Conhecer o consumidor. Esse é um dos pontos mais importantes de um bom planejamento de marketing. É sobre isso que trata o Database Marketing (DBM) propor uma estratégia de coleta e análise de dados que possibilite às empresas melhorar a relação com os consumidores.
Se antes essa relação era mais engessada e vertical, possibilitando uma grande influência por parte da publicidade sobre o público, atualmente ela tem acontecido de maneira mais criativa e dinâmica, sendo possível uma interação entre ambos de forma mais tecnológica e eficiente.
Nos dias de hoje, a experiência do consumidor é um dos fatores mais importantes para o sucesso e a boa reputação das marcas e empresas no mercado. Até porque, um cliente satisfeito tende a fazer uma ótima propaganda da sua empresa.
O Database Marketing vem para que essas relações se tornem ainda mais firmes através da compilação de dados, transformando-os em informações importantes que possibilitem a tomada de ações que aumentem os resultados de uma empresa.
Os consumidores têm se tornado cada vez mais diversos: gostos, preferências, idade, acesso à tecnologia ou outros fatores.
Os perfis são cada dia mais distintos e requerem uma ação inteligente por parte da empresa, principalmente, para que ela se adapte às necessidades e comportamentos.
Aplicar o Database Marketing fornece às empresas a possibilidade de estabelecer uma comunicação cada vez mais frutífera com o público. Entender como ele pode ser implementado nas empresas, representa uma verdadeira vantagem competitiva.
Dados atualizados, avaliação 360, ideias criativas próximas ao cliente, estratégias personalizadas de engajamento ao público ou um perfil completo dos interesses do público-alvo.
Estas palavras formam a base de todo o Marketing, uma ferramenta crítica para o crescimento de uma empresa. Database Marketing é a chave para tudo isso.
Mas como funciona exatamente este mecanismo? Para entendê-lo, é necessário uma breve história sobre o Marketing direto.
Entenda o Marketing Direto
Método que envolve a abordagem direta de um público-alvo, os primórdios do Marketing direto podem ser ilustrados pelo vendedor de rua abordando clientes em potencial para oferecer um produto próximo às suas necessidades. Na era da internet, essa prática ganhou novos contornos e nomes hoje comuns como telemarketing, televendas, e-mail marketing, mala direta, dentre outros. A essência dessa estratégia de propaganda é o contato direto, a busca por pessoas que já estejam interessadas no produto a ser vendido. Estas campanhas direcionadas fomentaram a popularização de fundamentos da atividade publicitária, tais como:- Impressões visuais;
- Brevidade da informação;
- Repetição;
- Reciprocidade.