O Google Ads, ou Adwords, é a plataforma de anúncios do Google, sendo um serviço usado para exibir links patrocinados, por meio de buscas por palavras-chave.
Os dados são exibidos nos resultados de pesquisa, tendo relação com o termo pesquisado, colaborando para que os usuários possam encontrar assuntos relacionados mais facilmente.
A proposta é muito vantajosa também para as empresas que desejam se destacar na internet, pois melhoram a classificação das páginas dentro do Google.
Dessa maneira, é possível aumentar o número de visitantes no site e, como consequência, melhorar a conversão de leads (potenciais clientes).
O Google Adwords oferece outros formatos de anúncios, além da rede de pesquisa, como em banners e vídeos. Assim, é possível exibir as propagandas em áreas especiais e dar visibilidade em diversos sites parceiros do Google.
O Ads é a principal fonte de receita do Google. Em 2011, a ferramenta publicitária foi capaz de gerar 96% dos quase 37,9 bilhões de dólares que a empresa faturou.
Devido a todo esse rendimento, as empresas já entenderam que é extremamente importante investir no Google Adwords, como parte estratégica do planejamento de marketing digital.
Contudo, para quem deseja aumentar a visibilidade e obter tráfego orgânico, o primeiro passo é escolher as palavras certas para usar no Google Ads.
Com isso, a construção dos anúncios fica muito mais direcionada, sendo possível atingir um público-alvo específico, com maiores chances de conversão.
O que é a correspondência de palavra-chave?
O Google Ads permite o cadastramento de inúmeros tipos de palavras-chave, que já permitem uma amplitude grande de resultados. Por exemplo, as empresas de manutenção industrial podem usar termos relativos aos seus serviços para serem encontradas dentro das pesquisas. No entanto, nem sempre as palavras-chave usadas são as pesquisadas pelos usuários. Isso porque é preciso considerar erros de digitação, bem como entradas diversificadas, porém com a mesma proposta. Por meio do trabalho de inteligência, o Google percebeu que havia muitas pesquisas com erros ortográficos, representando um total de 7% das buscas. Na prática, esses inconvenientes prejudicavam as campanhas das empresas, pois os anúncios não eram veiculados. Por conta disso, o Google resolveu dar uma margem de entendimento de pesquisa com termos diferentes, mas com a mesma relação direta com as palavras-chave cadastradas. No caso da empresa de manutenção, por exemplo, o termo “manutenção de transformadores” pode ser acompanhado das seguintes palavras-chave:- Manutenção transformadores SP;
- Manutenção transformadores preço;
- Preço de manutenção transformadores;
- Manutenção transformadores diesel;
- Entre outros.