Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como definir seu público-alvo para suas campanhas de marketing

Eduardo Larbac - 4 de junho de 2021

Como definir seu público-alvo para suas campanhas de marketing Como definir seu público-alvo para suas campanhas de marketing
Uma das bases para criar estratégias de marketing efetivamente é o público-alvo. É por meio desta métrica que você consegue identificar uma série de elementos que ajudam sua empresa a compreender seus clientes e aumentar suas vendas.

Inclusive, muitas pessoas pensam que a quantidade de acessos em um site é o principal elemento de uma campanha bem sucedida. Entretanto, embora eles sejam uma boa métrica para avaliar a qualidade de seu conteúdo, não querem dizer que você irá converter vendas.

Para isso, é preciso saber com quem falar, que parcela do público você pode ter uma relação mais próxima, quem são as pessoas que precisam de controle de acesso ou qualquer outro serviço, entre outros pontos. 

Entenda qual a importância do público-alvo

O público-alvo nada mais é do que uma parcela da sociedade para a qual você direciona suas ações. Isso é realizado porque você encontra neste grupo de pessoas elementos em comum, que tornam-os mais propícios para a negociação.

Então, você precisa encontrar elementos que configurem aquele grupo como uma unidade, situações que se mostram relevantes para você conseguir explorar seu potencial de utilização. Esses elementos podem ser:
  • Faixa etária;
  • Classe Social;
  • Escolaridade;
  • Hobbies.
Essas pessoas acabam sendo muito mais suscetíveis a suas ações de marketing, uma vez que você se comunica diretamente com elas. Pensando nisso, em uma abertura de empresa simples, é preciso saber para quem você quer vender.

Entretanto, é preciso compreender que o conceito do público-alvo está intimamente ligado a sua oferta de produto ou serviço, tendo um interesse particular em sua empresa. Isso pode ser localizado ou não, dependendo da abrangência que você atende.

O público-alvo é aquele que de fato vai consumir o que você está oferecendo. Ele gera o lucro de sua empresa, mantendo-a em atividade e explorando melhor sua saúde financeira. Por isso, entendê-lo se torna prioridade em sua companhia.

Quanto mais você tiver informações acerca de seu público-alvo, melhor será a segmentação realizada, o que gera um engajamento muito maior em suas ações de marketing.

Dessa maneira, você diminui consideravelmente suas perdas, garantindo assim resultados bastante expressivos com atividades de sua empresa de desenho e melhoria de processos, ou qualquer outra, diminuindo consideravelmente suas perdas.

A ideia quando você tem um público-alvo bem definido é aproveitar para apresentar ações e estratégias que os transformem em clientes, buscando uma aproximação no relacionamento entre consumidor e marca.

Entenda a diferença entre público-alvo e persona

Estes são conceitos que se misturam, muitas vezes. Embora sejam parte do processo de compreensão dos clientes e ferramentas para auxiliar na produção de campanhas de marketing, é preciso saber diferenciar estas ações.

A persona é uma figura fictícia, criada com base nas informações que você coleta de seu público-alvo. Trata-se de uma ferramenta importante para identificar a qualidade de suas ações dentro de uma assessoria fiscal ou de qualquer outra empresa.

Isso porque a persona é montada com base em dados complexos. Ela não é uma figura feita apenas de dados físicos, como nome, endereço e profissão, mas sim de traços psicológicos como desejos, anseios, medos e pensamentos.

Por isso, quando você testa alguma ação de marketing, é comum encontrar respostas muito mais expressivas quando utiliza uma persona. Ambos os conceitos trabalham juntos, uma vez que a persona define a ação que será tomada, mas ela deve ter foco no macro.

O público-alvo é uma massa, um grupo de pessoas. O objetivo de uma empresa é vender mais, e isso não é possível quando você faz uma ação exclusivamente para uma pessoa.

Por isso, é preciso usar as ferramentas da persona para conseguir criar estratégias que acessem o público-alvo da sua empresa de aluguel de notebook ou de qualquer outro serviço.

Por que escolher bem seu público-alvo?

A sobrevivência de qualquer empresa é altamente dependente de seu público. É ele que gera o lucro que a empresa precisa para se manter e prosperar.

Por isso, quando você tem um público-alvo bem definido, as chances de conseguir ações mais lucrativas aumentam consideravelmente. Isso não significa que outras ações não sejam necessárias, por exemplo, contar com um software para loja.

Porém, todas as estratégias de marketing e ações publicitárias acabam sendo direcionadas para o público-alvo que você conseguiu determinar para sua empresa. Isso acaba fazendo com que você consiga resultados muito mais expressivos.

Além disso, quando você direciona suas ações para o público-alvo, acaba tendo mais assertividade na escolha de ações, evitando gastos desnecessários com estratégias de marketing que podem não gerar os resultados esperados.

Para o crescimento de uma empresa, o corte de gastos é tão importante quanto o lucro, uma vez que essa otimização acaba ajudando a empresa a empregar estes recursos em outros pontos, facilitando assim o processo de crescimento.

Quando você consegue alinhar suas ações com o público-alvo, acaba conquistando muito mais resultados, tanto de engajamento quanto de conversão. Assim, uma empresa de etiquetas em branco, ou qualquer outra, pode conseguir melhorar consideravelmente.

1 – Garantia de mais foco nas ações

Quando você explora melhor o potencial de seu público-alvo, suas ações ficam muito mais focadas. Você consegue compreender essas pessoas e suas necessidades, criando ferramentas de engajamento específicas.

Vivemos em uma era onde o grande diferencial das empresas é compreender seus clientes. Não há mais espaço para ações de marketing diretas, rasas e sem conteúdo. O público consumidor deseja se sentir valorizado.

E essa valorização é conquistada no momento em que você compreende quem é seu público e porque você deve fazer ações para ele. O foco ajuda a criar uma aproximação muito maior entre consumidor e marca.

2 – Ajuda a melhorar o planejamento

Qualquer ação que você vá tomar com sua empresa precisa ser pautada em planejamento. É impensável para qualquer organização que deseja se manter ativa no mercado agir de maneira impulsiva.

Esse tipo de ação pode causar prejuízos irreparáveis em sua empresa. Entretanto, com um bom planejamento, suas ações serão muito mais assertivas. A equipe saberá o que fazer e quando fazer, estando preparada até para inconvenientes e mudanças de última hora.

Para conseguir planejar corretamente suas ações de marketing, compreender seu público-alvo é um passo primordial. Por meio desse conhecimento, você saberá onde e quando agir.

É seu público-alvo que define o tipo de conteúdo que você irá preparar, seja em redes sociais, publicações em site e outros recursos.

Entendendo seu público-alvo, você consegue identificar até mesmo as melhores palavras-chave para usar em seu material. Assim, saberá que tipo de brindes corporativos personalizados precisará desenvolver.

O principal objetivo do planejamento é evitar falhas e gargalos em suas ações, sobretudo em questões de comunicação. Por isso, trabalhar nesse modelo é fundamental para você conquistar um espaço maior no mercado.

A comunicação pode ser um grande apoio ou derrubar completamente a empresa, e por isso é fundamental que se tenha uma atenção e foco especial a esse elemento.

3 – Personalização mais certa

A criação de conteúdo é uma peça principal no mercado de hoje. Criar materiais com qualidade e informação é mais do que um diferencial, é uma necessidade. Entretanto, não adianta ter um excelente conteúdo se ele não conversa com seu público.

A personalização indica o que seu público-alvo quer ouvir, o que os interessa e faz com que eles parem o que estão fazendo para consumir. Esse tipo de ação é fundamental para você conseguir aumentar suas conversões.

Qualquer pessoa, empresa ou física, pode criar um conteúdo e jogar na internet. Com isso, você tem uma série de materiais comuns e sem um tipo de destaque especial, algo que faça as pessoas desejarem consumir aquela publicação.

Todos os dias, milhões de novos textos são colocados na internet, em grande parte com qualidade de verdade. São pessoas que sabem o que estão falando, mas ainda não entenderam como trazer seu público para esse tipo de consumo.

Quando você estiver criando material próprio de conteúdo, o principal pensamento deve ser em como você vai criar o conteúdo de maneira que seu público-alvo tenha acesso e se sinta atraído por ele.

Considerações finais

O público-alvo é uma das etapas fundamentais da criação de qualquer estratégia de marketing da empresa. Entender para quem você está criando o material é um grande avanço para conseguir compreender melhor todo o potencial de vendas de sua empresa.

Por isso, é muito importante ter em mente que o público-alvo deve ser tratado, estudado e trazido para perto de sua companhia, de uma maneira humana e atrativa, garantindo assim muito mais vendas para você.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior O que é BOUNCE RATE e como ele pode impactar seu negócio
Próximo Artigo A importância de se ter influencers em sua estratégia de Marketing

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac