O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no mundo, tanto por pessoas quanto por empresas. Ele veio para diminuir ainda mais a distância entre pessoas e organizações, facilitando a comunicação entre todos.
Por sua modernidade e facilidade de uso, este app de mensagens instantâneas conquistou bilhões de usuário ao redor do planeta e passou a fazer parte das estratégias das empresas.
Por meio dele, as marcas conseguiram se aproximar de seu público-alvo, complementando seu atendimento e ainda podendo oferecer seus produtos e serviços. Tudo isso é feito por meio de uma conta exclusiva conhecida como WhatsApp Business.
Só que o aplicativo inovou mais uma vez, e agora os clientes poderão realizar pagamentos por meio do app. Isso vai trazer muitas vantagens, tanto para as marcas quanto para os clientes.
Para isso, é necessário conhecer um pouco mais essa funcionalidade e todas as implicações que a envolvem. Mas também é necessário conhecer a fundo o WhatsApp Business.
Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é essa nova atualização, como as empresas podem usá-la a seu favor, o que é WhatsApp Business e como uma organização pode usar para expandir a marca.
O que é o pagamento via WhatsApp?
Desde o dia 15 de junho de 2020, o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do mundo passou a permitir que pessoas enviem dinheiro a terceiros, bem como paguem por produtos e serviços, por meio do app. A novidade foi liberada inicialmente a um selecionado grupo de pessoas e, ao longo das semanas, os demais usuários foram liberados. Para realizar a ação, a opção “pagamento” será incluída no menu de ações. Então, por exemplo, uma pessoa que comprou cavalete de sinalização, basta clicar no sinal “+” no iPhone ou no clipe dos aparelhos android. Essa plataforma de pagamentos vai abranger todos os aplicativos pertencentes a mesma empresa do WhatsApp, como Facebook e Instagram.Como as empresas podem usar essa função?
Empresas de todos os portes e segmentos já podem começar a usar essa funcionalidade do aplicativo. É uma forma rápida e simples de negociar com cliente e receber pagamentos rapidamente. Há ainda, algumas maneiras de usar o aplicativo, como:Usar o WhatsApp Business com um número exclusivo para o negócio
É uma ferramenta simples e gratuita e que oferece diversas funcionalidades para os negócios. Alguns exemplos são:- Informações da empresa como endereço e telefone;
- Respostas ágeis;
- Etiqueta em mensagens e clientes;
- Catálogo de produtos;
- Conexão com a página do Facebook.
Divulgar o número do WhatsApp empresarial
É fundamental que o cliente conheça o número da empresa para poder realizar os pagamentos. O número deve ser destacado em todos os materiais e ambientes de divulgação da marca, tanto na internet quanto fora dela. É importante criar comunicados para as redes sociais, espalhando a informação para que o cliente tenha acesso ao número e entre em contato.Criar uma lista de contatos
Seja uma fabricante de tags para roupas ou qualquer outra empresa, é importante fazer um cadastro para os novos clientes. Solicite os contatos e peça para enviar comunicados sobre produtos, serviços e, claro, pagamentos. A lista deve ser criada de maneira segmentada para enviar os informativos de modo mais personalizado. Mas caso o cliente não aceite, é preciso agir com cordialidade.Construir uma relação on-line
Para isso, deve-se usar o recurso das listas de transmissão. Por meio dela, é possível manter contato com 256 pessoas. Funcionam como grupos, a diferença é que os clientes vão receber a mensagem de, por exemplo, uma fábrica de etiqueta para joia individualmente. É uma ótima oportunidade para criar promoções exclusivas para alguns clientes da lista. Isso aumenta o vínculo positivo da marca com seus clientes.Prestar um bom atendimento on-line
É muito importante investir tempo e conhecimento nas respostas enviadas aos clientes pelo WhatsApp. O ideal é que a pessoa que formule as mensagens tenha bons conhecimentos em ortografia, seja resolutiva e também simpática nas palavras. Isso porque, em muitas ocasiões, o cliente quer ser ouvido e o problema pode ser resolvido ali mesmo, durante a conversa pelo app.Como receber pagamentos pelo WhastApp
Existem duas exigências para receber o pagamento pelo app, que são ter uma conta no Facebook Pay e uma conta de comerciante na Cielo. Depois, na aba “Pagamentos” da tela inicial selecione a opção “Facebook Pay”; a seguir, escolha a opção “Receber pagamentos por vendas”. Aperte continuar para aceitar os termos de serviço do WhatsApp Business, do Facebook e da Cielo. Depois, é preciso criar uma conta Cielo dentro do Facebook Pay, inserindo CPF ou CNPJ. Nas próximas duas telas, o usuário deve inserir os dados comerciais e pessoais. Na outra tela, forneça os dados bancários da empresa de aluguel de gerador de energia ou qualquer que seja o seu negócio para o Facebook Pay. Por fim, faça a verificação da conta. Depois disso, são necessários até 3 dias úteis para começar a receber pagamentos, estes que serão validados na conta em até 2 dias úteis.O que é WhatsApp Business?
Falamos muito sobre o WhatsApp Business até aqui, mas os negócios que estão começando agora talvez não o conheçam muito bem. E para receber pagamentos pelo aplicativo, é importante conhecer essa versão. O WhatsApp Business foi pensado para melhorar a comunicação entre clientes e empresas, desde uma pequena loja de utilidades domésticas até uma grande empresa de locação de tendas. Ou seja, todos os segmentos podem usar essa versão. Ele está disponível tanto para Android quanto iOS e permite uma comunicação muito melhor entre empresas e clientes, por meio de funcionalidades e ferramentas. Estas visam a classificação e a automatização de mensagens, além da possibilidade em respondê-las de maneira mais rápida e eficiente.Como as empresas podem usar o WhatsApp Business
Apesar desta versão ser bem similar ao app convencional, o business possui funcionalidades diferentes que ajudam a expandir a marca. Suas funcionalidades são:Perfil empresarial
No momento de criar uma conta para a empresa, é necessário preencher algumas informações referentes ao negócio, tais como:- Nome da empresa;
- Horário de funcionamento;
- Endereço do site;
- Segmento de atuação;
- Breve descrição da empresa;
- Endereço físico.