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Como vender pela internet sem precisar criar um e-commerce

Eduardo Larbac - 12 de março de 2021

Como vender pela internet sem precisar criar um e-commerce Como vender pela internet sem precisar criar um e-commerce
O conceito de vender pela internet está cada vez mais ligado ao cotidiano das pessoas. Milhares de usuários fazem negociações todos os dias, e não há um limitador no que diz respeito ao tipo de negócio que você oferece.

Qualquer empresa pode conseguir novos clientes pela internet, limitando-se somente à sua capacidade de entrega. Embora algumas empresas estruturam toda uma plataforma de e-commerce para efetuar as vendas, hoje você não precisa gastar para conseguir iniciar o projeto.

Se você está começando ou ainda não deu o primeiro passo por receio ou por achar que tem algum impeditivo, talvez o momento certo seja agora. Muitas pessoas sentem medo de iniciar sua jornada de empreendimento por falta de recursos ou conhecimentos técnicos.

Uma empresa que produz, por exemplo, cápsula compatível nespresso pode considerar o seu orçamento pequeno para o investimento necessário para ter um e-commerce, precisando de alternativas para a venda.

Além disso, os custos de criação e manutenção de lojas virtuais podem assustar pessoas que ainda estão nas primeiras etapas de venda online. Por isso, é importante ter em mente que existem diversas formas de negociar online, sem que você precise gastar tanto.

Vendendo sem criar um e-commerce

Quanto mais avanços a tecnologia oferece, mais mudança conseguimos identificar na forma como tudo é realizado. Por isso, a visão antiquada de que apenas lojas conseguem vender produtos, está ficando cada vez mais para trás.

Hoje em dia, o mercado digital tem crescido de forma rápida e direta. Milhares de pessoas estão se acostumando com as compras online, perdendo os receios que tinham, com a garantia de transações seguras e confiáveis.

Então, se você possui um produto de qualidade, como uma cadeira presidente escritorio, pode aproveitar para vender em diversos canais, sem necessariamente montar uma estrutura de loja física.

Por isso, qualquer pessoa que se encontra na internet acaba sendo suscetível a receber anúncios e propagandas, o que pode fazer com que ela se estimule a iniciar uma negociação.

Existem diversas alternativas para pessoas físicas e pequenas empresas conseguirem aproveitar as vantagens da internet, sem precisar gastar grandes quantias em criação de páginas e servidores.

A seguir, falaremos um pouco das principais formas de você aplicar suas técnicas de vendas online, para que decida por onde começar.

Aposte em marketplaces

Este tipo de ferramenta já existe há algum tempo, e tem sido cada vez mais utilizado por conta de uma série de vantagens.

Os marketplaces nada mais são do que sites agregadores de vendas. Muitas redes de varejo começaram a adotar essa técnica para conseguirem mais vendas, permitindo que pessoas físicas e comerciantes menores consigam ofertar seus produtos no site.

A principal vantagem é que normalmente os marketplaces já são sites conhecidos, com sua própria audiência e que têm um público consumidor que confia na plataforma. Assim, você não começará sem ter um apoio estruturado para vender.

Além disso, a relevância do marketplace acaba passando para sua loja, que recebe um sinal de confiança dos clientes, uma vez que existem vários critérios de responsabilidade para permitir que você comece a anunciar neste tipo de empreendimento.

Até mesmo serviços podem ser anunciados em marketplaces. Se você possui uma empresa dedetizadora pode oferecer o controle de formigas dentro da plataforma, aumentando suas chances de vendas.

Ademais, o investimento para começar a vender em um marketplace é muito baixo, muitas vezes é até sem custo. Isso porque a maioria dos marketplaces não cobra para que você exponha seus produtos no site.

A negociação então acontece entre a própria plataforma e o cliente, deixando para você apenas a conclusão do processo com o envio do produto e o recebimento do valor.

O marketplace normalmente fica com uma porcentagem da venda, sendo este o único custo obrigatório da transação. Por possuir muitas pessoas vendendo, os marketplaces costumam ter uma concorrência acirrada.

Se você não está vendendo um produto muito único, pode aproveitar e impulsionar seus itens por uma quantia baixa, fazendo com que eles apareçam sempre no topo das pesquisas de clientes.

Isso acaba aumentando as oportunidades de negócio, uma vez que seus itens são mais visualizados. Muitas pessoas encontram o que precisam logo nos primeiros cliques, então estar entre eles é fundamental.

Assim, se você presta serviços de contabilidade para abertura de empresa, esta opção acaba sendo muito mais funcional do que abrir um e-commerce só para oferecer seu serviço.

Os marketplaces oferecem ainda uma estrutura de interação importante para pequenos empreendedores. É possível aproveitar eventos sazonais através de grandes campanhas de marketing realizadas pela plataforma.

Redes sociais também são uma opção

O usuário de internet passa a maior parte de seu dia nas redes sociais. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia móvel, basta um smartphone e conexão para que você possa acessar a maioria das redes e descobrir todas as suas funcionalidades.

Com isso, muitas empresas começaram a perceber o poder que estas ferramentas têm para a negociação. Isso fez surgir um novo conceito de abordagem, conhecido como venda social. Neste tipo de venda, você consegue se engajar com o cliente dentro da própria rede.

Pense o seguinte: uma empresa de polimento de avião, por exemplo, tem um nicho muito específico de público. Através das redes sociais, ela pode ficar mais próxima de potenciais consumidores.

Então, a ideia é criar conteúdo relevante e que atraia a atenção de pessoas interessadas no que você se propõe, criando uma visibilidade maior para a marca e trabalhando seu marketing de influência.

Quanto mais as pessoas procurarem seu conteúdo, interessados no que você tem para oferecer, mais chances de ofertar produtos você terá.

Hoje em dia, algumas das plataformas possuem inclusive ferramentas de venda, onde você pode registrar os produtos com diversos detalhes, como:
  • Preço;
  • Descrição;
  • Fotos;
  • Formas de pagamento;
  • Entre outras características.
Assim, o cliente não precisa sair da rede social para conseguir efetuar uma compra, o que pode ser bastante benéfico para você. Isso porque muitas pessoas desistem de comprar produtos por terem que migrar para outros sites.

Quanto mais você conseguir eliminar a burocracia, mais vendas conseguirá efetivar. Uma vez que os usuários já possuem um cadastro na rede social, eles não precisarão fazer todo o processo de se cadastrar novamente, o que acaba agilizando o pagamento.

Você pode utilizar as redes sociais para um maior engajamento, enquadrando seu conteúdo de instalação de nobreak, por exemplo, como uma forma de divulgar seu trabalho para as pessoas.

Assim, muitos clientes acabam preferindo as lojas que estão disponíveis nas redes, no lugar de ter que acessar um conteúdo externo, que eles não conhecem a procedência.

As redes sociais também oferecem diversos certificados de segurança para garantir uma maior tranquilidade com relação a formas de pagamento e a digitação de dados financeiros.

Os blogs também são ferramentas importantes

Os blogs são páginas que podem ser hospedadas gratuitamente, onde você pode criar uma série de conteúdos interessantes, no formato de um diário ou jornal.

Embora algumas pessoas acreditem que a era dos blogs passou, a realidade é que esta ferramenta ainda é uma excelente forma de divulgar produtos ou serviços, tendo um ótimo acesso ao público.

É importante pensar que os blogs não são uma forma rápida de conquistar clientes, entretanto. É preciso criar uma base de seguidores que possa funcionar para sua estratégia, e isso é feito atraindo pessoas interessadas em seu conteúdo.

Ao apresentar as vantagens de uma lousa digital preço, por exemplo, você acaba atraindo pessoas interessadas, que podem consumir em seu próprio blog o produto.

A criação de matérias e publicações que sejam de interesse do consumidor é fundamental. Isso porque, hoje em dia, o que as pessoas buscam na internet são soluções.

Quando alguém tem um problema, é comum que procure em ferramentas de busca pela solução mais adequada, para conseguir ele próprio resolver. Aqui, é importante destacar que seu conteúdo deve de fato apresentar atrativos para este cliente.

Se você quer garantir que sua publicação será encontrada, é preciso pensar em uma série de técnicas para aumentar seu ranqueamento com os motores de pesquisa, chamadas SEO, ou Search Engine Optimization. 

Quanto mais você conseguir influenciar seu público, maiores serão as chances dele começar a se interessar por produtos que você possa ter disponíveis, garantindo assim que seu público se converterá em consumidor.

Para vendas em blog, é importante garantir o máximo de segurança nas transações. Para isso, é interessante procurar alguma plataforma de pagamento, evitando assim que você precise estruturar toda a programação para a transação financeira.

Considerações finais

A internet possui infinitas possibilidades para quem deseja negociar. Quanto mais você quiser explorar as oportunidades de negócio, maiores serão suas oportunidades de vendas.

A internet tem um grande potencial de negócios. Desde produtos alimentícios até garfo para empilhadeira, qualquer item pode ser vendido utilizando as ferramentas certas.

Embora exista um estigma de que você precisa de um site próprio para isso, a tendência volátil e em constante evolução da rede permite que você consiga explorar diferentes formas de negociar, principalmente se você não tiver o orçamento ou conhecimento técnico.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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