Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

5 dicas de como gerar tráfego para seu site

Eduardo Larbac - 30 de abril de 2021

5 dicas de como gerar tráfego para seu site 5 dicas de como gerar tráfego para seu site
Hoje em dia nenhum empresário pode negar a importância da esfera digital para o sucesso de um negócio, certo? Contudo, nem todos sabem ainda como é importante gerar tráfego, e sobretudo como exatamente fazer isso.

De fato, o tráfego digital equivale a algo como uma loja física cheia, ao passo que um site que não consegue gerar esse fluxo de pessoas entrando equivaleria a uma loja vazia. Portanto, o sucesso do negócio depende diretamente disso.

Imagine uma oficina de conserto de compressor, é claro que ela estar cheia não significa que vai necessariamente fechar muitos negócios ou que o sucesso está garantido. Porém, certamente quando muita gente entra é maior a chance de fechar mais negócios.

Com a internet e o site da empresa é igual: aumentar o tráfego aumenta a visibilidade e as chances de captar mais leads, gerar mais oportunidades e assim ir aumentando as vendas, a receita e até mesmo a lucratividade do negócio.

Portanto, no caso do marketing digital continua valendo a mesma regra de sempre: quem não é visto, não é lembrado. Justamente por isso um estabelecimento tinha que cumprir algumas regras se quisesse vender mais, como ter um bom ponto e divulgar.

Antes era preciso estar em uma avenida ou rua bem localizada, e então começar a fazer panfletagem, anúncios em rádios, outdoors e daí em diante. Hoje a grande “avenida” da esfera digital são os motores de busca como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil.

Realmente, essas plataformas de busca se tornaram a maior vitrine do mundo. No caso do Google, que é o maior buscador do mundo, as buscas passam de 1 bilhão por dia e de 1 trilhão por ano, conforme pesquisa da Internet Live Stats.

Para conferir isso, basta pesquisarmos algo como , que é uma solução nichada da área industrial. Logo encontramos mais de 1 milhão de resultados, em 0,40 segundos, ou seja, menos de 1 segundo.

Isso também já deixa claro como as plataformas de busca investem cada vez mais em tecnologia. Além de que isso sempre vai ao encontro de soluções que promovam uma experiência cada vez melhor por parte dos usuários.

É aí que entra o papel das empresas que querem conseguir um bom posicionamento nelas, promovendo seu negócio e gerando mais tráfego. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo conceitos fundamentais e 5 dicas principais sobre o tema.

O mais interessante é que os motores de busca evoluíram tanto que hoje eles realmente podem posicionar qualquer tipo de empresa, pois o funcionamento é pela palavra-chave e não pelo segmento ou nicho de mercado em que cada uma atua.

Então, seja para lidar com
ou com e-commerce de roupas e joias, é perfeitamente possível melhorar o ranqueamento da página e com isso gerar mais tráfego e mais oportunidades.

Se é o seu caso e você não vê a hora de mudar seu negócio de patamar na esfera digital, basta seguir adiante na leitura deste artigo.

1.     O papel do marketing de conteúdo

De tudo o que dissemos acima já ficou bastante claro como os motores de busca funcionam, já que tudo o que eles querem é gerar a melhor experiência possível para os seus usuários.

Portanto, as páginas melhor posicionadas sempre serão aquelas que tiverem o melhor conteúdo. Para isso, elas precisam ser relevantes e originais (em vez de você simplesmente copiar o conteúdo de outro site).

O mais bacana é como isso vai ao encontro do que se chama marketing de conteúdo, que hoje é uma das maiores frentes de marketing e de divulgação que uma marca pode desenvolver.

As bases dele são justamente o foco no público, como modo de estabelecer com ele uma relação de médio e longo prazo. Para isso, é preciso compreender quais são as dores dos seus clientes em potencial e gerar conteúdos realmente úteis, que agreguem valor.

Imagine se a empresa trabalha com
. Ela tem uma ótima oportunidade de escrever os melhores artigos sobre o seu segmento, postando-os no blog da marca e com isso gerando um tráfego cada vez maior.

Atualmente os conteúdos podem assumir vários formatos, entre eles:
  • Blog posts;
  • Infográficos;
  • E-books;
  • Vídeos e áudios;
  • Checklists;
  • Manuais de uso.
Enfim, ao diversificar nesses termos o blog se torna mais rico e dá mais opções para os leitores e futuros clientes consumirem aquele conteúdo. Isso fortalece a autoridade da marca, ao mesmo tempo em que cria uma base de leads para trabalhar.

Hoje muitas marcas enxergam nessa base de leads a sua grande riqueza, já que os principais clientes fidelizados costumam sair desse banco de oportunidades gerado pelo blog e pelo aumento de tráfego do site como um todo.

2.     Por dentro do seu público-alvo

Uma dica incontornável sobre como melhorar o tráfego é a do público-alvo, que hoje se aprofundou muito e precisa ser tratado como os perfis da persona do público.

Assim, além de definir pontos básicos do seu público, como faixa etária, gênero, profissão e poder aquisitivo, você consegue explorar mais a fundo quais são as expectativas dele.

O exercício de definir os perfis consiste em entender melhor onde encontrar seu cliente ideal, quais plataformas digitais ele mais acessa, como ele consome notícias e novidades, qual rede social ele prefere, o que ele gosta que uma empresa faça por ele, etc.

Se o negócio lida com
, por exemplo, ao colocar essas questões, os conteúdos gerados vão se tornar muito mais assertivos.

De fato, além de responder às perguntas centrais do assunto, eles vão responder também às perguntas que o cliente nem fez ainda.

Isso tudo aumenta a sinergia entre a marca e o público, gerando um tráfego bem maior, inclusive de compartilhamento que os leitores farão.

3.     As tendências mais atuais de SEO

Outro ponto indispensável para tudo o que falamos até aqui é o do SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização de Páginas para Motores de Busca.

Ela consiste em atender os algoritmos de parâmetros dos buscadores que, como já dissemos, estão focados em ranquear bem os melhores conteúdos, para que seus próprios usuários tenham uma boa experiência de busca.

Ao fazer SEO, uma página consegue se posicionar, sendo que isso aumenta incrivelmente o tráfego. O foco dessa otimização sempre esteve no uso das melhores palavras-chave e nos links que a página consegue obter.

Se o negócio lida com
, por exemplo, é bom fazer parcerias na área. Sendo que é possível apostar em uma fabricante desse dispositivo e com uma das maiores revendedoras.

Mas hoje isso tem se tornado o mínimo a se fazer, então também é importante olhar para o futuro. Uma dica de ouro do SEO é a de responsividade, que permite que a página seja visualizada em dispositivos mobile, como celulares e tablets.

4.     Como as redes sociais podem ajudar?

Ao falar sobre tendências mais atuais de SEO precisamos citar as redes ou mídias sociais. Um erro muito comum é considerar que elas não têm nada a ver com motores de busca.

Isso realmente foi assim no começo, pois os buscadores não conseguiam “entrar” nessas redes. Ou seja, eles não “liam” um post quando ele era postado.

Realmente, as mídias sociais têm uma quantidade enorme de conteúdo, que é difícil de acompanhar. Mas uma coisa é fato: hoje os algoritmos já se relacionam com as mídias sociais e podem ajudar a aumentar o tráfego de um site ou blog.

Por exemplo, uma matéria sobre
pode fazer vários links com as mídias sociais, seja indo do blog para elas ou o contrário.

Isso tem um alto poder de aumentar a relevância daquele conteúdo, mostrando que ele tem relação com outras plataformas e que o público pode encontrá-lo de diversas maneiras.

Além disso, desse modo a marca vai conseguir facilitar que os próprios leitores e leads compartilhem aquele material, gerando uma rede de contatos bem maior.

5.     Tráfego orgânico ou pago?

Finalmente, é preciso observar que tudo o que dissemos acima diz respeito ao marketing de conteúdo e ao crescimento orgânico que uma empresa pode fazer na internet.

A maior vantagem dessa modalidade é que ela é gratuita, mas seria um erro supor que esse é o único benefício. Por isso deixamos para falar sobre crescimento pago no fim.

Tanto no caso dos buscadores quanto das redes sociais você pode impulsionar os seus conteúdos e postagens, basta pagar o patrocínio.

Hoje não é incomum pesquisar por algo como
, ou mesmo navegar nas mídias sociais e ver um anúncio de um produto desses. Contudo, lembre-se que a essência de uma boa estratégia é o conteúdo de qualidade.

Ou seja, você pode até promover seus artigos e seus posts, mas saiba que se eles não tiverem aquela sinergia com o público que só o marketing de conteúdo consegue, eles não vão gerar engajamento nem vão melhorar seus resultados.

Com isso chegamos ao fim, tendo apresentado as 5 dicas mais importantes para qualquer marca gerar mais tráfego para o seu site e o seu blog, melhorando e muitos os resultados.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior 7 Dicas para aumentar suas vendas online durante a pandemia
Próximo Artigo O futuro do Inbound Marketing

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac