As transmissões ao vivo, ou live, consistem em vídeos reproduzidos dentro das redes sociais ou em plataformas especializadas, que são usadas para entreter usuários, mas também para vender um produto ou serviço online.
Estima-se que o engajamento de uma transmissão ao vivo alcance 10x mais interações do que os vídeos gravados.
Por conta disso, as lives passaram a integrar parte do planejamento de marketing digital, principalmente nas redes sociais.
O Instagram, Facebook e YouTube já são referências na transmissão em tempo real. Com essa estratégia, é possível aumentar o reconhecimento da sua marca e, além disso, as pessoas passam a lembrar do seu produto ou serviço com mais frequência.
As lives também são ótimas para que as empresas estejam cada vez mais imersas dentro do mundo digital.
De acordo com dados do relatório E-commerce Radas, as compras feitas por dispositivos móveis cresceram 22% para 31% nos últimos anos.
Muito disso, deve-se à facilidade de escolher produtos em poucos cliques, além de poder fazer uma compra no conforto de casa.
Como as lives são exibidas principalmente em redes sociais, usadas em celulares e smartphones, é possível colaborar para a venda de um produto de modo muito mais rápido e eficiente, em conjunto com o engajamento do público.
Ou seja, hoje em dia é possível vender praticamente tudo na internet, desde um painel de ar condicionado, até roupas, eletrônicos, entre outros.
As transmissões ao vivo também ajudam que os pontos de venda se adequem às novas tecnologias, sendo possível investir em estratégias de marketing para priorizar o bom atendimento, conquistar novos clientes, fidelizar o público e educar a audiência a respeito do seu negócio.
O artigo de hoje vai tratar da importância das lives para venda de um produto e como você pode incorporar a estratégia dentro do planejamento de marketing digital.
Quer saber mais? Continue a leitura!
Por que as lives são importantes para o marketing?
Segundo pesquisas na área de marketing, as pessoas gastam 8 vezes mais tempo assistindo vídeos ao vivo do que gravados. Um levantamento feito pelo LiveStream também constatou que o tempo médio gasto no consumo de vídeos gravados em dispositivos móveis é de 2,8 minutos, enquanto as transmissões ao vivo são de 3,5 minutos. Com essas informações, já é possível ter uma ideia de quão importante é investir em uma live para o planejamento de marketing. Mas não só isso: é preciso considerar que os usuários preferem muito mais o consumo de materiais audiovisuais do que em texto. Afinal de contas, ao tratar de um tema complexo, como por exemplo, o funcionamento de uma autoclave dentista, é muito mais fácil assistir um tutorial em vídeo, do que ler um longo artigo, cheio de termos técnicos. Entre outras vantagens da live, destacam-se:- É um formato em constante crescimento na internet;
- Possibilita a interação direta com o público pelo chat;
- Aproxima e melhora a comunicação da empresa com audiência;
- Chama mais atenção dos usuários do que outros conteúdos;
- Educa o público a respeito do produto de modo direto.