Os headlines são maneiras de se apresentar de forma clara e objetiva, mostrando as principais qualidades que um profissional tem.
Neste espaço do currículo, o profissional aproveita para desenvolver o seu marketing pessoal, mostrando para a empresa as vantagens que ela terá ao contratá-lo.
Além disso, é ali que o profissional colocará suas experiências profissionais de modo breve, chamando a atenção dos recrutadores.
Apesar de os currículos fazerem parte da vida das pessoas, é muito comum que elas tenham dúvidas sobre o que escrever e como se destacar no mercado de trabalho.
O currículo é o lugar onde o profissional vende a sua imagem e mostra um pouco sobre a sua vivência profissional e também sobre seus conhecimentos.
O fato é que os recrutadores não têm tempo de ler tudo sobre o profissional, e currículos que não trabalham bem o headline são rapidamente descartados.
Com tantos profissionais disponíveis no mercado, é importante usar essa ferramenta que abre as portas das empresas para os profissionais.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é headline para currículos e dar dicas para usá-lo tanto no currículo quanto no Linkedin.
O que é headline para currículo?
O headline é um espaço no currículo que diz muito do profissional. Por isso, saber usá-lo é fundamental para estar entre os candidatos que se destacam para uma entrevista de emprego. Um bom headline currículo ajuda muito a mostrar que tipo de pessoa é tal candidato e qual o valor dela como profissional para uma empresa. Para as empresas, esse espaço do currículo é importante para identificar as forças de trabalho que correspondem as suas necessidades. A primeira impressão que um candidato passa para a empresa por meio de seu currículo é de extrema importância. Por isso, é fundamental cuidar bem do headline nesse documento. Esse texto aparece diretamente abaixo do nome e de alguns dados no currículo. É a primeira coisa que o recrutador olha ao pegar um currículo. Um headline bem desenvolvido ajudará um engenheiro a conquistar uma boa vaga em uma empresa de gerenciamento de obras industriais, por exemplo. Quando bem trabalhado, esse espaço conta de maneira objetiva o que o profissional faz de melhor e os benefícios que ele pode trazer para uma empresa que o contratar. Pode conter, também, seus valores, suas experiências e as especialidades desenvolvidas ao longo da carreira, trazendo uma marca pessoal de qualidade de trabalho do profissional. Para chegar a esse resultado, é fundamental saber trabalhar algumas estratégias para escrever um bom headline.Dicas para escrever um bom headline
Seja para trabalhar com demolição de estruturas ou como professor de inglês em uma escola, é importante pensar em algumas questões, antes de escrever o headline de um currículo. Algumas delas são:- Objetividade;
- Tamanho do texto;
- Clareza do texto;
- Atenção à ortografia.
- Focado;
- Orientado a resultados;
- Motivado;
- Autodidata.