O marketing digital é, hoje em dia, a principal maneira de divulgar e fortalecer uma marca, seus produtos e também os seus serviços.
Atualmente, essa estratégia tem mais espaço e força do que as mídias tradicionais, como a TV e o rádio. Isso acontece porque a internet é o meio de comunicação e informação mais usado pelas pessoas.
Estamos passando cada vez mais tempo conectados, e isso se deve a recursos que nos possibilitaram essa conexão, como os aparelhos móveis.
A web está acessível o tempo todo, sendo que os usuários frequentam os mais variados canais, como sites e redes sociais. Por conta disso, é necessário que as empresas também estejam inseridas nesse universo.
O marketing digital veio para auxiliá-las e trabalhar de maneira direcionada, com foco nas características do público-alvo e suas necessidades. E isso faz toda a diferença.
Também nunca é demais lembrar que o marketing pela internet é muito mais acessível, o que gera oportunidades para todos.
Em vista disso, neste artigo, vamos mostrar os principais recursos de marketing digital que podem ser usados para expandir o site, bem como vamos falar um pouco sobre como as redes sociais impulsionam os negócios. Confira.
Melhores ferramentas de marketing
Quem tem um negócio próprio sabe o quanto a concorrência no mercado está acirrada. Todo mundo quer conquistar seu espaço, sendo que para isso lançam mão dos melhores recursos. O marketing digital oferece os principais deles, principalmente no que diz respeito aos sites institucionais. Então, ter um site é uma necessidade que não deve ser descartada. É por meio dele que as empresas podem interagir com os consumidores, além de ser a porta de entrada para novos negócios. Por exemplo, se alguém pesquisa por kit academia ao ar livre preço, vai chegar até diferentes sites de empresas que vendem o produto. Não ter um site chega a ser estranho hoje em dia, afinal, ele é a base de toda ação de marketing que você fizer. Mesmo que você tenha um blog, perfis nas principais redes sociais e faça bom uso de campanhas pagas, nada substituirá o seu site. Inclusive, ele pode ser usado como canal de vendas, sendo que é o portal oficial do seu negócio na web. Mas para expandi-lo, é preciso usar as melhores ferramentas em marketing digital. São elas:E-commerce
O e-commerce é um site exclusivo para compras de produtos e serviços em que toda a transação é feita de maneira on-line. Então, se um hospital compra monitoramento de limpeza hospitalar, por exemplo, por meio de uma plataforma dessas, ele escolhe os produtos, faz o pedido e realiza o pagamento on-line. É diferente de uma loja virtual, isso porque, nesses espaços, as pessoas podem comprar o produto e retirar em uma loja física, por exemplo. O comércio eletrônico cresceu muito nos últimos anos e a tendência é que ele continue crescendo. Para os empreendedores, trata-se de um ótimo investimento porque ele traz vantagens como:- Gastos menores;
- Vendas a qualquer hora e dia;
- Diferentes opções de pagamento;
- Sem limitações geográficas.
E-mail marketing
O e-mail marketing faz parte das estratégias de todas as empresas, como uma de alarme sensor de presença para carros. Trata-se do disparo de e-mails para determinado público que pode ser constituído por uma lista de clientes ou leads. Ele pode ser usado para diversas funcionalidades, como nutrição do funil de vendas, prospecção de leads, envio de materiais, confirmação de compra, eventos e promoções, atendimento ao cliente, dentre outras. Para fazer uma boa campanha de e-mail marketing, primeiro é necessário definir os objetivos dela, conhecer bem a persona, construir uma lista de contatos, segmentar todos eles, definir os conteúdos, criar um calendário de envios e analisar métricas. Também é importante trabalhar com uma boa ferramenta, visto que ela ajuda a escalar a estratégia e automatizar os envios.Marketing de conteúdo
Desde, por exemplo, fabricantes de cápsulas de café espresso até os mais variados tipos de empresas usam o marketing de conteúdo. Essa prática tem como objetivo atrair clientes por meio da criação de conteúdos relevantes, que podem assumir diferentes formatos, como:- Vídeos;
- Textos;
- E-books;
- Infográficos;
- Publicações nas redes sociais.