A posição zero do Google, também chamada de “featured snippet”, consiste em uma informação de destaque, que aparece na primeira classificação do buscador, como resultado de uma pesquisa orgânica, ficando abaixo só dos links patrocinados.
Esse espaço é tido como privilegiado, visto que a maior parte dos acessos vai para o site em questão, resultando em um aumento significativo do tráfego orgânico, bem como das taxas de conversão.
De acordo com o próprio Google, esse novo “método” de classificação das páginas será cada vez mais comum, sendo parte de uma estratégia do buscador para oferecer informações relevantes aos usuários, de maneira mais rápida e efetiva.
Por conta disso, quem trabalha com SEO (Search Engine Optimization), isto é, com as técnicas de otimização para os mecanismos de busca, precisa ficar atento à essa nova modalidade, para atualizar e aprimorar os conteúdos.
No artigo de hoje, saiba mais o que é a posição zero do Google e aprenda a conquistar esse ranqueamento. Acompanhe a leitura!
O que é o featured snippet?
O feature snippet, como é chamada a “posição zero” do Google, é uma espécie de caixa de resposta, que aparece na primeira classificação do buscador, com a intenção de mostrar ao usuário, de forma objetiva e simples, a resposta que ele procura. Por exemplo, imagine que um internauta pesquisou o seguinte: “o que é alpinismo industrial?”. O primeiro resultado de pesquisa será um featured snippet, descrevendo exatamente o que é o serviço. Observe: “O alpinismo industrial é uma técnica para trabalhos em altura, para que os colaboradores possam alcançar locais de difícil acesso, com o uso de equipamentos de proteção individual e coletivos, em conjunto com estruturas de apoio”. Percebe-se que é a resposta objetiva da pesquisa realizada, mas que possui relação com uma determinada palavra-chave, ou seja, com o termo central da busca.Qual a importância do featured snippet?
Mais do que alcançar a posição zero do Google, o featured snippet oferece uma resposta confiável ao usuário. Por esse motivo, os sites que conquistam esse ranqueamento são vistos com “melhores olhos”, pois possuem credibilidade e autoridade, além de terem se destacado da concorrência. Nesse sentido, ocupar a posição zero é importante porque:- Aumenta o tráfego orgânico do site;
- Aumenta a taxa de conversão de leads;
- Aumenta a autoridade do seu conteúdo;
- Melhora o reconhecimento da página.
Como alcançar a posição zero no Google?
Já que a posição zero é caracterizada pela presença de informações objetivas, o seu conteúdo deve seguir algumas diretrizes para alcançar essa classificação. Em geral, há três maneiras diferentes de chegar na tão sonhada posição zero na plataforma de busca. São elas:Parágrafos curtos
Os parágrafos curtos funcionam como uma espécie de “caixa de resposta”, sendo a forma mais convencional de aparecer na posição zero do Google. Trata-se de um parágrafo sucinto, direto, oferecendo a resposta para exatamente aquilo que o usuário pesquisou. Por exemplo, se alguém digitar “o que é filtro coalescente”, o parágrafo trará uma descrição breve, explicitando sobre o artigo e a sua funcionalidade.Listas
As listas são velhas conhecidas no SEO e servem para chamar a atenção dos usuários, trazendo informações segmentadas e de fácil visualização. Normalmente, elas se referem a dicas, tutoriais (passo a passo) e exemplos, que podem ser organizados com numerações ou como um tipo de inventário. Por exemplo, se um usuário digitar “10 melhores serviços de contabilidade em SP”, é provável que a posição zero traga uma lista, relacionando esses empreendimentos.Tabelas
As tabelas também são bastante recorrentes na posição zero e, o melhor de tudo, elas não têm muita concorrência. Isso significa que é mais fácil alcançar a classificação com esse conteúdo, em comparação aos outros métodos. Uma dica é usar tabelas para comparações de preço. Por exemplo, quando um usuário procura “manutenção de redutores valor”, pode se deparar com um featured snippet com várias precificações, em formato de tabela, dependendo da empresa.5 dicas para alcançar a posição zero do Google
Não é fácil conquistar a posição zero do Google. Por esse motivo, a estratégia deve ser trabalhada a longo prazo, no tempo de toda a produção de conteúdo do seu site ou blog. Vale lembrar que as estratégias de SEO são focadas em resultados orgânicos e, devido a isso, pode ser que os resultados demorem para chegar, ainda mais comparados com os links patrocinados (campanhas pagas). Contudo, há algumas formas de melhorar o ranqueamento do seu conteúdo e a produção do seu featured snippet. Abaixo, confira algumas dicas.1 – Conheça os assuntos mais pesquisados
Os snippets são focados em parágrafos curtos, listas e tabelas. Por isso, são perfeitos para tutoriais, comparações e informações técnicas. Uma pesquisa na área de marketing digital descobriu alguns conteúdos que são mais buscados pelos usuários e costumam funcionar melhor com o featured snippet. São eles:- Área financeira e matemática;
- Condições climáticas;
- Sintomas de doenças;
- Tutoriais de receitas.
2 – Use palavras-chave em perguntas
As palavras-chave com maior índice de busca costumam aparecer com mais frequência no featured snippet. No entanto, elas são normalmente precedidas de perguntas, já que a posição zero tem como principal objetivo responder algo. Por esse motivo, use frases e palavras-chave com: como, onde, quando, custo, melhor forma, entre outras. Por exemplo, se o termo escolhido para o seu conteúdo é dispensador de etiquetas adesivas, uma boa dica é usar a palavra-chave em uma frase interrogativa, como: “para que serve o dispensador de etiquetas adesivas?”. Uma dica para facilitar essa construção é usar a ferramenta Keyword Planner, do próprio Google, que ajuda na identificação das palavras-chave, bem como de frases que acompanham esses termos.3 – Escreva um conteúdo claro
O conteúdo deve responder de maneira clara e satisfatória a pergunta feita pelo usuário. Por isso, evite usar termos que possam confundir a compreensão ou dificultar o entendimento do público. Além disso, o código de escrita precisa ser bem limpo, para que o Google possa escaneá-lo e fazer a indexação correta. Ou seja, sempre responda a pergunta que contém a palavra-chave e não fuja do assunto. Por isso, se a intenção é saber o “preço de dispositivos de controle”, coloque os valores em uma tabela, por exemplo, mas mostre-os aos usuários. Também é importante verificar a satisfação do público em relação ao conteúdo produzido. Para isso, faça uma análise das estatísticas, com atenção a alguns indicadores, como a quantidade de compartilhamento do link, tempo de permanência na página, entre outros.4 – Tenha cuidado com o código
O código do seu conteúdo também é essencial para alcançar a posição zero. Afinal de contas, o Google irá lê-lo e, a partir dele, fazer a classificação do seu site. Por isso, aqui vão algumas dicas:- Coloque a pergunta principal como título (H1);
- A resposta não deve ultrapassar 3 linhas (um parágrafo);
- Verifique se o HTML está com as tags corretas (<p>);
- Coloque a resposta logo abaixo do H1;
- Mantenha a resposta entre 40 a 55 palavras.
5 – Siga algumas “regrinhas”
Há uma fórmula básica para alcançar a posição zero do Google. Acompanhe os detalhes abaixo:- Repita a pergunta do usuário logo no começo do primeiro parágrafo;
- Responda de maneira clara e direta;
- Use imagens e ativos de marketing para aumentar a relevância;
- Comece com a resposta, não enrole e foque no que é importante.