Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Quais são as regras para monetizar no Youtube?

Eduardo Larbac - 29 de março de 2021

Quais são as regras para monetizar no Youtube? Quais são as regras para monetizar no Youtube?
Não é novidade para ninguém que atualmente o Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo, com um incontável número de visualizações. Sendo que, a cada minuto que passa, novos vídeos são inseridos na plataforma, seja como forma de hobby ou trabalho.

Atualmente, a plataforma é utilizada por todos os tipos de público, principalmente, por conta de sua variedade e eficiência em abordar os mais diversos temas. Ademais, por ser compartilhado pelo mundo, torna-se fácil encontrar algum tipo de conteúdo que te agrade.

Diversas empresas também utilizam do YouTube para divulgar seus produtos através de anúncios, abrindo o seu próprio canal ou patrocinando outros canais que possuam alguma influência, seja ela grande ou pequena.

Todo mundo tem liberdade de começar o seu próprio canal e se tornar um criador de conteúdo digital, seja falando sobre jogos, design ou mochilas personalizadas para empresas. E agora você descobrirá um pouco mais como ganhar dinheiro com isso.

Primeiramente, para monetizar o seu canal, alguns pré-requisitos são necessários. Eles serão listados agora, porém discutiremos um pouco mais sobre cada um dos tópicos para que não haja dúvidas. Os requisitos são:
  • Ter 1.000 inscritos em seu canal;
  • Ter um conta vinculada ao Google AdSense;
  • Ter 4.000 horas de conteúdo publicado nos últimos 12 meses;
  • Residir em algum país onde o PPY esteja disponível.
Para quem não sabe, PPY significa Programa de Parcerias do YouTube. Em outras palavras, residir em um país onde o YouTube atue e permita a criação de conteúdo, pois a partir desse programa seu canal será monetizado.

Vamos, agora, entender um pouco mais como funciona a monetização do YouTube e como fazer para que você crie conteúdo e trabalhe com a internet. Confira!

Como funciona a monetização?

Depois de atingir todos os requisitos listados acima, existem algumas formas de monetizar o seu canal. Para que tudo fique mais simples e fácil de ser entendido, separamos os principais pontos para trabalhar com a monetização.

Sendo que os principais são: 

01 – Anúncios

A primeira forma de monetização do seu canal é por meio de anúncios de diversos tipos de empresas, sejam elas grandes ou outras menos conhecidas, indo desde empresas de camisetas personalizadas até restaurantes diversos.

Toda vez que alguém abre um vídeo de algum canal que seja monetizado, o mais comum é o YouTube colocar dois anúncios logo de entrada, normalmente o tempo total é de 15 a 30 segundos, dependendo do canal.

E, durante o decorrer do vídeo, o proprietário do canal e do conteúdo pode distribuir uma quantidade X de anúncios, claro, dependendo da duração do vídeo. Porém, muitos anúncios incomodam os espectadores, então cuidado para não lotar o seu vídeo.

O anúncio pode aparecer tanto durante o vídeo (dependendo do tamanho, o espectador pode escolher pular), como cards embaixo do conteúdo original e também como sobreposição.

Sejam eles sobre canetas plasticas brindes ou sobre uma placa de vídeo, estão sempre presentes no canal e são um dos responsáveis por pagar o criador da página e garantir que ele consiga tirar alguma renda ao atingir um determinado valor.

02 – Estante de produtos

Esta modalidade funciona como uma espécie de loja dentro do próprio canal, porém é liberada apenas quando se atinge um número de inscritos maior ou igual a 10.000. 

Esse método ajuda a comprar produtos que são divulgados nas lojas pelo seu canal, por exemplo, etiquetas adesivas personalizadas ou outro item que seja do interesse do público e do criador.

Nesse caso, além da monetização relacionada a divulgação do canal, cada produto que tenha sido comprado na loja por alguém direcionado pelo canal do criador de conteúdo, um pequeno percentual de um total de vendas vai para o Youtuber.

03 – Super Chat

Com a chegada das lives, popularizadas principalmente por plataformas voltadas para isso, o Super Chat se tornou um jeito de ganhar dinheiro através de transmissões ao vivo no YouTube, independentemente do tipo de conteúdo que você normalmente produz.

Mesmo durante as lives, você pode continuar fazendo a sua propaganda normalmente, porém, ao invés de somente anúncios, existe a possibilidade de fazer na hora com o seu público te assistindo.

Então, seja você um vendedor de camisas ou esteja oferecendo serviços de aluguel de tendas, de uma forma que seu público goste, é possível fazer propaganda de seus patrocinadores. 

O super chat é uma ferramenta na qual alguém pode doar uma quantia estipulada por ele mesmo para ajudar o canal. Então, como recompensa, a sua mensagem fica destacada no chat por um tempo determinado. Tempo esse que varia de acordo com a quantia da doação.

Então, durante uma live, alguém pode doar R$5,00 e ter sua mensagem destacada por 2 minutos. Da mesma forma que outra pessoa doa R$50,00 e tem sua mensagem destacada por 20 minutos. No fim, o propósito é o mesmo: ajudar o produtor de conteúdo.

04 – YouTube Premium

O YouTube Premium consiste em uma espécie de assinatura mensal, onde o usuário ganha alguns benefícios. Parte desse valor vai para o dono do canal, obviamente, e a outra parte para o próprio YouTube.

Os benefícios são assistir vídeos sem anúncios, poder baixar vídeos para assisti-los offline, ouvir vídeos em segundo plano enquanto utiliza outro aplicativo ou quando deixa o ecrã do aparelho celular desligado. 

O usuário que opta pelo serviço de assinatura também tem acesso ao YouTube Music Premium, um serviço de música, como o próprio nome sugere. 

05 – Virando um membro

Essa é mais uma forma utilizada pelo YouTube para ajudar os criadores de conteúdo a monetizarem o canal, formando uma espécie de comunidade entre os inscritos que decidem apoiar o canal, dessa maneira, oferecendo alguns benefícios extras.

Essa função é desbloqueada logo após a página atingir um número de 100 mil inscritos e ser qualificada como uma espécie de parceira do YouTube. Os usuários contribuem com uma espécie de assinatura mensal para ajudar aquele canal em específico.

Um exemplo, seu canal é focado em vendas, curiosidades e comercialização de túneis infláveis. Os membros ganham distintivos relacionados ao tema do seu canal para utilizar em transmissões ao vivo, sessão de comentários, receber vídeos com antecedência, etc.

Além disso, é possível aumentar o engajamento e ajudar no marketing dos produtos que podem ser vendidos dentro e por meio do próprio canal.

Saiba como divulgar seu canal e ter mais inscritos

Agora que entendeu as formas de monetização do canal, vamos dar algumas dicas de como aumentar o número de inscritos dele e, consequentemente, aumentar o valor da sua renda. 

Antes de mais nada é importante entender qual tipo de coisa pode impedir que a monetização de seus vídeos aconteça, além de te prejudicar na hora de conseguir um público mais fiel.

Evite falar sobre assuntos polêmicos que possam gerar muita discussão, principalmente temas de teor político. Drogas e produtos ou substâncias perigosas também são temas que, se possível, é bom evitar de comentar.

Cuidado no tipo de linguagem que utiliza, qualquer insulto ou frase de cunho ofensivo pode desmonetizar o vídeo e afastar novos inscritos. Qualquer tipo de violência gráfica ou sexual é proibida e provavelmente pode causar problemas futuros ao canal.

Seja falando de filmes ou de etiqueta para impressora térmica, saiba como falar e o que mostrará, pois isso dirá muito sobre o seu canal e o público-alvo que pretende atingir, fazendo com que, talvez, chame atenção de um público que não seja o melhor para você.

Sincronize suas redes sociais e utilize elas para promover o seu canal, criando maior engajamento e trazendo mais seguidores. Se o seu trabalho for bom, a divulgação por parte de seus inscritos fará uma boa parte do trabalho.

Interaja com seus inscritos nos comentários e nas redes sociais. O Instagram e o Facebook são bastante úteis nesses casos, fazendo com que as pessoas te conheçam um pouco melhor e tentem entender como é o seu trabalho.

Crie uma boa introdução, crie um cenário bonito e atraente, nem que tenha de colocar algumas coisas em uma caixa de papelão tipo maleta somente para ganhar mais espaço e se sentir mais confortável na hora de produzir seus vídeos.

Sempre peça o like e a inscrição das pessoas no começo e no final do vídeo, para que elas lembrem e continuem apoiando o seu canal. Isso ajuda a aumentar o alcance, auxiliando o algoritmo da plataforma a entender que você quer ver mais vídeos daquele criador.

Espero que tenha ficado um pouco mais claro sobre como monetizar o seu canal e os tipos de monetização, além de alguns modos de expandir o crescimento dele. Seja criativo e cative cada vez mais o seu público!

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior O que é o Taboola Ads e como anunciar?
Próximo Artigo Para que serve o Yoast SEO no WordPress?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac