Os leads são muito importantes para qualquer modelo de negócio. Esses clientes em potencial são pessoas que, em algum momento, se mostraram interessadas em determinado produto ou serviço.
Elas também possuem um perfil adequado, por isso, é necessário que as empresas invistam em estratégias para capturar esses leads e integrá-los ao seu processo de vendas.
Essa ação direcionada viabiliza os negócios, levando ao consumidor aquilo que eles realmente precisam, e às empresas o aumento no seu número de vendas.
Só que para chegarem a esses resultados, as marcas precisam conhecer as maneiras que as ações que podem ser usadas. Não basta apenas colocá-las em prática, também é importante ter planejamento.
O Marketing Digital traz muitas táticas que podem ser aplicadas nessa situação, desde redes sociais até sites e blogs. Tudo isso permite que os consumidores tomem conhecimento de um produto ou serviço que solucionará algum tipo de problema.
Problema que nem mesmo eles sabiam que tinham, mas que de alguma maneira vieram a descobrir e agora querem solucionar.
Pensando nisso, neste artigo, vamos ensinar como captar os leads, como qualificar essa lista de contatos e de que maneira essas estratégias acarretam em vendas.
O que são leads?
Em Marketing Digital, leads são pessoas que têm potencial para se tornarem clientes de uma marca. Em dado momento, essas pessoas demonstraram algum tipo de interesse em um produto ou serviço. As empresas têm como base o preenchimento de formulários para download ou acesso a conteúdos. Isso significa que há uma procura sobre informações a respeito de uma oferta. Portanto, esse consumidor está ao alcance da empresa, e isso acontece por meio de algum canal. Ao se tornar lead, ele fará parte do funil de vendas, sendo trabalhado pelas equipes de marketing e vendas até o fechamento do negócio.Como captar clientes em potencial?
No Marketing Digital, existem inúmeras estratégias para que uma pessoa que esteja buscando por betoneira 400 litros preço consiga encontrar um bom resultado. Ou seja, não depende exclusivamente dos buscadores, mas também das ações de marketing. É a partir desse resultado de pesquisa que o consumidor vai se deparar com informações que despertem o seu interesse sobre um produto ou serviço, tornando-se um cliente em potencial. Inúmeras estratégias são utilizadas para gerar esses leads, muitas testadas e comprovadas, mas seu uso depende de uma realidade dentro das empresas. Porém, de forma geral, dentre as principais técnicas estão:Blog
O blog é infalível na atração de usuários qualificados e geração de leads. Os conteúdos postados devem ser trabalhados com as técnicas em SEO. Para aumentar o tráfego orgânico. Dessa maneira, se o usuário procurar por pallet de plastico preço, os blogs com os melhores conteúdos e práticas em SEO vão se destacar nos resultados de pesquisa, ganhando mais tráfego. Quanto mais tráfego, mais leads. Além disso, é importante incluir banners e CTA para download de material, tudo de maneira contextualizada. Ou seja, o CTA deve ser relacionado ao conteúdo.E-mail Marketing
O e-mail marketing é muito poderoso para gerar leads, mas deve ser usado com sabedoria. Com o passar do tempo, a base de contatos de uma revenda de termopar tipo K vai aumentar, transformando este num excelente canal para divulgação e lançamentos. Por meio de alguns testes, a empresa consegue definir qual é o melhor horário e dia para disparar os e-mails. O público muda muito de um segmento a outro, por isso, vai depender exclusivamente dele, daí a importância de não comprar listas prontas.Mídia Paga
Negócios que estão começando agora ainda não têm resultados em suas estratégias orgânicas, o que é normal. Por isso, gerar leads pode levar algum tempo. As mídias pagas veiculadas no Facebook ou no Google vão acelerar um pouco processo, fazendo, por exemplo, com que uma fabricante de caldeiraria industrial ganhe tempo até que suas estratégias orgânicas deem resultado.Como qualificar os leads?
Qualificar ou nutrir o lead é uma estratégia muito importante para aumentar as chances de um potencial cliente comprar alguma coisa. Para isso, são fornecidos conteúdos de qualidade que eduquem o consumidor e alimentem a relação estabelecida entre ele e a empresa. É necessário trabalhar os fluxos de nutrição, pois estes trazem benefícios como:- Otimiza a entrega de conteúdos;
- Economiza tempo;
- Melhora a conversão;
- Viabiliza as vendas.