As ações em marketing são importantes para qualquer tipo de negócio, uma vez que são elas que divulgam a marca, seus produtos e serviços.
No entanto, apesar de parecerem simples, principalmente no que tange às práticas de marketing digital, elas precisam ser desenvolvidas por profissionais da área.
É dessa forma que as empresas conseguem atingir seus objetivos, como aumentar as taxas de conversão, impactar o público certo, aumentar as vendas etc.
Tudo o que for feito, será desenvolvido por pessoas que vão conhecer bem a empresa, sua realidade, necessidades e objetivos. Com isso, são desenvolvidas estratégias que se adequam a cada organização.
Desde criação de conteúdos, passando por otimização de sites, anúncios pagos e outras práticas, tudo é feito de maneira direcionada, tanto para a marca quanto para sua audiência.
Além disso, todas as ações são acompanhadas e analisadas, para que possam ser melhoradas e trazerem os melhores resultados. Assim, a organização fará um bom uso dos recursos que investiu em marketing.
Só que tudo isso só é possível com o trabalho de profissionais, e o gestor é um deles. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre esse profissional.
O que faz um profissional de marketing?
O principal papel do profissional de marketing é tornar produtos e serviços mais atraentes aos olhos dos consumidores, por meio de estratégias de marketing e, com isso, aumentar as vendas. É ele quem vai criar conteúdos satisfatórios para quando alguém pesquisar, por exemplo, sobre extintor de incêndio preço. Só que, para isso, ele precisa conhecer a fundo áreas como análise de dados, comportamento do consumidor, publicidade, vendas e marketing digital. Dessa forma, consegue realizar um estudo de mercado que o capacita a entender quem é o consumidor, traçando estratégias direcionadas a ele. Em outras palavras, ele vai levar a marca até pessoas interessadas nas soluções que ela tem a oferecer.O que faz um gestor de marketing?
Dentre os profissionais de marketing está o gestor, que assume um papel estratégico dentro das organizações, principalmente no que diz respeito ao aumento das vendas, engajamento, boa comunicação e inovação. Dessa forma, se alguém pesquisar no Google sobre, por exemplo, arame recozido preço, vai encontrar, primeiro, os sites que foram trabalhados por um bom gestor de marketing. Ademais, esse profissional também atua direta e indiretamente nos anúncios, adequando os produtos ou serviços às necessidades do público-alvo, por meio de uma linguagem apropriada. Para alcançar boas estratégias de vendas e interação com a audiência de uma marca, o gestor faz uma série de pesquisas acerca do comportamento do consumidor, além de obter informações como:- Situação do mercado;
- Tendências da economia;
- Dados demográficos;
- Idade;
- Gênero;
- Tipos de conteúdos buscados.
Capacidades que um gestor de marketing precisa ter
As mudanças tecnológicas e o uso contínuo da internet, principalmente quando falamos de redes sociais, exigem que o gestor de marketing saiba trabalhar muito bem com as estratégias de vendas on-line. Ele precisa conhecer ferramentas como:- Google Adwords;
- SEMO;
- SEO;
- Google Analytics;
- Marketing de Conteúdo;
- Monitoramento de redes sociais;
- Desenvolvimento de anúncios.