mais o nível de excelência do trabalho.
Neste sentido, também veremos abaixo como o marketing de conteúdo contribui para tudo isso e deve ser um dos esforços principais nas estratégias de rankeamento.
Na verdade, é na criação constante de materiais gratuitos e de qualidade, daqueles que realmente agreguem valor aos leitores, que reside o segredo de toda estratégia que visa aumentar o tráfego e a autoridade de um site, seja ele de que tipo for.
Portanto, se você quer entender um pouco sobre como a união entre dois gigantes (WordPress e SEO) pode beneficiá-lo e mudar o seu negócio, siga conosco na leitura deste artigo.
Antes de tudo: o marketing de conteúdo
Como vimos, a busca por uma autoridade sólida no seu mercado e por uma audiência sustentavelmente crescente é o melhor esforço que você pode empreender. As estratégias de SEO (Search Engine Optimization, traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca), cuidam da parte técnica de uma página, seja ele criada no WordPress ou em qualquer outra plataforma. Assim, ao criar uma página sobre peças para compressor de ar comprimido, por exemplo, o importante é que ela cumpra alguns requisitos, tais como:- Responsividade (mobile);
- Ser de rápido acesso e navegação;
- Linkagens internas bem estruturadas;
- Linkagens externas de relevância;
- Escaneabilidade e experiência do leitor;
- Títulos e marcações alinhadas.
Que tipo de tráfego você está buscando?
Após garantir-se como uma autoridade no assunto, a palavra da vez é, e não poderia deixar de ser: audiência. Afinal, o marketing tem as mesmas finalidades em todo canto, independentemente de ser o digital ou o tradicional. Desse modo, continua valendo a regra de que “para ser lembrado, você precisa ser visto”. Não basta, por exemplo, trazer ao Brasil as maiores novidades sobre empilhadeira para container, garantindo um conteúdo tão bom quanto os europeus e norte-americanos. Você também precisa impulsionar o seu material e garantir um bom ranqueamento nos motores de busca. Esse “ranking” é que define sua posição quando alguém pesquisar pelas palavras-chave “empilhadeiras para container”, por exemplo. Hoje, existem vários tipos de tráfego classificados, sendo os principais:- O tráfego pago;
- O tráfego direto;
- O tráfego social;
- O tráfego de referência;
- O tráfego orgânico.
Assertividade e velocidade dos conteúdos
Somando os conceitos mencionados acima, uma das dicas mais preciosas sobre SEO é uma boa gestão do uso de palavras-chave. É justamente esse estudo ou gestão de palavras que garantirá que os seus conteúdos são relevantes, atraentes e remetem a uma demanda existente no mercado. Os próprios motores de busca costumam dispor de um sistema de tipo Keyword Planner que permite fazer um planejamento com base em índices reais. Assim, antes de escrever uma página sobre enchimento torre de resfriamento você pode descobrir se não há um modo melhor de criar sua palavra-chave, talvez invertendo a ordem delas, ou inserindo algum termo como “tudo sobre”, ou “o que é” e assim por diante. Depois disso, você pode segmentar uma lista de palavras-chave e trabalhá-la na plataforma WordPress, dando prioridade para as mais promissoras e requisitadas. Além da assertividade, é fundamental investir na velocidade. A própria plataforma WordPress sabe disso, uma vez que, como vimos acima, esse é um critério importante de ranqueamento. Exatamente por esse motivo que hoje existem alguns servidores de hospedagem com pacotes específicos para a plataforma de que estamos tratando. Portanto, vale muito a pena focar a atenção nisto.Os 5 plugins mais incríveis da atualidade
Os plug-ins que mencionamos no topo deste post são recursos inteiramente integrados com a plataforma WordPress. Por isso mesmo, eles vão muito além de técnicas que podem ser harmonizadas com ela, tal como as vistas acima; embora não sejam exclusividade desse gestor de conteúdo. Seja como for, os principais plugins são:- W3 Total Cache;
- Smush Image Compression;
- Yoast SEO;
- Sucuri;
- AMP.