Se você é empresário, certamente já ouviu falar em vendas B2B e B2C. Os termos correspondem a diferentes tipos de modelos de vendas, voltados a empresas e consumidores finais, respectivamente.
Assim como uma pessoa física pode adquirir qualquer coisa, o mesmo processo ocorre com a jurídica, mas seguindo características e formatos diferentes.
Isso quer dizer que as etapas de venda serão desenvolvidas e finalizadas de modo diferente, envolvendo uma série de elementos que tornam a transação B2B mais complexa.
O termo B2B (Business to Business) se refere a uma negociação realizada de “empresa para empresa”, ou seja, um processo de vendas envolvendo duas pessoas jurídicas.
Um exemplo desse formato pode ser o de uma gráfica especializada em impressão de etiquetas personalizadas que precisa adquirir tintas especiais ou o papel adesivo para realizar o seu trabalho.
Os responsáveis pelas compras do estabelecimento entrarão em contato com os seus fornecedores para efetuar a compra dos produtos necessários, realizando, assim, uma venda B2B.
Se você quer saber mais sobre o tema e conhecer as características relacionadas ao formato B2B, entendendo o seu conceito e as suas vantagens, siga na leitura deste artigo.
O que é B2B e quais são as suas principais características?
Como mencionado, a sigla B2B se refere ao processo de vendas que ocorre entre duas empresas. Para que um estabelecimento de plotagem arquitetura possa desenvolver as suas atividades, ele depende da compra de alguns materiais, que é oferecido por fornecedores. Diferentemente da venda direta para o consumidor, que ocorre normalmente em supermercados, farmácias ou lojas de departamentos, a venda B2B envolve uma série de fases até a sua conclusão. Entre as suas principais características estão:- Uma venda mais centrada;
- Valores mais altos devido à quantidade comprada;
- Prazo de conclusão maiores;
- Perfil de vendas diferenciado.