O dropshipping é um conceito muito popular no mundo dos e-commerces, sendo um método de organização logística em que o estoque e o envio de produtos fica sob responsabilidade do fornecedor, não do revendedor do comércio eletrônico.
Em termos gerais, significa vender o produto de outra marca no seu site.
Por exemplo, um comércio eletrônico pode disponibilizar a venda de uma válvula pneumática, de uma outra empresa.
O cliente realiza a compra, mas o e-commerce só faz o intermédio do processo, sendo que todo o restante é feito pelo “dono” da empresa que fez o anúncio no site.
Desse modo, os e-commerces usam o estoque de produtos de terceiros para realizar suas vendas, algo extremamente positivo para o faturamento das lojas virtuais.
O dropshipping tem se mostrado muito vantajoso e, por conta disso, é possível observar um crescimento deste modelo no Brasil.
Não apenas em território brasileiro, o dropshipping já é um velho conhecido dos negócios internacionais. Inclusive, pode-se encontrar empresas brasileiras que fecham parcerias com fornecedores estrangeiros.
Mas como iniciar um negócio com dropshipping? O artigo de hoje vai responder a esta pergunta e mostrar os benefícios do método. Acompanhe a leitura!
O que é dropshipping e como funciona?
O termo “dropshipping” é a junção de duas palavras: drop, que significa “largar”; e shipping, que pode ser entendida como “remessa”. Ou seja, é quando a entrega e o estoque dos produtos são feitos por outra empresa, que não a responsável pelo anúncio ou site. Assim, o e-commerce faz a venda do produto e envia a ordem para o fornecedor parceiro. O fornecedor vai enviar o item para o cliente, porém em nome do comércio eletrônico. O e-commerce não precisa manipular, nem mesmo ter acesso ao produto. Por exemplo, o site pode comercializar moldes de plásticos, mas serão as empresas de injeção plastica SP parceiras que farão todo o processo logístico. O e-commerce cuida somente da venda. O lucro do e-commerce é a diferença do preço entre o valor divulgado na loja online e o valor do produto cobrado pelo parceiro. Também há possibilidade de lucro por meio de comissões pagas pelo fornecedor. O dropshipping foi inventado em 2006, nos Estados Unidos. Embora seja voltado para e-commerces e lojas virtuais, alguns comércios físicos também adotam a estratégia. Além disso, o modelo pode ser adotado eventualmente. Esse tipo de relação não fixa é mais comum em pequenos negócios, que não recebem pedidos grandes, ou quando se trata de produtos mais caros, como uma motobomba a diesel, que tem manutenção dispendiosa para o revendedor. Independentemente do tipo de empresa e a modalidade (eventual ou fixa), o dropshipping funciona de modo relativamente simples. Observe:- O usuário faz a compra no e-commerce;
- O e-commerce recebe a ordem de venda e passa ao parceiro;
- O parceiro separa as encomendas e envia ao cliente;
- O cliente recebe o produto com nome do e-commerce.
- Pedido aprovado (na plataforma);
- Aprovação do pagamento (via ERP);
- Trâmite em separação (WMS);
- Despacho do produto;
- Entrega.
4 vantagens de trabalhar com o dropshipping
Mesmo com o crescimento do dropshipping no Brasil, muitas lojas online têm dúvidas se o modelo de negócios é realmente eficiente – ainda mais, devido às dúvidas que podem surgir para repassar a ordem do pedido. Por conta disso, separamos algumas vantagens de trabalhar com o dropshipping e quais as vantagens deste método para o seu negócio. Confira!1 – Redução de custos
O dropshipping atrai muitos e-commerces devido à redução de custos em processos logísticos. Isso porque as lojas online não precisam investir no estoque e inventário de produtos, sendo possível começar um negócio com pouco dinheiro. Ou seja, mesmo se o comércio eletrônico vender um portão de rolo automático, que é uma mercadoria grande, não há necessidade de preocupação com o armazenamento deste produto, já que esta é uma função do fornecedor. Para o lado do fornecedor, o dropshipping também ajuda a reduzir custos, pois a empresa não precisa focar em estratégias de venda e de marketing, que são de responsabilidade do e-commerce.2 – Maior flexibilidade
O dropshipping permite que a operação de venda possa ser feita em qualquer lugar, basta ter conexão com a internet. Ou seja, é possível montar uma loja online e trabalhar somente com o auxílio do computador, desde que se tenha comunicação efetiva com fornecedores e clientes. Assim, mesmo na venda de equipamentos grandes, como um painel elétrico industrial, o dono do e-commerce pode trabalhar em casa, em horários flexíveis.3 – Maior variedade de produtos
Visto que não é preciso comprar produtos com antecedência antes de vender, o dropshipping permite que o e-commerce trabalhe com uma variedade maior de produtos, sendo possível aumentar o catálogo conforme a demanda (desde que o fornecedor tenha os itens em estoque). Além disso, as lojas virtuais podem comercializar produtos para diferentes nichos de mercado, desde calibração termopar, até vestuários e outros acessórios. Desse modo, os e-commerce podem, até mesmo, testar um novo mix de mercadorias.4 – Facilidade de escalar o seu negócio
Quem tem uma empresa sabe que, quando o seu negócio dobra de tamanho, é necessário dobrar o investimento. No entanto, o dropshipping permite o crescimento das lojas virtuais, dispensando a injeção de muito dinheiro. Com isso, os e-commerces podem, até mesmo, lucrar mais.Há desvantagens no dropshipping?
Apesar do dropshipping ser um modelo de negócio altamente rentável e com muitos benefícios, tanto para o e-commerce quanto para o fornecedor, há algumas desvantagens, que podem pesar na hora de escolher a melhor modalidade. O primeiro deles é a alta competição. Um dos maiores desafios do dropshipping é a concorrência no meio da venda. Isso pode ser prejudicial para negócios que estão começando agora, pois é preciso redobrar o trabalho de divulgação para obter destaque. Além disso, em alguns casos a margem de lucro é baixa, isto é, menor do que 20%. Daí, há a necessidade de vender um volume mais significativo de produtos, para obter uma boa rentabilidade. Importante dizer que a falta de comunicação entre os parceiros é apontada como a maior falha do dropshipping. Quando os dados do estoque do revendedor não está totalmente atualizado e o cliente fecha o negócio, o produto pode não estar disponível. Isso acarreta muito desconforto, já que será preciso cancelar o pedido, algo que reflete negativamente no revendedor. Por esse motivo, é imprescindível encontrar bons fornecedores e ter parcerias confiáveis, para que problemas e falhas de comunicação não ocorram com frequência.Conclusão
O dropshipping é um dos modelos de negócio mais vantajosos para e-commerces. No Brasil, a modalidade vem crescendo a cada dia, sendo possível encontrar várias empresas grandes que trabalham com esse processo logístico, ou buscam implementar o dropshipping nas transações comerciais. De fato, os benefícios são significativos, especialmente no que tange à redução de custos para fornecedores e lojas virtuais. Por conta disso, o dropshipping é indicado para negócios que não dispõem de muito dinheiro para um investimento em estoques de produtos (e-commerces) e planejamentos de venda e marketing (fornecedores). Sendo assim, é importante compreender o conceito de dropshipping, seus modos de funcionamento, suas vantagens e riscos para implantar o método com eficiência no seu negócio. Ademais, vale a pena ressaltar a necessidade de buscar por parceiros competentes, para evitar falhas de comunicação que possam resultar em perda de credibilidade do e-commerce, pois o cancelamento de pedidos ou problemas com o envio podem comprometer a imagem que o cliente tem da sua empresa.