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6 Dicas de Marketing Digital para iniciantes

Eduardo Larbac - 22 de janeiro de 2021

6 Dicas de Marketing Digital para iniciantes 6 Dicas de Marketing Digital para iniciantes
O marketing digital é uma realidade que muitas empresas estão tendo que compreender e se adaptar para que continuem relevantes no mercado. Entretanto, muitas pessoas ainda não entendem exatamente como esse novo formato funciona e como utilizá-lo corretamente.

Por exemplo, uma empresa de usinagem até pouco tempo atrás podia simplesmente criar anúncios tradicionais e esperar os clientes contratarem os serviços. Entretanto, a internet acabou mudando esse tipo de formato engessado.

O avanço da internet certamente mudou a forma de enxergarmos as coisas no mundo. Antes, o acesso à informação era algo extremamente limitado e dependente de veículos de informação tradicionais, como jornais e revistas.

Entretanto, hoje em dia a maioria das informações pode ser acessada com um simples clique, de qualquer lugar do mundo em que haja um dispositivo tecnológico, tal qual um smartphone, e conexão com a internet.

Com a expansão da tecnologia e a facilidade de acesso para a maioria das pessoas, o mercado começou a olhar para este novo método de comunicação e começou a perceber que havia ali uma série de oportunidades a serem exploradas.

Neste ponto, o mundo empresarial mudou completamente. As empresas começaram a atuar de forma cada vez mais forte na internet, apresentando novas formas de interação e de engajamento.

O marketing seguiu a mesma linha, adaptando e inovando as estratégias utilizadas para conseguir compreender esse novo mercado que se formava, bem como as ações que eram necessárias para ampliar o engajamento nele.

Vender, por exemplo, um forno rotativo industrial nos dias de hoje requer inteligência e criatividade para explorar os meios digitais e alavancar as vendas.

A maioria das pessoas no mundo todo está constantemente conectada à internet, afinal é um campo vasto e com diversas oportunidades de negócio a cada momento. Porém, algumas estratégias mais tradicionais já não funcionam neste novo modelo.

Isso porque o acesso rápido e irrestrito à informação acabou por tornar o cliente digital uma pessoa mais exigente, que prefere trabalhar com um contato personalizado, do que receber anúncios padronizados e impessoais.

Para conseguir lidar com todas essas mudanças de comportamento e alterações na forma de trabalhar, foram criadas as técnicas de marketing digital.

Mas o que é esse novo marketing?

O conceito do marketing digital é na verdade bem parecido com sua contraparte tradicional. Trata-se de identificar e explorar desejos de clientes, apresentando como solução um produto ou serviço de sua empresa.

Uma empresa de graxa de silicone, por exemplo, pode usar a internet para alcançar um público muito maior, limitando-se somente a capacidade de transporte dos produtos para clientes interessados.

Entretanto, é preciso algumas adaptações para utilizar esse tipo de ferramenta no campo digital. Para compreender melhor esse novo modelo de negócio, é preciso identificar quais são as técnicas mais utilizadas para conseguir um melhor engajamento.

Por isso, listamos 6 dicas para quem está começando no ramo do marketing digital. Confira:

1.    Usando o SEO

Talvez uma das mais importantes características do marketing digital é a possibilidade de o próprio consumidor encontrar seus serviços. Isso é possível por meio de uma série de ações que otimizam seu conteúdo na internet para alcançar resultados melhores.

O SEO, sigla para Search Engine Optimization (Otimização de Motores de Busca), consiste em uma série de ações tomadas em suas publicações para conseguir alcançar melhores resultados quando um cliente procura por uma palavra-chave específica.

Vender um software para loja, por exemplo, é um trabalho que requer atenção. Isso porque existem muitos concorrentes, então o ideal é conseguir o máximo possível de engajamento orgânico em redes de busca, para se tornar referência.

Este é o principal meio que as pessoas usam para encontrar qualquer coisa na internet, e normalmente os primeiros links apresentados por esses motores de busca acabam sendo relevantes o suficiente para que a pessoa encontre o que precisa.

Então, tomar os primeiros lugares se torna crucial para uma melhor conversão de negócios.

2.    Ampliando seus resultados com o SEO

Dentre os elementos avaliados no SEO, podemos destacar vários, porém alguns acabam sendo mais conhecidos e, inclusive, importantes. São eles:
  • Links externos e internos;
  • Design responsivo;
  • Velocidade de carregamento;
  • Qualidade de conteúdo.
Lembre-se, o algoritmo está em constante atualização, e existem inúmeros critérios para o ranqueamento, mas é importante levar em conta alguns dos principais, como os citados acima, para conseguir um resultado melhor.

Dessa forma, sua empresa acaba aparecendo mais e sendo considerada relevante na internet, ganhando mais credibilidade e confiança por parte dos clientes.

3.    Redes sociais

Outro grande ponto para o marketing digital é compreender as redes sociais e estar dentro delas. Isso porque a maior parte do tempo que as pessoas passam na internet é interagindo em uma destas plataformas.

A cada dia, milhões de novos usuários se registram em uma rede social e começam estratégias de engajamento. Por isso, marcar sua presença é fundamental. E não basta mais simplesmente ter uma conta.

Uma empresa de trabalho temporário pode, por exemplo, usar as redes para divulgar novas contratações, conseguindo um número muito maior de candidatos.

Empresas que utilizam as redes sociais de mostruário acabam ficando para trás. Hoje em dia, a interação e o engajamento são fundamentais, e o cliente que está em uma rede social quer se sentir ouvido e valorizado por uma empresa.

Por isso, separe sempre um tempo para responder questionamentos e interagir com pessoas que estão em contato com você. 

Seu público-alvo provavelmente tem alguma preferência por redes sociais, seja por gostar de interação, bate papo ou conteúdo audiovisual.

Pela quantidade de redes que existem na atualidade, é interessante focar naquela que a maior parte de seu público está, ainda que seja interessante marcar sua presença na maior quantidade de redes possível.

4.    Presença comercial nas redes

A maioria das redes possui ferramentas próprias para empresas, que vão desde relatórios de ações de marketing até o impulsionamento de publicações e áreas específicas para vendas de produtos.

Por isso, uma empresa de contabilidade para micro empresas, por exemplo, pode acabar gerando engajamento corretamente com seu público-alvo, conquistando resultados muito mais adequados.

Inclusive, hoje em dia, profissionais se especializam na utilização das redes sociais para explorar os melhores resultados de cada uma delas. As plataformas costumam evoluir constantemente, apresentando novas funcionalidades e opções de engajamento.

Por isso, saber o que e onde usar as redes sociais é fundamental para qualquer empresa.

5.    E-mail marketing

Embora tenha sofrido uma queda em sua funcionalidade com o surgimento de aplicativos de smartphone, o e-mail marketing segue uma poderosa ferramenta de engajamento.

Isso porque a maioria das pessoas economicamente ativas ainda utilizam majoritariamente o e-mail para informações relevantes, deixando as redes sociais para o lazer. Por isso, conseguir se engajar com clientes por e-mail é fundamental.

Você pode criar, por exemplo, um conteúdo que explique cada detalhe sobre um sistema de segurança biológica que esteja tentando vender, permitindo que os clientes conheçam mais de sua empresa.

Além disso, o e-mail marketing é uma estratégia de engajamento muito mais direta, uma vez que o contato é imediato e não depende de terceiros. 

Lembre-se, as pessoas ainda checam diariamente às suas caixas de e-mail, e uma boa ação de marketing pode acabar conquistando novos clientes.

Evite criar muitos conteúdos em sequência, entretanto. A maioria das pessoas não gosta da utilização de e-mails invasivos, considerados Spam (Lixo eletrônico). Tente condensar seu conteúdo e apresentar elementos interessantes, que chamem a atenção do usuário.

6.    Patrocinando publicações

Todas as ações citadas anteriormente podem ser realizadas gratuitamente, e terão bons resultados, mas muitas vezes é preciso esperar para fortalecer os relacionamentos criados com seus futuros clientes.

As publicações patrocinadas acabam servindo como uma ponte para a divulgação, uma vez que alcançam um número muito maior de pessoas e permitem um engajamento único.

Isso porque as ações patrocinadas “tomam a frente” do algoritmo, sempre aparecendo entre os primeiros lugares em buscas tanto nas redes quanto em motores de pesquisa.

Os custos de impulsionamento não costumam ser caros, adequando-se a um orçamento mais restrito para ações de marketing digital.

Além disso, é importante identificar qual será a plataforma utilizada para a divulgação do trabalho, uma vez que cada rede social possui seu próprio meio de impulsionamento.

Esse tipo de ação possui resultados rápidos, então se você quiser vender alarme sensor de presença para carros, por exemplo, utilizando o impulsionamento, tem grandes chances de conseguir a venda mais rapidamente.

Vale lembrar aqui que impulsionar uma publicação não tira a necessidade de qualidade de produção. O impulsionamento tem o único objetivo de atingir mais pessoas com seu conteúdo, mas a qualidade dele é o que fará as pessoas se interessarem.

Por isso, tente manter sempre a qualidade no conteúdo criado para conseguir um resultado mais adequado com relação ao engajamento.

Considerações finais

O marketing digital é um universo completamente novo, e é comum pessoas iniciantes sentirem receio de começar a agir nesse novo mercado. Entretanto, a tecnologia segue avançando mais a cada dia, e é fundamental criar uma familiaridade com novas técnicas.

A adaptação pode levar um tempo, mas ainda é necessária para manter sua empresa competitiva no mercado, principalmente uma vez que é fundamental espalhar seu conteúdo de forma orgânica na internet.

Por isso, estudar e aprender sobre esse novo jeito de fazer marketing é cada vez mais uma função essencial em qualquer empresa.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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