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Como escrever um plano de negócios que te ajude a conseguir um investidor

Eduardo Larbac - 25 de março de 2020

Como escrever um plano de negócios que te ajude a conseguir um investidor Como escrever um plano de negócios que te ajude a conseguir um investidor
Os novos empreendedores podem passar por algumas dificuldades nos primeiros meses, muito por conta da falta de um bom investidor, que fique atraído pelo plano de negócios, e possa contribuir com o empreendimento, ainda mais aqueles com orçamento limitado.

Isso porque, em alguns casos, a falta de planejamento adequado pode prejudicar a visão dos investidores, o que pode diminuir as chances de investimento na sua empresa.

Assim, seja para construir um pequeno empreendimento, como uma clínica veterinária para gatos, ou uma empresa com planos para se tornar uma multinacional, é necessário ter um bom plano de negócios.

Portanto, o presente artigo vai mostrar como escrever um plano de negócios que te ajude a conseguir um bom investidor. Acompanhe a leitura!

O que é um Plano de Negócios?

O plano de negócios é um documento não obrigatório de planejamento de uma empresa. Nele, há a descrição detalhada sobre os propósitos do empreendimento, bem como as ações que devem ser feitas para alcançar os objetivos ali colocados.

Além disso, o plano avalia a viabilidade do empreendimento, em diversos pontos de vista – o estratégico, mercadológico, operacional e financeiro.

Por conta disso, ele é fundamental para alcançar um investidor, principalmente para novos empreendedores que estão limitados em orçamento.

Assim, caso deseje abrir uma empresa de alimentação natural para cães idosos, mas os recursos financeiros não estão disponíveis, é possível usar o plano de negócios para convencer investidores sobre a viabilidade, bem como as estratégias que serão tomadas rumo ao sucesso.

Ou seja, basicamente, o plano de negócios é um mapa dos caminhos a serem percorridos para que sua empresa tenha bons resultados e tenha presença no mercado.

Entretanto, importante ressaltar que o plano de negócios não é apenas um conjunto de ideias e especulações, colocadas aleatoriamente. 

Ele é um documento e, por conta disso, precisa ser escrito a partir de pesquisas e análises de mercado, contendo informações reais que irão basear as estratégias para a criação do empreendimento.

Mais do que conseguir um investidor, o plano de negócios também auxilia os empreendedores nos seguintes aspectos:

  • Organização das ideias ao iniciar uma empresa;
  • Orientação na expansão de negócios já operante;
  • Apoio na administração dos empreendimentos;
  • Facilidade de comunicação entre os envolvidos;
  • Captação de recursos financeiros, humanos e outras parcerias.

Quer dizer que, até mesmo empresas que já estão em atividade, como um oftalmologista para gatos que é reconhecido no mercado, podem desenvolver um plano de negócios para orientar os próximos passos da empresa.

5 dicas para elaborar um plano de negócios

Como podemos perceber, a elaboração de um plano de negócios, apesar de não ser obrigatória, é a chave para garantir o sucesso de um empreendimento e abrir possibilidades para captação de recursos, entre eles, o financiamento de investidores.

Porém, para que esse documento seja bem feito é necessário seguir algumas etapas e, desse modo, incluir todas as informações relevantes que um investidor precisa.

1 – Faça uma análise de mercado

Se a intenção é abrir uma empresa que presta consultorias ambientais, a primeira coisa a se fazer é buscar informações acerca desse mercado. 

Isso dará subsídios para saber quem são os clientes, fornecedores e concorrentes, o que te ajuda a conhecer mais sobre o ramo de negócios.

A partir dessas informações, é possível definir melhor as próximas etapas do seu plano de negócios, incluindo o planejamento financeiro, de marketing e o operacional.

Além disso, perceber como anda o mercado nos ajuda a pensar em análises de cenários, isto é, a prever possíveis situações que podem afetar o negócio.

No exemplo dado anteriormente, um possível cenário pode ser a alteração de normas nos processos de investigação de passivo ambiental. 

Por isso, é importante conhecer o mercado para averiguar se isso já ocorreu em situações anteriores e, com isso, saber como agir previamente.

Também é o momento de verificar quem são os seus clientes. Ou seja, colher dados a respeito do público-alvo.

2 – Crie o Sumário Executivo

Depois de coletar todas essas informações, é possível começar a elaboração prática do seu plano de negócios. 

Para conquistar um investidor, é necessário que o documento seja objetivo e bem apresentado. Isso ajuda a dar credibilidade e, consequentemente, mais confiança no seu empreendimento.

O Sumário Executivo é o local com as informações mais importantes sobre a empresa. Portanto, ele deve incluir:

  • Dados do(s) empreendedor(es);
  • Resumo das principais características do negócio;
  • Missão, visão e valores da empresa;
  • Setor(es) de atividade;
  • Forma jurídica;
  • Enquadramento tributário;
  • Capital social;
  • Fonte de recursos.
Em muitos casos, os investidores focam muito no Sumário Executivo, pois podem ter uma ideia geral a respeito do seu negócio. Portanto, se a ideia é ter uma empresa que faz licença ambiental Ibama, é necessário elaborar essa parte do plano de negócios de modo bastante detalhado, mas de forma objetiva, para atrair e conquistar os investidores.

3 – Desenvolva o Plano de Marketing

O plano de marketing está incluso no seu plano de negócios. De maneira geral, ele descreve todos os produtos e serviços da empresa de forma minuciosa, como rótulos, tamanhos, cores, identificação visual, etc.

Além disso, é a etapa que apresenta as principais estratégias de venda e os métodos para fazer com que as mercadorias cheguem até o cliente.

Por exemplo, como um veterinário de animais exóticos fará com que o seu serviço chegue até o público?

Para responder à pergunta, o plano de marketing conta com técnicas de divulgação, apresentação e promoção de produtos e serviços, para a fidelização e captação de clientes.

4 – Desenvolva o Plano Operacional

O plano operacional tem como principal objetivo descrever o modo de funcionamento da sua empresa. 

Quer dizer que, nessa etapa do planejamento de negócios, é demonstrado todos os passos para a venda de um produto ou prestação de serviço.

Por exemplo, um trabalho de endoscopia para cachorro irá demorar quanto tempo para a ser realizado? Quantos funcionários e qual qualificação eles precisam ter? Essas perguntas são todas respondidas dentro do plano operacional.

Aqui também consta os cargos e quais colaboradores irão ocupá-los, bem como qual perfil é mais adequada para cada atividade.

Caso o objetivo seja a abertura de uma loja física, é possível incluir a disposição espacial do estabelecimento.

5 – Desenvolva o Plano Financeiro

O plano financeiro envolve todos os custos para a abertura de um novo negócio. Esse é o momento de mostrar aos investidores o quanto a empresa pode alcançar, com uma ajuda no orçamento, em conjunto com as etapas anteriores.

O plano financeiro conta com muitas apresentações numéricas, para facilitar a visualização dos investimentos e gastos necessários.

Desse modo, é preciso constar:

  • Investimentos fixos;
  • Bens adquiridos;
  • Capital de giro;
  • Investimentos pré-operacionais.

O capital de giro envolve toda a quantidade de dinheiro usada para que a empresa funcione normalmente – tudo isso, já considerando a compra de mercadorias, pagamento de fornecedores e financiamento de vendas.

Vale dizer que, no plano financeiro, estamos trabalhando com estimativas, a partir de informações reais. No entanto, é possível que, na prática, algumas coisas fujam do que é descrito. Sendo assim, vale a pena incluir um demonstrativo de resultados. Assim, pode-se ter uma análise melhor, além do controle de gastos. 

Desse modo, percebe-se quanto tempo será necessário para que a sua empresa tenha de volta o retorno do investimento inicial.

Para os investidores, essa é uma informação muito importante, uma vez que qualquer um que coloque dinheiro no seu empreendimento vai querer, de alguma forma, recebê-lo de volta.

Nesse sentido, é fundamental demonstrar que o seu plano de negócios tem estratégias aplicáveis para fazer com que o valor investido não somente retorne, mas também se multiplique.

Apresentação do Plano de Negócio para os investidores

Conforme percebemos, o plano de negócios é um documento que não somente traz resultados positivos para os empreendedores que precisam encontrar um investidor, mas também auxilia em outros setores, como no marketing e na administração operacional.

Com esse planejamento, fica muito mais fácil alcançar resultados palpáveis e executar campanhas estratégicas, que irão ajudar na construção de um negócio, ou na implementação de inovações dentro de uma empresa já existente.

Para apresentar o plano de negócios aos possíveis investidores, lembre-se de montar algo objetivo, claro e transparente, para que todos compreendam os principais objetivos do seu empreendimento.

Além do mais, uma dica é deixar claro para o investidor que tudo o que falta para a prosperidade do seu negócio é realmente o dinheiro, visto que o plano de negócios demonstra a viabilidade e o alto potencial de sucesso da empresa.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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