O marketing indireto diz respeito à divulgação de uma marca de modo mais sutil, por exemplo, por meio de ações fora do contexto publicitário. Geralmente, vemos esse tipo de estratégia em programas de TV, eventos, jogos e filmes.
Inclusive, é bem comum vermos esse tipo de marketing. Quantas vezes você assistiu um filme e viu o personagem bebendo um refrigerante famoso, ou comendo em um restaurante conhecido?
Quando assistimos a um jogo de futebol, tanto no estádio quanto pela TV, também vemos logotipos de marcas nas camisas dos jogadores e até dentro do campo.
Praticamente tudo o que assistimos tem um pouco de marketing, ou, como costumamos chamar “propaganda” de alguma marca, produto ou serviço. Trata-se de uma das estratégias mais sutis que existe atualmente, por isso, é chamado de marketing invisível.
Tanto que muitas pessoas compram produtos sem nem mesmo entenderem o que as levou a tomar essa decisão. O fato é que apesar de sua discrição, essas campanhas funcionam e trazem resultados promissores.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing indireto, sua importância e mostraremos exemplos de como ele pode ser usado. Confira o texto!
Definindo o conceito de Marketing Indireto
Marketing Indireto é um conjunto de estratégias para divulgação de marcas, produtos e serviços, sem adentrar em um contexto publicitário. Ou seja, a solução promovida não é o destaque. Ela fica em segundo plano, de maneira subliminar, sendo exposta de modo mais brando. O objetivo é não pressionar o consumidor, para que a aceitação seja maior. É por conta dessas características que quando uma empresa de, por exemplo, instalação de elevadores residenciais trabalha com esse tipo de marketing, investe em algo mais leve e menos agressivo. Aquelas palavras comuns que usamos nas campanhas de marketing, como “compre”, “inscreva-se”, “aproveite” e diversas outras são totalmente descartadas. Isso porque o objetivo dessa estratégia é fixar a imagem da marca na memória do consumidor, para que, futuramente, ele se lembre dela. Em linhas gerais, esse tipo de marketing gera lembrança e traz retornos para a empresa a longo prazo. Apesar de sua eficiência, não podemos achar que ele substitui o marketing direto. Estamos falando de uma alternativa que evita que a empresa seja saturada por anúncios e outras ações convencionais. Pense como um consumidor. Somos bombardeados constantemente por propagandas invasivas de vários tipos, como:- Flyers;
- Links patrocinados;
- Pop-ups;
- Spams;
- Propagandas na TV.