Hoje em dia nenhum empresário pode negar a importância da esfera digital para o sucesso de um negócio, certo? Contudo, nem todos sabem ainda como é importante gerar tráfego, e sobretudo como exatamente fazer isso.
De fato, o tráfego digital equivale a algo como uma loja física cheia, ao passo que um site que não consegue gerar esse fluxo de pessoas entrando equivaleria a uma loja vazia. Portanto, o sucesso do negócio depende diretamente disso.
Imagine uma oficina de conserto de compressor, é claro que ela estar cheia não significa que vai necessariamente fechar muitos negócios ou que o sucesso está garantido. Porém, certamente quando muita gente entra é maior a chance de fechar mais negócios.
Com a internet e o site da empresa é igual: aumentar o tráfego aumenta a visibilidade e as chances de captar mais leads, gerar mais oportunidades e assim ir aumentando as vendas, a receita e até mesmo a lucratividade do negócio.
Portanto, no caso do marketing digital continua valendo a mesma regra de sempre: quem não é visto, não é lembrado. Justamente por isso um estabelecimento tinha que cumprir algumas regras se quisesse vender mais, como ter um bom ponto e divulgar.
Antes era preciso estar em uma avenida ou rua bem localizada, e então começar a fazer panfletagem, anúncios em rádios, outdoors e daí em diante. Hoje a grande “avenida” da esfera digital são os motores de busca como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil.
Realmente, essas plataformas de busca se tornaram a maior vitrine do mundo. No caso do Google, que é o maior buscador do mundo, as buscas passam de 1 bilhão por dia e de 1 trilhão por ano, conforme pesquisa da Internet Live Stats.
Para conferir isso, basta pesquisarmos algo como , que é uma solução nichada da área industrial. Logo encontramos mais de 1 milhão de resultados, em 0,40 segundos, ou seja, menos de 1 segundo.
Isso também já deixa claro como as plataformas de busca investem cada vez mais em tecnologia. Além de que isso sempre vai ao encontro de soluções que promovam uma experiência cada vez melhor por parte dos usuários.
É aí que entra o papel das empresas que querem conseguir um bom posicionamento nelas, promovendo seu negócio e gerando mais tráfego. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo conceitos fundamentais e 5 dicas principais sobre o tema.
O mais interessante é que os motores de busca evoluíram tanto que hoje eles realmente podem posicionar qualquer tipo de empresa, pois o funcionamento é pela palavra-chave e não pelo segmento ou nicho de mercado em que cada uma atua.
Então, seja para lidar com ou com e-commerce de roupas e joias, é perfeitamente possível melhorar o ranqueamento da página e com isso gerar mais tráfego e mais oportunidades.
Se é o seu caso e você não vê a hora de mudar seu negócio de patamar na esfera digital, basta seguir adiante na leitura deste artigo.
1. O papel do marketing de conteúdo
De tudo o que dissemos acima já ficou bastante claro como os motores de busca funcionam, já que tudo o que eles querem é gerar a melhor experiência possível para os seus usuários. Portanto, as páginas melhor posicionadas sempre serão aquelas que tiverem o melhor conteúdo. Para isso, elas precisam ser relevantes e originais (em vez de você simplesmente copiar o conteúdo de outro site). O mais bacana é como isso vai ao encontro do que se chama marketing de conteúdo, que hoje é uma das maiores frentes de marketing e de divulgação que uma marca pode desenvolver. As bases dele são justamente o foco no público, como modo de estabelecer com ele uma relação de médio e longo prazo. Para isso, é preciso compreender quais são as dores dos seus clientes em potencial e gerar conteúdos realmente úteis, que agreguem valor. Imagine se a empresa trabalha com . Ela tem uma ótima oportunidade de escrever os melhores artigos sobre o seu segmento, postando-os no blog da marca e com isso gerando um tráfego cada vez maior. Atualmente os conteúdos podem assumir vários formatos, entre eles:- Blog posts;
- Infográficos;
- E-books;
- Vídeos e áudios;
- Checklists;
- Manuais de uso.