O trabalho home office cresceu muito nos últimos meses por conta da pandemia do coronavírus. Essa medida precisou ser tomada para preservar a vida dos colaboradores e manter o funcionamento de muitas empresas.
O vírus obrigou diversos setores a encontrarem novas maneiras de sobreviver, e uma delas é o teletrabalho. Pessoas que gostam de mudanças adaptaram-se facilmente, mas por outro lado, outras não conseguem ter um bom desempenho e preferem o modelo tradicional.
O fato é que essa realidade está tomando conta do cotidiano de muitos profissionais, e é importante entender um pouco mais sobre essa modalidade de trabalho.
Ela ainda traz muitas mudanças nas relações entre empregadores e funcionários, e mostra que existem outras possibilidades para além daquilo que conhecemos.
Em meio a um cenário de dúvidas e incertezas, o home office ajuda a resistir à crise e, de certa forma, a conter a pandemia do Covid-19.
Também ajudará a diminuir os impactos negativos que estão por vir, impedindo que as organizações sofram consequências mais graves.
O fato é que essa mudança que parece temporária vai alterar a maneira de trabalhar de muita gente, uma vez que essa tendência pode permanecer por mais algum tempo, pelo menos para a maioria das empresas.
O crescimento do home office em 2020
Em meados de março, o Brasil começou a ser impactado pela alta contaminação do novo coronavírus. Por conta disso, muitas empresas tiveram que mudar suas estratégias de trabalho do dia para a noite. Muitas tiveram o privilégio de manter boa parte de seus colaboradores em período de home office. Uma tendência para o futuro que foi antecipada por causa da epidemia. Isso fez com que líderes de muitas organizações compreendessem que dependem da tecnologia para dar continuidade aos processos. Temos como exemplo as facilidades trazidas pela tecnologia as plataformas e-commerce e o ensino a distância. Inclusive, as próprias escolas tiveram de se readaptar a essa nova realidade, e usar os recursos tecnológicos a seu favor. A boa notícia é que, para empresas como uma demolidora sp, o home office se mostrou efetivo e capaz de suprir boa parte das demandas. E ele ainda traz outras vantagens, como:- Diminuição do trânsito;
- Redução da superlotação em transportes públicos;
- Mobilização da economia;
- Promoção da saúde;
- Redução de despesas.