A lista de e-mails é uma das ferramentas mais importantes para a nutrição de leads (potenciais clientes), sendo usada como parte das estratégias de marketing digital para conquistar, fidelizar e encantar o público-alvo.
Embora a era atual seja das redes sociais, o e-mail ainda é considerado a plataforma mais eficiente para as campanhas de marketing, além de ser o canal de comunicação mais usado em todo o mundo.
De acordo com um levantamento do Statista, em 2019, os usuários globais de e-mail totalizaram mais de 3,9 bilhões de pessoas. A projeção é que esse número ultrapasse mais de 4,3 bilhões de usuários em 2023 – o que equivale a metade da população mundial.
Além disso, estima-se que 92% das pessoas usam esse canal, sendo que 61% delas, diariamente. Em paralelo, 72% dos consumidores preferem o e-mail como ferramenta de comunicação com as empresas.
A partir desses números, já dá para ter uma ideia da importância do e-mail marketing como estratégia de nutrição e fidelização dos clientes. Porém, é preciso ter cuidado com a lista de e-mails, para que sua campanha não seja confundida com o indesejado spam.
No artigo de hoje, saiba como e por que construir sua lista de e-mails, para ter uma rede de contatos segmentados para o seu plano de marketing digital. Acompanhe a leitura!
Por que ter uma lista de e-mails?
Além do número alto de usuários de e-mails, que por si só já justificaria a criação de uma lista de contatos, vale a pena levar em consideração os outros benefícios das campanhas de e-mail marketing. O envio de mensagens por correio eletrônico é uma forma de trabalhar o relacionamento com as pessoas interessadas no seu negócio, por isso, é uma estratégia que serve para todos os tipos de empreendimentos, como empresas de aço, lojas de roupas, etc. Sem o contato por e-mail, é mais difícil manter essa aproximação com seus clientes, ou até mesmo enviar conteúdos informativos, aprofundados e valiosos sobre produtos, serviços ou temáticas relacionadas ao mercado. A seguir, conheça alguns dos principais benefícios em ter uma lista de e-mails.Alta taxa de engajamento
O e-mail marketing é capaz de impactar positivamente a marca diante do público, por meio de ofertas, compartilhamento de materiais, entre outros conteúdos. De acordo com pesquisas na área, a taxa de engajamento dos usuários cadastrados na sua lista de e-mail é muito maior do que qualquer outro canal. Cerca de 35% do público abre um e-mail, considerando apenas um assunto. Além disso, em comparação com as redes sociais, o e-mail consegue obter até 40 vezes mais engajamento. Muito disso, deve-se à personalização das mensagens, pois é possível segmentar a lista de contatos, incluindo o nome dos usuários em cada conteúdo. Assim, quando alguém recebe uma mensagem com desconto no aluguel de transformadores e o assunto já vem personalizado com o nome, as chances de abertura são muito maiores.Aumenta as chances de venda
Os clientes da sua lista de e-mails costumam gastar 138% a mais do que outros consumidores. Além disso, cerca de 44% dos usuários cadastrados fazem, pelo menos, uma compra no ano, com base nos conteúdos recebidos por mensagens eletrônicas. Essas porcentagens mostram o quanto a lista de e-mails é importante para aumentar as chances de venda, sendo uma ótima estratégia de relacionamento e conversão. Diante disso, caso a sua marca queira convencer o cliente de comprar creatina, por exemplo, a melhor forma de fazer isso é por e-mail.Excelente ROI (Retorno sobre Investimento)
Criar uma lista de e-mails é uma das estratégias mais baratas dentro do marketing digital. Além disso, diante das boas taxas de conversão e chances de venda, o ROI médio é de 3800%, além de gerar 3 vezes mais valor do que postagens em redes sociais. A estimativa é que 77% do ROI do e-mail marketing seja oriundo de campanhas automatizadas. Isso demonstra a importância de investir na tecnologia para segmentação da lista de contatos e o envio personalizado de mensagens. No entanto, qualquer negócio pode fazer esse investimento: seja uma empresa de transporte de carros, ou uma grande multinacional.Como construir a minha lista de e-mails?
Diante de todas as vantagens da lista de e-mails, várias empresas buscam alternativas para incrementar seus contatos e, dessa forma, alcançar bons resultados com campanhas de marketing digital. No entanto, como dito anteriormente, é preciso ter cuidado na construção da sua lista, uma vez que a compra dela configura uma prática de spam, não muito bem vista na internet. Por esse motivo, separamos algumas dicas de como ter uma lista completa, orgânica e que trará bons resultados para a sua empresa.Crie uma oferta relevante
O modo clássico de conquistar o contato dos usuários é por meio das landing pages, que são páginas focadas na conversão e que oferecem um conteúdo relevante. Sendo assim, a sua marca pode compartilhar com os usuários, em troca do contato de e-mail, os seguintes materiais:- E-books;
- Inscrição em newsletters;
- Acesso a um webinar;
- Cupons de desconto;
- Links para podcasts;
- Entre outros.