O digital influencer, também conhecido só como influencer ou influenciador, é um perfil famoso nas redes sociais, com capacidade de ditar tendências, comportamentos e opiniões, conquistando um público-alvo afinado com as suas ideias.
Com o crescimento das redes sociais, os influenciadores começaram a transformar o prestígio que eles têm com a audiência em ganhos financeiros, através da monetização de seus conteúdos e da parceria com empresas.
Por exemplo, uma blogueira famosa que vai reformar a casa pode firmar um acordo com uma empresa de pintura de apartamento e, dessa forma, fazer propaganda do serviço, para que o seu público se interesse em fechar negócio.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, cerca de 76% dos consumidores já compraram um produto ou serviço por recomendação de influenciadores digitais. Entre as principais aquisições, destacam-se acessórios de beleza (52%), livros e moda (42%), alimentos e bebidas (30%) e smartphones (29%).
Diante desse percentual e do crescimento cada vez maior do marketing de influências, várias empresas buscam perfis famosos para parcerias.
Mas será que vale a pena contratar um influencer para ajudar a alavancar seu canal corporativo? E quanto é o ROI (Retorno sobre Investimento)?
O artigo de hoje pretende responder a estas perguntas, além de dar dicas de como encontrar o melhor influencer, levando em conta as características do público-alvo, as especificações do produto ou serviço, bem como os objetivos do seu negócio.
Quais as vantagens de contratar um influenciador digital?
Quando procuramos móveis planejados residencial, por exemplo, temos a tendência de buscar por recomendações de amigos, parentes, conhecidos, ou até mesmo clientes que já fecharam negócio com uma determinada empresa. Esse comportamento é comum entre os consumidores, pois ouvir o que outras pessoas têm a dizer sobre um determinado produto ou serviço é uma forma de comprovar a confiança da marca e, com isso, tornar a decisão de compra mais assertiva. As empresas sabem disso, tanto que utilizam o gatilho mental da prova social como parte de suas estratégias de marketing (seja na divulgação de depoimentos, ou na exibição de avaliações dos clientes, por exemplo). No caso dos influenciadores, devido à sua popularidade, eles aparecem como pessoas de grande credibilidade, permitindo que falem e testem produtos com propriedade e, dessa forma, influenciem o público, também contribuindo para a tomada de decisão. Abaixo, confira algumas das principais vantagens em contratar um influenciador digital para a sua marca.Audiência mais engajada
Engana-se quem pensa que os melhores influenciadores são aqueles com um grande número de seguidores. O que conta mesmo na hora de escolher a personalidade adequada é o engajamento que ele tem com a audiência. Geralmente, os influenciadores digitais têm um poder grande de persuasão devido à sua proximidade com o público-alvo. Ou seja, as personalidades se inserem como parte de seus consumidores, com atitudes, comportamentos, gostos e interesses semelhantes. Devido à essa identificação e forte engajamento com o influenciador, é bem provável que as pessoas queiram adquirir o que foi recomendado e testado pela personalidade.Alto poder de segmentação
Ainda levando em conta esse poder de engajamento e proximidade com a audiência, vale lembrar que um diferencial dos influenciadores digitais é a segmentação do público. Quer dizer que se a personalidade trata de casa, construção e decoração, a audiência também se interessa pelos mesmos assuntos. Por isso, uma parceria com empresas de cobertura residencial pode ser muito mais proveitosa, do que fechar contrato com um empreendimento fitness, por exemplo. Portanto, a divulgação é extremamente direcionada para quem faz parte desse universo e, além disso, confia na indicação do influenciador digital. Vale dizer que quanto maior é a segmentação do público, maiores são as chances de conversão, já que é possível atingir o consumidor certo, no momento ideal, com um conteúdo personalizado.Diversidade nos canais de comunicação
Para alcançar um número alto de clientes, é preciso amplificar a marca para diversos canais de comunicação. No entanto, há diversas plataformas online e, cada uma delas, demanda uma estratégia específica. Mas os influenciadores se destacam nesse aspecto, pois é muito raro que eles estejam presentes em apenas uma plataforma. Desse modo, ao recomendar um curso de síndico profissional com certificado, o influenciador usará vários canais, aumentando o reconhecimento da marca em diferentes mídias. Vale a pena ficar atento às redes preferidas dos usuários, para melhor alcance e engajamento. Segundo a pesquisa da QualiBest, são elas:- YouTube (81%);
- Instagram (81%);
- Facebook (49%);
- Twitter (27%).
Um Comentário
Show! estávamos com essa duvida referente ao canal da empresa.
obrigado pelo conteúdo