O facebook e o Instagram são as duas das principais redes sociais utilizadas no Brasil e no mundo. Por isso, é importante que as empresas estejam atentas a elas, visto que a maior parte do seu público encontra-se conectado a essas plataformas.
A internet trouxe diversas mudanças no contexto de marketing digital por meio das redes sociais. E apesar de os sites e blogs institucionais serem importantes, não são mais apenas eles que ditam as regras.
Por meio do Facebook e do Instagram, as empresas conseguem estabelecer um relacionamento e uma comunicação muito mais eficientes com os consumidores.
Inclusive, não marcar presença nestas plataformas é considerado um comportamento estranho hoje em dia. Isso porque, antes de fechar negócio com uma empresa, os consumidores recorrem às redes sociais para avaliá-las.
Não possuir um perfil dificulta a divulgação de conteúdos, produtos, serviços e a própria confiança dos consumidores sobre a marca.
Neste ano, as coisas não são diferentes, aliás, a tendência é que esses canais tornem-se cada vez mais importantes.
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância do Facebook e do Instagram, as diferenças entre eles e as estratégias que podem ser usadas em cada tipo dessas redes sociais. Acompanhe a leitura.
Importância das redes sociais
Ter um perfil nas redes sociais, significa estar onde o público-alvo está. Por isso, o negócio torna-se mais visto, aumentando o número de pessoas interessadas e facilitando o fluxo de vendas. Além disso, ter um perfil nessas plataformas traz benefícios como:1 – Tráfego de qualidade
Muitas pessoas acessam as redes sociais, sendo que boa parte delas entra em seu perfil pessoal pelo menos uma vez por dia. Esses usuários estão constantemente em busca de muitas informações, desde proteção de isopor para embalagem, até os mais variados entretenimentos. Isso faz com que esse tipo de tráfego seja um dos mais qualificados, perdendo apenas para as buscas orgânicas no Google. Além do mais, para aumentar o tráfego de sites e blogs, é fundamental marcar presença constante nas redes sociais.2 – Construção de autoridade
Por meio da produção de conteúdo relevante para as redes sociais, é possível construir autoridade para a marca. O Facebook, por exemplo, é um dos melhores canais para veiculação de conteúdos informativos e promocionais. Por ele, é possível transmitir materiais em vários formatos de mídia, como:- Vídeos;
- Textos;
- Imagens;
- Gifs.