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O que é o Instagram Shopping?

Eduardo Larbac - 8 de abril de 2020

O que é o Instagram Shopping? O que é o Instagram Shopping?
O Instagram é o aplicativo que mais cresceu nos últimos anos, com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. 

Só no Brasil, a rede social registrou um crescimento de 9%, com maior porcentagem entre as mídias de relacionamento.

Além disso, pesquisas na área de marketing digital mostraram que o Instagram é a rede preferida de 1 a 4 internautas, perdendo apenas para o Facebook, com metade da preferência.

O aplicativo também é o favorito entre as mulheres, com 29% dos usuários. 

A porcentagem dos usuários mais jovens registra 35% de uso do Instagram, enquanto os mais velhos só chegam a 12%, dando prioridade ao Facebook.

Diante desse crescimento e da presença cada vez maior do Instagram na vida dos brasileiros e usuários mundiais, as empresas estão se valendo da rede social para divulgar, promover e oferecer produtos/serviços, alcançando maior reconhecimento da marca no ambiente virtual.

Entre as funcionalidades do Instagram para vendas, destaca-se o Instagram Shopping, um recurso que ajuda a transformar o perfil das empresas em plataformas de vendas direta, aumentando as chances de um usuário fechar um acordo.

O Instagram Shopping é uma novidade que pode ser usada por várias empresas que desejam divulgar seus produtos, desde lojas de roupas, até empreendimentos que vendem peça para porsche.

O artigo de hoje vai falar justamente o que é o Instagram Shopping, suas vantagens e como usar o recurso para aumentar as suas vendas. Acompanhe a leitura!

Instagram Shopping: conheça mais o recurso de vendas

De acordo com dados do próprio Instagram, antes do Instagram Shopping a maiora das compras na internet que se originaram da rede social, levavam um ou mais dias para serem finalizadas. 

Somente 21% das compras eram realizadas no mesmo dia.

Com a chegada do recurso, os usuários podem ficar mais próximos do produto, o que diminui drasticamente o tempo de compra dos leads (potenciais clientes).

Ou seja, os consumidores interessados em um tacógrafo digital, que viram o produto no Instagram, têm maiores chances de fechar negócio no mesmo dia, com a função Shopping do aplicativo.

Mas, afinal de contas, o que é e para quê serve o Instagram Shopping?

A funcionalidade foi testada pela primeira vez em 2016, pelas grandes empresas americanas, e chegou ao Brasil no primeiro semestre de 2018. Desde então, vários tipos de empreendimentos estão usando o recurso como estratégia de marketing das redes sociais.

Em resumo, o Instagram Shopping é uma ferramenta de marcação de produtos, em conjunto com uma aba de “comprar” no perfil, permitindo que os usuários adquiram as mercadorias diretamente pelo aplicativo, com links diretos para o e-commerce ou site.

Assim, quem está sofrendo com um carro com barulho pode procurar uma peça automotiva específica diretamente no perfil do Instagram de uma empresa, e encontrar produtos marcados, já redirecionando para a compra.

O Instagram Shopping funciona dessa forma: cada publicação terá um ícone “toque para ver”, localizado no canto inferior esquerdo das fotos.

Ao ser clicado, é possível visualizar a marcação dos produtos, com o preço. A ferramenta permite a demonstração de até 5 itens por foto, ou até 9, por carrossel.

Ao selecionar a marcação do produto desejado, uma nova aba é exibida. Nela, há informações sobre o produto, sem que o usuário tenha que sair do aplicativo.

Finalmente, ao tocar no link “comprar”, ocorre o redirecionamento à página do produto, diretamente no site da empresa.

Quer dizer que a página web e o Instagram do seu negócio podem se integrar diretamente, de forma simples e fácil.

Para utilizar o recurso Instagram Shopping, é preciso:

  • Ter um perfil comercial;
  • Vender produtos físicos;
  • Seguir as políticas de comercialização do Instagram;
  • Ter empresa sede no Brasil;
  • Ter o perfil do Instagram vinculado ao Facebook;
  • Ter um catálogo no Facebook, para vincular com o Instagram.

Portanto, se a sua empresa de instalação de vidro blindado automotivo deseja vender alguns modelos de vidros no Instagram, é necessário ter, antes de tudo, uma página no Facebook, em conjunto com um catálogo, já que as redes sociais são integradas.

Quais as vantagens do Instagram Shopping?

O Instagram Shopping traz muitas vantagens para os comércios online, bem como para pessoas que possuem um perfil de loja na rede social, especialmente por ajudar a gerar conversões diretamente pelo Instagram.

Além disso, é possível fornecer informações acerca do produto no próprio Instagram, como preços, especificações, código da mercadoria, o que facilita a compreensão do público, e influencia na tomada de decisão dos clientes.

Outra vantagem está na facilidade para o usuário. 

O Instagram Shopping descomplica o processo de compra, principalmente para empresas com vendas mais simples, como lojas de vestuários, sapatos e eletrônicos.

A funcionalidade também torna o trabalho de social media muito mais prático, já que não é necessário responder mensagens acerca de dúvidas sobre preços, abrindo o foco para questões mais complexas, como a análise estratégica das redes sociais.

Quer dizer que, uma empresa de renovação de cnh vencida que usa o Instagram, pode se concentrar em um planejamento mais assertivo em marketing digital.

Vale pontuar que, hoje em dia, grande parte dos usuários da internet navega pelas redes sociais por mais tempo. 

O Brasil contabiliza quase 70% do número de pessoas ativas nas mídias de relacionamento, incluindo o Instagram.

Ou seja, as redes sociais se comportam como canais atrativos de divulgação e marketing, sendo possível atingir um grande número de usuários com a integração da sua plataforma e-commerce com os perfis corporativos sociais.

Muitas pessoas, inclusive, utilizam as redes para fazer buscas. 

Por exemplo, uma pesquisa sobre uma empresa de vistoria para transferência de veículo, quando encontrada no Facebook e Instagram, ganha mais reconhecimento e notoriedade, tendo maiores chances de aumentar as vendas.

Saiba como usar o Instagram Shopping

O primeiro passo para aprender a usar o Instagram Shopping, é saber que os perfis de negócio no Instagram possuem uma página associada ao Facebook. 

A página não pode ter restrições de idade ou país para acesso. Em caso de restrição de entrega, isso precisa ser especificado no procedimento de compra do site.

O Instagram Shopping também requer que o perfil comercial esteja associado a um catálogo de produtos no Facebook.

O Instagram oferece duas formas de fazer isso: a primeira, criando uma seção de loja dentro da página do Facebook; e segundo, por meio de um catálogo do gerenciador de negócios.

Isso quer dizer que uma retifica de motores automotivos, por exemplo, deve criar esse catálogo, antes de usar a funcionalidade do Instagram Shopping.

Após esse processo, antes de ser ativada, a sua conta será analisada pelo Instagram. 

A própria rede social informa que esse processo pode demorar alguns dias, dependendo dos detalhes de cada perfil, que precisam ser analisados.

Quando a sua conta for aprovada, basta seguir os seguintes passos:

Através do aplicativo no smartphone, acesse o perfil de negócios e vá até as configurações da conta,. Para isso, basta clicar no botão de 3 linhas horizontais, e, em seguida em “Configurações”.

Essas etapas devem ser seguidas por todas as empresas que desejam usufruir do Instagram Shopping, incluindo negócios de laudo cautelar veicular, entre outros.

Depois, clique na opção “Shopping”, dentro de “Configurações”.

Na tela seguinte, selecione o catálogo de produtos que deseja divulgar. As opções estarão em consonância com as do Facebook. 

Por fim, basta finalizar e começar a marcar os produtos em seus posts.

Organize-se para marcar todos os seus itens, de acordo com as especificações da rede social.

A empresa também pode habilitar o botão de “Loja” no perfil comercial. Para isso, basta criar 1 postagem de compras no feed e, posteriormente, criar um post novo, com marcação de produtos.

O botão “Loja” também ajuda na conversão de leads, bem como aumenta o tráfego orgânico do seu site, pois os usuários podem ser redirecionados à sua loja diretamente pelo aplicativo.

Conclusão

Desde o surgimento do Instagram Shopping, a funcionalidade está ajudando muitas empresas a alavancarem seus negócios e aumentar a taxa de conversão de leads. 

Muito disso, deve-se à praticidade de uso da ferramenta, tanto para a empresa quanto para o usuário.

Além de ser muito mais fácil visualizar o preço dos produtos e já iniciar a compra, o Instagram Shopping elimina muitas etapas da jornada de compra, contribuindo significativamente para o aumento de vendas das empresas online.

Como consequência, as empresas que investem nas funcionalidades e novidades das redes sociais, acabam tendo maior reconhecimento no ambiente virtual, algo que pode influenciar, até mesmo, na lucratividade do seu negócio.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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