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5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

Eduardo Larbac - 19 de fevereiro de 2020

5 dicas de marketing digital para pequenas empresas 5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital veio para ficar e mudar a maneira como as marcas se comunicam com os consumidores.

Por causa da internet, eles estão mais exigentes e também informados, querendo maior número de personalização e atenção por parte das empresas.

Isso acontece porque a internet traz até os consumidores diversas opções de marcas que oferecem aquilo que eles precisam. 

Mas, ao mesmo tempo, também oferece para todos os tamanhos de empresa a mesma oportunidade em marketing.

Diferente do que acontecia antigamente, onde somente empresas que possuíam dinheiro para investir atingiam os consumidores, o marketing digital trouxe oportunidades iguais a todos.

Com isso, os consumidores modernos estão saindo menos de casa para fazerem suas compras, pois essa modalidade tem se tornado algo tão corriqueiro que até mesmo pessoas que antes receavam esse tipo de compra optam por ela.

As compras on-line são mais práticas e poupam o precioso tempo das pessoas, o que reforça ainda mais a importância do marketing digital.

Para empresas pequenas, esse tipo de marketing pode ser trabalhado de diversas maneiras, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

O que é marketing digital

Marketing digital pode ser definido como um conjunto de estratégias que uma organização, como uma empresa de blindagem de carros pode realizar on-line.

Essas estratégias têm como intuito atrair novos clientes, desenvolver um relacionamento com eles e estabelecer a identidade da marca na internet.

Para trabalhar o marketing digital, as empresas precisam conhecer suas estratégias e saber extrair o máximo delas. 

Tudo isso porque, hoje, é a principal maneira de fazer marketing e a tendência é crescer cada vez mais.

No entanto, o jeito de fazer esse marketing muda constantemente, tornando impossível falar sobre ele sem notar que, de fato, a população mundial está cada vez mais conectada.

Por isso mesmo, esta se tornou a principal maneira de se fazer marketing, resumindo todos os esforços de uma empresa, como uma fabricante de cabo bateria automotiva no ambiente on-line.

O objetivo principal é solucionar as dores e os desejos dos consumidores, usando canais digitais, como:
  • Sites;
  • Blogs;
  • Motores de busca;
  • Redes sociais;
  • E-mail.
Dessa forma, o marketing digital assume um caráter social, que depende do acordo entre duas partes, sendo empresa e público-alvo.

O melhor de tudo é que ele é possível para todas as empresas, da menor a maior, de maneira igual, pois cada um faz o que pode, com os meios que possui para encontrar as melhores oportunidades.

E dentre os principais objetivos dele e que favorece muito as pequenas empresas, esta aumentar a carteira de clientes, fortalecer a marca e aumentar as vendas. Para conquistar esses resultados, basta observar e testar cada ação.

Justamente por isso, é um tipo de marketing que possui os melhores meios para calcular o retorno sobre investimentos, definindo métricas mais claras e ajudando a tomar decisões mais assertivas.

Marketing digital: importância para empresas pequenas 

Na verdade, o marketing digital tem a mesma importância para todos os portes de organizações. Mas, no caso das empresas pequenas, as principais vantagens são:

Mais interatividade

O marketing digital possibilita maior interatividade entre a empresa e seu público-alvo. 

Por exemplo, quando uma oficina de manutenção de carros blindados faz campanhas, o seu público pode interagir, opinar e até indicar os serviços.

Isso retoma a importância de que cada vez mais é importante aprimorar a maneira de falar com o público, para que as reações sejam cada vez mais positivas.

Mais oportunidades

A distância entre empresas e clientes diminui muito com o marketing digital. 

Isso ajuda muito, porque, atualmente, as pequenas marcas possuem as mesmas condições favoráveis para fazer boas campanhas, assim como as grandes marcas.

Elas podem atingir consumidores no mundo todo, trazendo benefícios também para eles. 

Isso porque fica mais fácil encontrar empresas com as quais se identificam, ajudando, também, no posicionamento delas.

Por falar nisso, é importante conhecer quais são as principais estratégias de marketing digital, para que as pequenas empresas possam melhorar seu posicionamento, atrair mais clientes qualificados e, consequentemente, aumentar as vendas.

Dicas de marketing digital para as pequenas empresas

As pequenas empresas se preocupam muito com marketing digital e ainda possuem muitas dúvidas sobre como aplicá-lo.

O ideal é contar com a ajuda de agências e profissionais especializados, mas no caso daquelas que ainda não possuem verba para isso, algumas das principais dicas são:

1. Investir em SEO

SEO é uma das melhores estratégias que as empresas possuem para trabalhar sua marca. 

Quando bem desenvolvido, agrada ao usuário e também às métricas do Google, levando o site de uma empresa ao topo dos resultados da busca.

É necessário estar sempre atento aos algoritmos do Google, que podem mudar repentinamente. Além disso, é necessário melhorar o title do site.

Esse título é voltado para os mecanismos de busca, e deve descrever bem a página. Isso ajuda o Google a identificar com facilidade o conteúdo do site, relacionando-o a diversos termos.

O marketing de conteúdo, dentro do SEO, é fundamental porque ele otimiza os conteúdos, tornando-os relevantes para os usuários. 

Para produzir um conteúdo de qualidade, um despachante pode escolher como palavra-chave “regularizar CNH vencida”.

Ao fazer isso, ele desenvolverá um conteúdo explicativo e que aborde com clareza e completude tudo o que é necessário, a importância da regularização e diversas outras informações sobre CNH vencida.

Aplicar imagens ao conteúdo também ajuda a chamar a atenção do leitor e prendê-lo ao conteúdo com mais facilidade. 

Mas, a imagem não pode ser aleatória, ela deve trazer relevância para o conteúdo e enriquecê-lo.

2. Trabalhe com Inbound Marketing

O Inbound Marketing se baseia na criação e compartilhamento de conteúdos trabalhados para um público-alvo específico. 

Com isso, a empresa conquista a permissão de se comunicar com o potencial cliente, de maneira direta, estabelecendo um bom relacionamento.

Dentre os principais usos do inbound está a captura e geração de leads. Por meio de conteúdo atraente, o site de uma empresa de manutenção de motores diesel recebe mais visitas. Para capturá-lo, ela faz uso de uma landing page.

Esta página contém um material de qualidade que, para que o leitor tenha acesso, ele preenche um formulário com dados como nome e e-mail.

Essa conversão de usuários em leads ajuda a empresa a estabelecer um relacionamento com eles, nutrindo-os com conteúdos por meio do funil de vendas, mediante a uma troca.

A marca terá acesso a leads qualificados, facilitando a venda e aumentando sua carteira de clientes. Mas, para que eles se mantenham interessados e comprando, é preciso trabalhar o marketing de relacionamento.

3. Marketing de relacionamento para pequenas empresas

Ao contrário do que alguns pensam, o marketing de relacionamento também é para pequenas empresas. 

Aliás, manter um relacionamento com um cliente custa menos do que conquistar um novo.

Uma loja de amortecedor de carros importados pode criar um cartão fidelidade, assim que o cliente realiza sua primeira compra.

Essa estratégia é muito utilizada e traz excelentes resultados. 

A cada compra realizada, o cliente acumula pontos que podem ser trocados por brindes ou descontos. 

Essa tática agrada o cliente, estimulando-o a comprar, melhorando o relacionamento e ainda trabalhando o pós-venda.

4. E-mail marketing

Por falar em pós-venda, o e-mail marketing é uma das principais estratégias para as pequenas empresas. 

Ele ajuda muito no período do pós-venda por meio do envio de newsletter e e-mails promocionais, com conteúdos para o cliente que já comprou estar sempre por dentro das novidades da marca.

No entanto, ele também pode ser utilizado para atravessar o lead pelo funil de vendas, por meio de conteúdo pensado em leads que estão nas diversas fases do funil.

5. Redes Sociais

Atualmente, é indispensável que toda empresa esteja presente nas redes sociais, desde lojas de móveis até fabricantes de câmbio automático Al4. 

Um perfil traz mais tranquilidade para o cliente, que enxerga a marca como algo confiável.

Principalmente para pequenas empresas que estão começando agora, é fundamental estar nas redes sociais para até mesmo conhecer melhor o seu público-alvo. 

Mas, existem várias opções, portanto, primeiro é necessário saber onde está o público da marca.

O Facebook é uma rede social onde é possível encontrar todo perfil de consumidor, desde os interessados em fantasias infantis para o carnaval até embreagem de caminhão.

O conteúdo no Facebook deve estar relacionado às postagens em blogs e sites da empresa, sempre fazendo uso de imagens e mantendo certa frequência nas postagens, para que nunca fique esquecido.

Outra rede social com muita presença é o Instagram e lá, as pequenas empresas podem aproveitar para mostrar em vídeos e fotos todo o seu potencial e conhecimento.

Fazer vídeos que mostram os bastidores da fabricação de produtos ou execução de serviços deixa os clientes interessados e aumenta muito as chances de vendas.

Essa rede social possui recursos que podem ser aplicados nas imagens, tornando-as ainda mais atraentes para o consumidor.

O marketing digital traz diversas estratégias para as pequenas empresas crescerem e ganharem a confiança no público. 

Sabendo trabalhá-lo e direcionar os conteúdos corretamente, uma pequena empresa terá as mesmas chances de uma marca conhecida internacionalmente.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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