Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como escolher as palavras-chave para sua campanha no Google Ads

Eduardo Larbac - 8 de junho de 2020

Como escolher as palavras-chave para sua campanha no Google Ads Como escolher as palavras-chave para sua campanha no Google Ads
O Google Ads, ou Adwords, é a plataforma de anúncios do Google, sendo um serviço usado para exibir links patrocinados, por meio de buscas por palavras-chave. 

Os dados são exibidos nos resultados de pesquisa, tendo relação com o termo pesquisado, colaborando para que os usuários possam encontrar assuntos relacionados mais facilmente.

A proposta é muito vantajosa também para as empresas que desejam se destacar na internet, pois melhoram a classificação das páginas dentro do Google. 

Dessa maneira, é possível aumentar o número de visitantes no site e, como consequência, melhorar a conversão de leads (potenciais clientes).

O Google Adwords oferece outros formatos de anúncios, além da rede de pesquisa, como em banners e vídeos. Assim, é possível exibir as propagandas em áreas especiais e dar visibilidade em diversos sites parceiros do Google.

O Ads é a principal fonte de receita do Google. Em 2011, a ferramenta publicitária foi capaz de gerar 96% dos quase 37,9 bilhões de dólares que a empresa faturou. 

Devido a todo esse rendimento, as empresas já entenderam que é extremamente importante investir no Google Adwords, como parte estratégica do planejamento de marketing digital.

Contudo, para quem deseja aumentar a visibilidade e obter tráfego orgânico, o primeiro passo é escolher as palavras certas para usar no Google Ads. 

Com isso, a construção dos anúncios fica muito mais direcionada, sendo possível atingir um público-alvo específico, com maiores chances de conversão.

O que é a correspondência de palavra-chave?

O Google Ads permite o cadastramento de inúmeros tipos de palavras-chave, que já permitem uma amplitude grande de resultados. 

Por exemplo, as empresas de manutenção industrial podem usar termos relativos aos seus serviços para serem encontradas dentro das pesquisas.

No entanto, nem sempre as palavras-chave usadas são as pesquisadas pelos usuários. Isso porque é preciso considerar erros de digitação, bem como entradas diversificadas, porém com a mesma proposta.

Por meio do trabalho de inteligência, o Google percebeu que havia muitas pesquisas com erros ortográficos, representando um total de 7% das buscas. 

Na prática, esses inconvenientes prejudicavam as campanhas das empresas, pois os anúncios não eram veiculados.

Por conta disso, o Google resolveu dar uma margem de entendimento de pesquisa com termos diferentes, mas com a mesma relação direta com as palavras-chave cadastradas. 

No caso da empresa de manutenção, por exemplo, o termo “manutenção de transformadores” pode ser acompanhado das seguintes palavras-chave:

  • Manutenção transformadores SP;
  • Manutenção transformadores preço;
  • Preço de manutenção transformadores;
  • Manutenção transformadores diesel;
  • Entre outros.

Essa atualização do algoritmo do Google não anula a palavra-chave principal cadastrada, visto que as variações são bastante simples. 

4 dicas para escolher as palavras-chave adequadas para o Google Ads

Independentemente das variações, é importante destacar que as palavras-chave fazem parte da segmentação, que é o ponto principal de toda campanha de marketing. 

Afinal de contas, mesmo errando na escrita dos termos, é preciso escolher aqueles que realmente correspondem às buscas feitas pelo público-alvo.

Até porque, quem tem interesse em saber onde comprar rolamentos, faz parte de uma audiência específica, com necessidades e características singulares. Dessa forma, é possível direcionar o seu anúncio no Google Ads.

Daí a necessidade de saber como escolher as palavras-chave adequadas, selecionando os termos que mais dialogam com seus clientes. Abaixo, confira algumas dicas que podem te ajudar nessa empreitada.

1 – Acesse o planejador de palavras-chave

O primeiro passo para escolher melhor as palavras-chave é acessar o Planejador. Trata-se de uma ferramenta gratuita, do próprio Google. Para acessá-la, é necessário ter uma conta cadastrada, incluindo um endereço de e-mail e o seu site.

Para realizar uma consulta no Planejador, clique na primeira opção para encontrar as novas palavras-chave, verificando os dados e volumes de pesquisas. 

É possível utilizar alguns filtros disponíveis na ferramenta, sempre levando em consideração o que a sua persona poderia buscar na internet para encontrar o produto ou serviço no Google.

O Planejador também permite definir as localidades para as quais se pretende fazer a pesquisa, tendo um resultado mais preciso e segmentado. 

Também é possível incluir palavras-chave negativas, para evitar o aparecimento de conteúdos que não tenham a ver com a sua oferta.

Leve em consideração os resultados apresentados no Planejador. Por exemplo, a palavra-chave “montagem de tubulações industriais” pode ter uma média de pesquisas mensais, um número de concorrentes e o custo por clique (CPC).

Assim, é possível alcançar um bom posicionamento, seja ele pago ou orgânico, quando houver uma pesquisa com a sua palavra-chave escolhida.

2 – Opte por palavras com intenção de compra

O principal objetivo das campanhas do Google Ads é gerar conversão de leads. Por isso, se a intenção é vender, o recomendável é optar por palavras-chave que demonstrem intenção de compra por parte da audiência.

Com isso, é possível abordar pessoas realmente interessadas no seu produto, serviço ou no ramo de atividade da sua empresa.

Por exemplo, imagine uma pesquisa no Google pelo termo “manutenção aeronaves onde comprar”. Esse tipo de busca já nos revela o propósito do público, que é encontrar empresas que prestem esse tipo de serviço.

Mas se o usuário pesquisou “manutenção de aeronaves”, o objetivo pode ser diferente. Até porque, o termo se refere a uma busca mais geral, demonstrando que o visitante ainda não está totalmente decidido e precisa saber de mais informações sobre a atividade.

3 – Mapeie as palavras-chave pelo funil de vendas

Mais do que verificar a intenção de compra, é preciso escolher as palavras-chave conforme o estágio do funil de vendas. 

Dessa forma, a conversão se torna muito mais efetiva, pois é possível oferecer o conteúdo correto, de acordo com a jornada de compra.

No topo do funil, encontram-se as palavras-chave que visam atrair o público. Normalmente, aqui estão os conteúdos como blog posts e artigos que permitem uma explanação maior a respeito do produto, serviço ou assunto relacionado.

Por exemplo, o termo “reservatório apoiado” é para o topo de funil, pois a pesquisa usa uma palavra-chave mais geral, demonstrando que o usuário ainda precisa se informar mais a respeito do equipamento.

Já no meio de funil estão os usuários que possuem algum conhecimento sobre a temática e que compreenderam que há um problema. Ou seja, aqui estão as pessoas que buscam uma solução.

Por isso, as pessoas buscam por termos mais específicos, por exemplo, “corte a laser SP”. Quer dizer que os usuários querem saber onde encontrar o serviço e, é bem provável, que eles desejem descobrir uma empresa na região de São Paulo.

Caso o seu conteúdo tenha ajudado o internauta no topo de funil, é possível que ele veja o seu negócio com melhores olhos e considere comprar o produto ou serviço. Sendo assim, é importante oferecer uma boa oferta.

Por último, o estágio de fundo de funil é o momento de tomada de decisão. O usuário já analisou todas as opções e decidiu qual é a melhor para a sua necessidade. 

Ou seja, é a hora da compra e, por isso, as palavras-chave podem incluir alguns termos como “preço”, “onde comprar”, entre outros.

4 – Pesquise mais sobre o seu público-alvo

Escolher as palavras-chave não é algo tão simples. Às vezes, mesmo fazendo as melhores escolhas, seguindo o Planejador e considerando as etapas do funil de vendas, nem sempre obtemos o tráfego desejado com o Google Ads.

Diante disso, uma solução para fazer as melhores escolhas é conhecer melhor o seu público-alvo. 

Afinal de contas, quem procura por aluguel de munck, por exemplo, tem um perfil bem específico e, conhecer essas características é fundamental para orientar melhor as campanhas e conteúdos.

Por esse motivo, se for preciso, faça uma pesquisa de mercado, ou analise os dados dos seus clientes, levantando a faixa etária, nível de escolaridade, gênero, preferência, entre outros aspectos que possam ser interessantes para a construção do seu anúncio.

Conclusão

O Google Adwords é uma das plataformas mais eficientes para aumentar o tráfego e o número de visitantes em uma página, além de ser uma excelente ferramenta para conversão de leads e, possivelmente, crescimento das vendas.

Por esse motivo, muitas empresas já conhecem o potencial do Ads e buscam construir campanhas assertivas, principalmente através do emprego de palavras-chave. Desse modo, o seu site pode aparecer com uma melhor classificação, após uma busca do usuário.

Contudo, escolher os termos ideais é algo que demanda planejamento e reflexão. Afinal de contas, não basta inserir qualquer palavra, é preciso orientar a busca conforme as preferências e necessidades do público-alvo, além das intenções de compra.

Como consequência, tem-se um anúncio muito mais direcionado, com resultados positivos para ajudar no crescimento da sua empresa no mundo virtual.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como automatizar suas vendas no facebook?
Próximo Artigo A importância do remarketing em uma campanha

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac