As mídias sociais se transformaram em verdadeiras facilitadoras para empresas e consumidores, pois conseguem estabelecer uma conexão entre eles.
De um modo geral, elas também permitem que as pessoas compartilhem interesses em comum, interagindo entre si. Trata-se de um conceito antigo, mas que cresceu muito, principalmente por causa da internet.
A internet exerce uma grande influência na vida das pessoas, principalmente por conta do surgimento do marketing digital e da transformação digital. Como resultado, atualmente quase 4 bilhões de pessoas estão conectadas no mundo inteiro.
Em vista dessa enorme quantidade, as empresas têm motivos de sobra para estarem na internet, e as que não estão, acabam sendo esquecidas e perdem muito com isso.
O número de pessoas conectadas tende a crescer continuamente, e isso se deve às melhorias realizadas na plataforma e ao surgimento de muitas outras plataformas.
Por isso, é muito importante que as empresas estejam por dentro do que são as redes sociais e sua importância. Além disso, é preciso conhecer melhor cada uma delas e as vantagens que elas trazem.
Dessa forma, é possível trabalhar marketing de conteúdo do jeito certo, atingindo um público promissor para empresas de qualquer setor.
Facebook
O Facebook possui cerca de 2 bilhões de usuários, portanto, pode ser considerado como a maior rede social do mundo. Além disso, ele tem uma capacidade única de reunir em um só lugar tudo aquilo que seu usuário precisa. Por conta disso, o Facebook se tornou uma grande oportunidade para as empresas. Dentre suas vantagens está o fato de que toda empresa vai encontrar o seu cliente ali. Além disso, é uma oportunidade de entregar conteúdo diferente e relevante a cada publicação. Além de tudo isso, para as empresas, o Facebook é uma excelente oportunidade de vender mais. Então, para aproveitar todas as vantagens, uma dica é usar o Facebook para compartilhar postagens de blogs, além de também interagir instantaneamente com os consumidores.Instagram
O Instagram possui cerca de 1 bilhão de usuários e, especialmente no Brasil, ele é muito popular. Seu crescimento tende a aumentar ainda mais. Para as empresas é um dos melhores canais para divulgar imagens de produtos e serviços. Por exemplo, quando uma clínica veterinária animais usa o Instagram, consegue expor melhor o seu trabalho. Além disso, é uma rede social que vem inovando constantemente, o que significa que a cada inovação, surge uma nova oportunidade de interação. Existem muitas maneiras incríveis que uma empresa pode usar para publicar no Instagram. Uma boa dica são as lives, para mostrar um serviço na prática ou um produto sendo utilizado. Muitas empresas podem mostrar os seus bastidores, lançamentos e infinitas possibilidades com o Instagram. Agora, com o IGTV, vídeos de até 1 hora podem ser publicados, o que vai enriquecer ainda mais a comunicação.LinkedIn
O LinkedIn é uma rede social profissional, aliás, a maior rede profissional do mundo. Ela possui cerca de 500 milhões de usuários, sendo utilizado pelas marcas como uma plataforma de recrutamento e potencializador de carreiras. Se uma empresa de licenciamento CETESB usa o LinkedIn, terá como vantagem a possibilidade de encontrar os melhores profissionais. Além disso, é uma excelente ferramenta para a geração de oportunidades, dentre elas a de gerar tráfego para o blog. Ao publicar conteúdos no LinkedIn, uma empresa tem a possibilidade de fazer aumentar os acessos em blog, principalmente com conteúdos de meio e fundo de funil.Twitter
Essa rede social possui cerca de 330 milhões de usuários, marcada por um ambiente em que os usuários podem opinar sobre tudo. Tem sido palco de grandes debates políticos, também sendo relevante para que as marcas estejam presentes. Isso porque ela melhora o relacionamento com o cliente, fortalecendo o posicionamento da marca. As redes sociais são muito importantes para que pessoas e empresas estejam sempre conectadas e juntas. Isso não só fortalece a marca e é benéfico para ela, como também mostra para os consumidores em quem eles realmente podem confiar.
O que são mídias sociais?
Mídias sociais ou redes sociais têm um conceito bem antigo, onde grupos de pessoas compartilhavam um mesmo interesse. Trazendo este conceito para a internet, ele não muda em nada. Isso, porque a principal missão das redes sociais é conectar pessoas no ambiente virtual, permitindo que elas compartilhem interesses. Além disso, elas podem fazer novas conexões, mantendo as já existentes. Hoje em dia, é inegável o sucesso dessas plataformas em nosso meio, sendo que algumas das mais conhecidas são o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc. Analisando a quantidade de usuários que mantêm uma conta nessas plataformas, contando ainda com empresas, como clínicas de limpeza pele profunda, pode-se dimensionar o poder das redes sociais. Mas é importante salientar, também, que as mídias sociais não englobam apenas as redes sociais, mas também outros canais como blogs e até o YouTube. Dentre as principais, de um modo geral, temos:- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- YouTube.