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O que são os testes A/B no Marketing Digital?

Eduardo Larbac - 27 de novembro de 2020

O que são os testes A/B no Marketing Digital? O que são os testes A/B no Marketing Digital?

Fazer teste A/B constantemente nas estratégias de marketing é fundamental para que as empresas saibam quais estratégias estão dando resultado e quais não estão.

Isso ajuda a aumentar os níveis de conversão e a estabelecer métricas de sucesso. Aliás, poder fazer esse tipo de teste é um dos maiores diferenciais e benefícios do marketing digital.

Tendo essas informações em mãos, as marcas podem decidir o que vão ou não repetir em suas próximas campanhas e ações.

Os testes A/B são considerados, inclusive, a maneira mais eficiente de refinar as estratégias de marketing. A empresa consegue, por exemplo, fazer dois testes mudando apenas uma variável para saber o que deu mais resultado.

Portanto, é uma forma de trabalhar com as melhores ações, sem precisar se basear em suposições, como acontecia antigamente, antes do marketing digital.

Por meio desses testes, uma marca descobre quais ajustes precisa fazer em seu site, e-mail marketing ou em qualquer estratégia que colocar em prática.

Pensando nessa funcionalidade tão indispensável, neste artigo, vamos falar sobre o que são os testes A/B, como funcionam, dar alguns exemplos e falar sobre sua importância. Confira.

O que são testes A/B?

Os testes A/B comparam diferentes variáveis de ações de marketing, para descobrir qual trouxe o melhor resultado. Um exemplo disso é uma fabricante de tanque inox industrial testar suas landing pages para saber qual é a melhor.

Esse tipo de teste é diferente dos chamados multivariados, pois testam mais de uma variável de uma única vez. O A/B, por sua vez, testa apenas uma variável e duas variações dela para escolher a melhor. Por exemplo, se a empresa quer saber qual cor no botão de call to action trouxe mais resultado, ela escolhe duas cores e determina qual ajuda a chegar aos seus objetivos.

Seu funcionamento é bem dinâmico, e pode testar, inclusive, se um e-mail teria mais clique se contasse com uma imagem, por exemplo.

É importante dizer, contudo, que essa prática funciona muito melhor quando somos mais criteriosos na hora de escolher o que será testado.

No caso do e-mail, nem todas as variáveis que a empresa usa em sua estratégia têm relevância na hora de aumentar os cliques ou conversões.

No caso das landing pages, alguns fatores têm mais peso, como assuntos que despertam o interesse dos visitantes. Agora, se uma fabricante de lubrificante spray tem mais experiência no assunto, pode partir para outras variações, como:
  • Elementos visuais;
  • Títulos;
  • Informações sobre o produto;
  • Intertítulos;
  • Campos do formulário;
  • CTA;
  • URL;
  • Imagens;
  • Como os elementos são organizados.
No caso do e-mail, é melhor testar como aumentar seu engajamento usando diferentes formatos. Exemplo disso são contatos que se engajam melhor com e-mails que contenham um único tópico.

A empresa também consegue descobrir qual o melhor horário de envio, assuntos que deve abordar, dentre outros parâmetros.

No caso dos CTA, o teste A/B ajuda a otimizar as taxas de conversão, observando a melhor localização da página para disponibilizá-la, tamanho adequado, texto, cor, elementos gráficos, etc.

Conheça alguns exemplos de testes A/B

Até aqui, você aprendeu o que é teste A/B e como ele funciona, portanto, chegou o momento de conhecer alguns exemplos de como aplicá-lo.

Vamos imaginar que uma empresa de teste de hermeticidade deseja aumentar a conversão de seu site. Para isso, ela pode colocar em prática os seguintes exemplos que mostraremos a seguir. 

Vamos começar pelos anúncios PPC, aqueles pagos a cada novo clique. Eles são importantes para levar o tipo de cliente certo para o site da organização. Mas para conseguir cliques é preciso responder algumas perguntas básicas sobre os visitantes.

Não se tratam de dados demográficos, mas sim de responder a perguntas centrais como quem, o quê, quais resultados preciso, como, o que essas pessoas desejam e por que.

Por exemplo, se o público se interessa por manutenção servo motor, é preciso que o teste A/B se baseie nos anúncios que façam menção a essa pauta, como “importância da manutenção”; “como ela é feita”; “dicas para preservar o servo motor”, etc.

Essas pautas também ajudam a determinar melhor o perfil demográfico de quem clica nos anúncios. Saber como criar esses anúncios é onde as empresas mais têm dúvida.

O teste A/B pode responder a essas dúvidas, esclarecendo, por exemplo, se o público-alvo prefere frete grátis ou pagar uma entrega mais rápida do produto.

Esses testes também ajudam a testar qualidade, seleção e preço dos produtos que a empresa vende, como no caso de mangueira para compressor de ar.

Para fazê-lo, a loja pode se perguntar que tipo de mensagem no anúncio encoraja o cliente a clicar nele? A qualidade do anúncio é relevante? Eles estão mais focados no preço?

Todos esses fatores alteram o formato do anúncio PPC, mas com o teste A/B, a empresa consegue descobrir qual deles trará mais resultado e, assim, evitar gastos com campanhas que não atingem os objetivos.

A conversão de clientes também envolve outras práticas, como o e-mail marketing. Nesse caso, testá-los é importante não apenas para aumentar a taxa de aberturas, mas também as conversões.

Um exemplo de teste A/B neste caso é verificar o conteúdo dinâmico do e-mail, visto que as pessoas reagem de maneiras diferentes em relação à personalização.

Algumas acreditam que se trata apenas de uma jogada de marketing, outras veem com bons olhos. Por isso, alguns testes que podem ser feitos são os utilizando o primeiro nome vs nome nenhum.

Incluir o nome da empresa no campo “De” versus o nome de um funcionário, como um vendedor ou alguém do atendimento ao cliente.

Outra prática muito comum é usar as redes sociais para aumentar as conversões. Neste caso, uma empresa que presta serviço de rip rap pode aplicar o teste A/B para verificar o tamanho do conteúdo que compartilha nas redes sociais.

Trata-se de um fator importante para atrair mais likes e compartilhamento, portanto, essa marca pode testar dois tamanhos diferentes, como um artigo de 2500 palavras e outro de 2000 ou 1500 palavras.

Entenda mais sobre a importância do teste A/B

Tendo em vista tudo o que falamos aqui, não fica difícil imaginar porque os testes A/B são tão importantes para o sucesso das estratégias de Marketing Digital das organizações.

Por meio deles, é possível aprimorar o desempenho da comunicação da organização, visto que ela é necessária para aumentar as vendas, preenchimento de formulários nos sites e os resultados nas estratégias de marketing digital de maneira geral.

Se elas não são boas o suficiente para uma empresa que faça cotação de seguro auto, por exemplo, ela pode fazer os ajustes necessários.

Isso envolve o conteúdo dos textos, design de páginas e todos os instrumentos usados nas campanhas. Assim sendo, fica mais fácil chegar a um objetivo, independentemente de qual seja.

A marca conhecerá melhor quais são as preferências de seu público, permitindo que aperfeiçoe métricas valiosas para a campanha que realiza.

Obtendo dados como número de acessos, taxas de clique, geração de leads, etc., é possível organizar ações de acordo com o perfil do público-alvo, chegando a uma versão mais eficiente da estratégia.

Se a empresa notar que os cliques no e-mail estão muito abaixo do esperado ou que sua landing page faz poucas conversões, pode criar versões diferentes dessas estratégias e fazer o teste.

Somente dessa forma, uma agência especializada em avaliação de perfil comportamental, por exemplo, saberá se a nova versão terá uma performance melhor do que a anterior.

Por fim, os testes A/B ajudam a descobrir as melhores soluções para o site da organização, incluindo a maneira como ele é apresentado ao público.

O site é a porta de entrada e, muito provavelmente, o primeiro contato que o cliente terá com a marca, portanto, todos os seus elementos devem agradá-lo e estar de acordo com suas expectativas.

Os testes A/B ajudam a identificar e comparar elementos que não funcionam dentro do site, para que sejam implementados aqueles que gerem os melhores resultados.

Conclusão

Entender e aplicar o teste A/B ajuda a trazer mais ganhos e resultados para qualquer empresa. O primeiro deles é o fato de não perder tempo e dinheiro com ações e campanhas que não trazem resultado.

Usando as estratégias certas, há uma economia desses dois recursos, mas também, há um direcionamento melhor das ações de marketing.

Em outras palavras, a marca passa a investir naquilo que corresponde ao perfil de seu público-alvo e que o aproxima dela sem erros.

Atrair as pessoas certas é o objetivo de qualquer empresa, pois a partir disso é que chegamos a outros resultados, como aumento das vendas. E usando os testes A/B fica muito mais fácil fazer um bom trabalho em Marketing Digital.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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