Todo empresário, vendedor ou profissional do marketing precisa dominar algumas estratégias diferenciadas de vendas. É o caso dos gatilhos mentais, que podem fazer uma diferença enorme na comunicação e nos resultados da empresa.
Isso se torna ainda mais verdadeiro quando levamos em conta o marketing digital. De fato, se a esfera digital tem suas vantagens em termos de ser mais democrática e acessível, por outro lado isso também significa uma concorrência muito maior.
Deste modo, como se destacar em um mercado cada vez mais saturado? Imagine um negócio da área de empresas de contabilidade em SP. Certamente, há vários escritórios prestando o mesmo serviço, então como fazer a diferença no meio da multidão?
Aí é que entram os gatilhos mentais, que são a máxima realização que uma empresa pode ter nas suas estratégias comerciais, sobretudo no sentido de criatividade. O que também comprova que lidar com o público-alvo não é tão simples quanto parece.
Chamar a atenção das pessoas certas, na hora certa, e ainda despertar o interesse delas, é algo que exige muito esforço por parte de qualquer marca. Realmente, já não se trata apenas de ser “lembrado”, como dizem alguns.
O gatilho mental tem um sentido muito mais abrangente e, ao mesmo tempo, mais prático e até mais ousado. Como o termo “gatilho” já sugere, trata-se de algo como um estopim, que atinge seu auge após um conjunto de esforços.
No caso, os esforços iniciais do marketing, do branding e de todas as estratégias anteriores de qualquer marca são apenas um pressuposto. As bases já precisam estar lançadas, e só depois o negócio será capaz de lançar mão de gatilhos.
Por exemplo, a identidade visual e a verbal já precisam ser sólidas. Depois disso, aí sim um negócio como de túneis infláveis pode recorrer aos gatilhos, como modo de fazer com que as pessoas tomem uma decisão dentro de uma ação ou campanha sua.
Neste sentido, o gatilho pode ser aplicado a várias estratégias diferentes, seja uma venda presencial, um blog de captação de leads, ou uma landing page voltada para o fechamento da venda, já com cartão de crédito e tudo.
O mais bacana é que os mesmos gatilhos servem para qualquer tipo de negócio, independentemente do segmento ou nicho de mercado. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo as melhores dicas da área.
Se você quer aprender de uma vez por todas como aplicar os gatilhos mentais e com isso mudar seu negócio de patamar, basta seguir adiante na leitura.
O que exatamente são os gatilhos?
A maioria dos vendedores já deve ter tido a impressão de que, muitas vezes, o que falta para o cliente ou a contraparte comprar logo é sair da famosa “zona de conforto”. É disso que se trata o uso de gatilhos mentais. Eles não falam diretamente com a consciência das pessoas. Mas se baseiam, sim, no fato de que muitas das decisões que tomamos no dia a dia não são totalmente racionais. O gatilho é aquele “empurrãozinho” que traz a reação que o marketing deseja, com base em considerações psicológicas de alcance mais ou menos universal. Quer dizer, no mundo todo existem algumas estruturas psicológicas do ser humano que são iguais. Por exemplo, ninguém totalmente saudável precisa fazer esforço psicológico para andar, concorda? Nosso cérebro dá conta de fazer isso de maneira mais ou menos automática, exatamente como dirigir, escovar os dentes e tantas outras coisas. Já decidir entre fazer uma fachada com letra caixa ou somente com as cores da marca, isso pode tomar muito mais tempo da nossa inteligência. Por isso, durante uma negociação ou cotação, a pessoa pode travar várias vezes, frustrando o vendedor. Neste sentido, os gatilhos mentais surgiram muito antes do marketing digital, e já eram praticados por consultores presenciais há muitas décadas. Ele representa um atalho que se apresenta para o cérebro da contraparte. De fato, se o ser humano fosse racionalizar todas suas decisões, provavelmente ele iria ficar parado o dia inteiro pensando, e agiria muito pouco.Por dentro dos gatilhos principais
Como vimos, os gatilhos mentais não são exatamente novos, embora o marketing digital tenha criado uma nova tendência no sentido de aplicação deles na esfera digital. Realmente, faz toda diferença você usá-los diante de um cliente, com todo mundo sentado na mesma mesa, e você fazer isso por meio de uma página de internet. Por outro lado, já dissemos que eles lidam com estruturas universais, por isso podem ser facilmente adaptados a qualquer cenário. Na prática, os gatilhos mais conhecidos são os seguintes:- Escassez;
- Urgência;
- Reciprocidade;
- Autoridade;
- Prova Social.