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Como utilizar o Audience Insights do Facebook para encontrar seu público-alvo

Eduardo Larbac - 4 de fevereiro de 2020

Como utilizar o Audience Insights do Facebook para encontrar seu público-alvo Como utilizar o Audience Insights do Facebook para encontrar seu público-alvo
Você sabia que redes sociais como o Facebook e Instagram são ferramentas que podem potencializar a relação e o processo de venda dentro do seu negócio?

Não é à toa que dentro do gerenciador de negócios, existe um mundo de oportunidades que permitem a criação e o gerenciamento de campanhas, de acordo com os objetivos, especificidades e segmentação do público que você deseja alcançar.

O Audience Insights é uma ótima ferramenta para analisar esses fatores e tem como principal objetivo te ajudar a extrair informações sobre o público-alvo relacionado à sua proposta.

Enquanto um produto como o sutiã pós cirurgia de mama é mais voltado às mulheres que passaram por uma intervenção cirúrgica e precisam usar essa peça no período pós-operatório

Há públicos com necessidades específicas e cabe a você entender o contexto da sua oferta de valor.

Para que isso seja possível na prática, utilizar ferramentas de criação da persona ou estruturação do público-alvo é uma opção cada vez mais interessante.

Quer saber mais sobre o assunto? Nas próximas linhas você poderá descobrir os principais tópicos relacionados ao tema.

Facebook Audience Insights: o que é e para que serve

Independente do nicho de mercado ou da estratégia de marketing utilizada para abordar determinado produto, assunto ou campanha, ter detalhes do público-alvo que faz parte do seu projeto é o primeiro passo para pensar em ações que dão mais resultado.

Digamos que você tem uma academia de musculação completa, especializada em treinos para mulheres. 

Como você construiria uma campanha pensando em atingir esse público? Quais dados seriam necessários para estruturar uma ação de impacto neste contexto?

Para responder a esses questionamentos, o Facebook Audience Insights é uma ferramenta  ideal. 

Entre as funcionalidades deste recurso, algumas se destacam bastante quando a proposta é produzir uma campanha nas redes sociais.

São elas:
  • Localização do público-alvo;
  • Interesses do seu público;
  • Idade, sexo e  estado civil das pessoas;
  • Páginas curtidas e comunidades que o seu público pode participar.

Ou seja, da próxima vez que você montar um anúncio sobre academia e souber que o público talvez não tenha tanto tempo para fazer atividades físicas devido à rotina intensa.

Quem sabe não seja o momento certo para segmentar a campanha com o foco de venda de planos de academia nas empresas?

A partir da coleta dos dados de audiência, você terá um panorama mais estratégico do que fazer e de como alcançar a audiência que de fato importa para o seu caso.

Como usar o Facebook Insights na prática

Agora que você já sabe para que serve o Audience Insights é hora de entender como todas essas funcionalidades podem te ajudar na prática.

O primeiro passo é acessar essa função no próprio Facebook. Depois disso, você precisa fazer algumas configurações de acordo com a página, público, empresa ou estratégia que precisa analisar.

É possível salvar essas informações ou até mesmo criar seu próprio público para usar nas campanhas com o Power Editor.

Imagine que o seu objetivo é atrair matrículas de novos alunos para um curso de pilates solo realizado em um estúdio que fica em uma capital como São Paulo, por exemplo.

Na hora de entender quem você deseja atingir, faz total diferença segmentar o anúncio para pessoas que estão na localização do curso, possuem interesse na prática, curtem e acompanham páginas que fazem referência à qualidade de vida e saúde.

Quando você não tem um olhar estratégico considerando todas essas variáveis, a chance da campanha não ter sucesso é maior.

Por isso, utilizar ferramentas e métodos que possam te ajudar a entender quem é seu público e como dialogar com ele é essencial.

A seguir, veja algumas dicas para potencializar esse olhar.

Dicas práticas para entender seu público

Você concorda que nem todo mundo procura um personal trainer para idosos?

Sendo assim, caso você tenha a missão de fazer uma campanha para alcançar essa parcela da população preocupada com qualidade de vida, é preciso garimpar os hábitos, interesses e até mesmo as redes sociais mais utilizadas por esse público.

Acredite: esse olhar será determinante para o sucesso da sua campanha e irá influenciar em fatores técnicos como o custo por exibição de anúncio, custo por clique e até o valor gasto para adquirir um novo cliente por meio desse tipo de estratégia.

É certo que o sucesso de uma campanha depende de vários fatores. Mas, existem algumas dicas que podem te ajudar a entender melhor seu público. Confira abaixo.

1- Verifique se a segmentação é coerente com sua proposta

Se sua oferta é um serviço de massagem 24hs, a segmentação do anúncio deve ser voltada à temática de saúde e bem-estar. Isso também vale para outras propostas.

O importante é que a segmentação do nicho esteja de acordo com o serviço ou produto que a sua empresa oferece, para não criar nenhum tipo de ruído na prática.

Com esse cuidado, as chances de você atingir um público mais seleto e qualificado de acordo com sua proposta aumentam bastante. 

2- Defina os objetivos da campanha

A partir do produto ou da proposta de valor, é muito importante definir quais são os objetivos e metas da campanha para ter um ponto de partida para a segmentação dos anúncios.

Pense na seguinte situação: uma clínica geral para tratamento de coluna tem interesse em atrair que tipo de paciente?

Será que um anúncio patrocinado é a melhor forma de atingir esse público ou existem outras estratégias de marketing digital mais adequadas (considerando as normas do Código de Ética do CFM em relação à área).

Você também pode refletir sobre quem deseja impactar e qual a importância de atingir um público específico. 

Tudo se desenha a partir da proposta de valor da sua empresa e de como o anúncio terá um retorno legal diante das metas estabelecidas.

Utilize a persona da sua empresa

O quão bem você conhece o público que se relaciona com a sua proposta? 

O Audience Insights é um ótimo ponto de partida para captação de dados demográficos, informações expostas pelas pessoas nas redes sociais e outras análises, mas nada impede que metodologias complementares sejam usadas.

O conceito de persona é muito importante para entender quem é seu público. 

Como o próprio nome sugere, a persona está ligada à personificação. Não é por acaso que especialistas no assunto definem a persona como a representação ideal do cliente fictício, em um personagem.

Exemplo: Joana tem 28 anos e é enfermeira. Apesar de trabalhar na área da saúde, Joana não tem tempo para fazer uma série de coisas que tornariam sua rotina mais saudável e no momento procura a ajuda de um nutrólogo para engordar. 

Ela costuma acompanhar portais de saúde e começou a seguir perfis no Instagram e curtir páginas de nutricionistas nas redes sociais.

Percebeu o quanto esse conjunto de informações sobre o público é mais detalhado?  Utilize a combinação de metodologias a favor da sua empresa.

Afinal, você precisa entender quem se interessa pelo seu produto ou serviço para apresentar uma proposta que agrega valor a esse cliente.

Não entender o público pode trazer sérios problemas para sua comunicação e até significar um desperdício de investimentos em campanhas digitais.

Vantagens do Audience Insights e outras ferramentas

Toda campanha patrocinada só é possível a partir de um investimento financeiro. 

Por isso, entender o público, fazer a segmentação de anúncios mais adequada e gerar resultados alinhados à sua expectativa depende não só de um planejamento financeiro, mas sim, de um planejamento estratégico.

Quando uma empresa não conhece seu público, isso significa queimar orçamento e exibir anúncios para quem, de repente, não se interessa por aquele tema.

Por isso, é muita vantagem utilizar o Audience Insights como um ponto de partida para a criação e gerenciamento de campanhas. 

Separamos os principais benefícios práticos dessa ferramenta, veja abaixo:

  • Maior assertividade nas campanhas;
  • Expectativa de alcance de um público mais qualificado;
  • Otimização de investimentos e orçamentos;
  • Maior chance de retornos;
  • Captação mais eficiente;
  • Redução de custos por falta de estratégia.

Entendeu o quanto vale a pena estudar essa ferramenta?  

Todo bom resultado, seja por campanha patrocinada ou por outro tipo de estratégia surge a partir de um conjunto de análises e conhecer seu público é o principal ponto para criar campanhas mais eficientes.

Por isso, a dica que fica para a vida é: explore o Audience Insights, invista na criação da persona, faça pesquisas de mercado e se aproxime mais do seu público. 

Quanto maior for a precisão dessas informações, melhor será sua experiência de segmentação e a expectativa de resultados a partir das campanhas também fica mais positiva.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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