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Como conseguir leads para alavancar o seu negócio?

Eduardo Larbac - 26 de maio de 2020

Como conseguir leads para alavancar o seu negócio? Como conseguir leads para alavancar o seu negócio?
Os leads são muito importantes para qualquer modelo de negócio. Esses clientes em potencial são pessoas que, em algum momento, se mostraram interessadas em determinado produto ou serviço.

Elas também possuem um perfil adequado, por isso, é necessário que as empresas invistam em estratégias para capturar esses leads e integrá-los ao seu processo de vendas.

Essa ação direcionada viabiliza os negócios, levando ao consumidor aquilo que eles realmente precisam, e às empresas o aumento no seu número de vendas.

Só que para chegarem a esses resultados, as marcas precisam conhecer as maneiras que as ações que podem ser usadas. Não basta apenas colocá-las em prática, também é importante ter planejamento.

O Marketing Digital traz muitas táticas que podem ser aplicadas nessa situação, desde redes sociais até sites e blogs. Tudo isso permite que os consumidores tomem conhecimento de um produto ou serviço que solucionará algum tipo de problema.

Problema que nem mesmo eles sabiam que tinham, mas que de alguma maneira vieram a descobrir e agora querem solucionar.

Pensando nisso, neste artigo, vamos ensinar como captar os leads, como qualificar essa lista de contatos e de que maneira essas estratégias acarretam em vendas.

O que são leads?

Em Marketing Digital, leads são pessoas que têm potencial para se tornarem clientes de uma marca. Em dado momento, essas pessoas demonstraram algum tipo de interesse em um produto ou serviço.

As empresas têm como base o preenchimento de formulários para download ou acesso a conteúdos. Isso significa que há uma procura sobre informações a respeito de uma oferta.

Portanto, esse consumidor está ao alcance da empresa, e isso acontece por meio de algum canal. 

Ao se tornar lead, ele fará parte do funil de vendas, sendo trabalhado pelas equipes de marketing e vendas até o fechamento do negócio.

Como captar clientes em potencial?

No Marketing Digital, existem inúmeras estratégias para que uma pessoa que esteja buscando por betoneira 400 litros preço consiga encontrar um bom resultado. Ou seja, não depende exclusivamente dos buscadores, mas também das ações de marketing.

É a partir desse resultado de pesquisa que o consumidor vai se deparar com informações que despertem o seu interesse sobre um produto ou serviço, tornando-se um cliente em potencial.

Inúmeras estratégias são utilizadas para gerar esses leads, muitas testadas e comprovadas, mas seu uso depende de uma realidade dentro das empresas. 

Porém, de forma geral, dentre as principais técnicas estão:

Blog

O blog é infalível na atração de usuários qualificados e geração de leads. Os conteúdos postados devem ser trabalhados com as técnicas em SEO. Para aumentar o tráfego orgânico.

Dessa maneira, se o usuário procurar por pallet de plastico preço, os blogs com os melhores conteúdos e práticas em SEO vão se destacar nos resultados de pesquisa, ganhando mais tráfego. Quanto mais tráfego, mais leads.

Além disso, é importante incluir banners e CTA para download de material, tudo de maneira contextualizada. Ou seja, o CTA deve ser relacionado ao conteúdo.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é muito poderoso para gerar leads, mas deve ser usado com sabedoria. Com o passar do tempo, a base de contatos de uma revenda de termopar tipo K vai aumentar, transformando este num excelente canal para divulgação e lançamentos.

Por meio de alguns testes, a empresa consegue definir qual é o melhor horário e dia para disparar os e-mails. 

O público muda muito de um segmento a outro, por isso, vai depender exclusivamente dele, daí a importância de não comprar listas prontas.

Mídia Paga

Negócios que estão começando agora ainda não têm resultados em suas estratégias orgânicas, o que é normal. Por isso, gerar leads pode levar algum tempo.

As mídias pagas veiculadas no Facebook ou no Google vão acelerar um pouco processo, fazendo, por exemplo, com que uma fabricante de caldeiraria industrial ganhe tempo até que suas estratégias orgânicas deem resultado.   

Como qualificar os leads?

Qualificar ou nutrir o lead é uma estratégia muito importante para aumentar as chances de um potencial cliente comprar alguma coisa.

Para isso, são fornecidos conteúdos de qualidade que eduquem o consumidor e alimentem a relação estabelecida entre ele e a empresa.  É necessário trabalhar os fluxos de nutrição, pois estes trazem benefícios como:
  • Otimiza a entrega de conteúdos;
  • Economiza tempo;
  • Melhora a conversão;
  • Viabiliza as vendas.
Esse trabalho leva os leads pelo funil de vendas, mas é necessário definir qual sequência de e-mail ideal. 

Além disso, uma fabricante de estanho para solda, por exemplo, precisa identificar as dores da sua persona e automatizar esse processo.

Só que antes de planejar a estratégia de fluxo de nutrição, alguns pontos precisam estar bem claros, sendo eles:

Tempo devido do fluxo de nutrição

Para trabalhar bem cada etapa do fluxo de nutrição, a personalização é uma estratégia muito importante. Por isso, não se deve reutilizar o mesmo fluxo para negócios diferentes.

Por exemplo, uma clínica estética não pode usar os mesmo fluxos de uma escola infantil. A chance de isso dar certo é baixa, quase inexistente.

Conhecer bem os leads

Um dos maiores segredos da conversão está no relacionamento que uma marca tem como seus potenciais clientes.

Por isso é importante que a empresa compreenda quais são as demandas dos leads, pois dessa forma consegue otimizar suas campanhas de nutrição.

Automatizar o processo

Uma revenda de fonte chaveada precisa automatizar o processo de nutrição. A tecnologia permite reduzir o trabalho manual da equipe de marketing. 

Isso poupa tempo e elimina o retrabalho provocado por erros humanos.

Por que preciso de um lead qualificado?

Ter um lead não é garantia de negócio, ou seja, isso não garante que ele vá comprar alguma coisa com a empresa. Mas com o lead qualificado, isso é diferente, o que faz com que essas estratégias acarretem em mais vendas.

Isso acontece porque se trata de um lead que já identificou o seu problema e agora está em busca das melhores soluções para ele. Portanto, é aquela pessoa que realmente está considerando comprar um coletor de pó para lixadeira, por exemplo.

Resumindo melhor, esses leads qualificados têm mais engajamento e estão mais propenso a comprar o que está sendo ofertado. Ele sabe o que precisa para ter sua necessidade atendida.

Tendo isso em mente, é papel da marca investir em conteúdos mais específicos. Esse aprofundamento é o que vai convencer o consumidor da compra e mostrar que aquela marca tem a melhor opção para ele.

Dessa forma, ter uma lista de leads qualificados vai depender tanto da autorização dele quanto de seu engajamento.

Esse resultado não funciona se a empresa comprar uma lista de contatos. Os endereços de e-mail contidos nela são de pessoas que não autorizaram essa comunicação, por isso elas simplesmente não têm nenhum interesse.

Além de não ajudar em nada, essa atitude vai incomodar esses contatos, prejudicando a imagem da empresa e deixando-os muito insatisfeitos.

Não existe nada mais desagradável do que começar a receber e-mails de marcas que não conhecemos ou que não temos o menor interesse. Essa é outra parte de um processo que começa com a conquista desse interesse.

Por meio das estratégias corretas, é possível identificar qual o melhor momento para se comunicar com o lead, que tipo de e-mail enviar e com isso atravessar pelas etapas do funil de vendas.

Até o fechamento do negócio, todo processo é feito de forma natural, fazendo com que o lead perceba que a empresa está interessada em ajudá-lo e não apenas em empurrar a venda e encerrar o assunto.

Quando essas ações são realizadas da forma correta e com discernimento por parte das equipes de marketing e vendas, qualquer tipo de venda flui mais facilmente. Não importa se o negócio se trata de baú de alumínio para caminhão ou limpeza predial.

A concorrência está cada vez mais estratégica, então quem compra uma lista de leads pronta acaba ficando para trás.

Conclusão

Vender se tornou um processo muito mais ágil e simples por meio das ações corretas. Captar leads e qualificá-los são as principais, uma vez que a marca se dedica a ter contato e estabelecer um relacionamento com quem realmente importa.

Ela não vai tentar vender às cegas, ou seja, conquistar aquele consumidor que não vai desenvolver nenhum interesse. Vai trabalhar com estratégias que despertem a atenção dele e o faça compreender que tem uma necessidade.

A captação de leads acaba por ser importante, tanto para que a organização venda mais quanto para que os consumidores tenham acesso a produtos e serviços que realmente sejam úteis para eles.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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