Fazer teste A/B constantemente nas estratégias de marketing é fundamental para que as empresas saibam quais estratégias estão dando resultado e quais não estão.
Isso ajuda a aumentar os níveis de conversão e a estabelecer métricas de sucesso. Aliás, poder fazer esse tipo de teste é um dos maiores diferenciais e benefícios do marketing digital.
Tendo essas informações em mãos, as marcas podem decidir o que vão ou não repetir em suas próximas campanhas e ações.
Os testes A/B são considerados, inclusive, a maneira mais eficiente de refinar as estratégias de marketing. A empresa consegue, por exemplo, fazer dois testes mudando apenas uma variável para saber o que deu mais resultado.
Portanto, é uma forma de trabalhar com as melhores ações, sem precisar se basear em suposições, como acontecia antigamente, antes do marketing digital.
Por meio desses testes, uma marca descobre quais ajustes precisa fazer em seu site, e-mail marketing ou em qualquer estratégia que colocar em prática.
Pensando nessa funcionalidade tão indispensável, neste artigo, vamos falar sobre o que são os testes A/B, como funcionam, dar alguns exemplos e falar sobre sua importância. Confira.
O que são testes A/B?
Os testes A/B comparam diferentes variáveis de ações de marketing, para descobrir qual trouxe o melhor resultado. Um exemplo disso é uma fabricante de tanque inox industrial testar suas landing pages para saber qual é a melhor. Esse tipo de teste é diferente dos chamados multivariados, pois testam mais de uma variável de uma única vez. O A/B, por sua vez, testa apenas uma variável e duas variações dela para escolher a melhor. Por exemplo, se a empresa quer saber qual cor no botão de call to action trouxe mais resultado, ela escolhe duas cores e determina qual ajuda a chegar aos seus objetivos. Seu funcionamento é bem dinâmico, e pode testar, inclusive, se um e-mail teria mais clique se contasse com uma imagem, por exemplo. É importante dizer, contudo, que essa prática funciona muito melhor quando somos mais criteriosos na hora de escolher o que será testado. No caso do e-mail, nem todas as variáveis que a empresa usa em sua estratégia têm relevância na hora de aumentar os cliques ou conversões. No caso das landing pages, alguns fatores têm mais peso, como assuntos que despertam o interesse dos visitantes. Agora, se uma fabricante de lubrificante spray tem mais experiência no assunto, pode partir para outras variações, como:- Elementos visuais;
- Títulos;
- Informações sobre o produto;
- Intertítulos;
- Campos do formulário;
- CTA;
- URL;
- Imagens;
- Como os elementos são organizados.