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A importância de se ter influencers em sua estratégia de Marketing

Eduardo Larbac - 7 de junho de 2021

A importância de se ter influencers em sua estratégia de Marketing A importância de se ter influencers em sua estratégia de Marketing
Atualmente, as estratégias de marketing estão cada vez mais se adequando à realidade digital, principalmente pela quantidade de pessoas que acessam as redes sociais todos os dias.

Nesse sentido, aliar sua marca a uma pessoa pública, pode lhe trazer uma visibilidade que, talvez, você não alcançasse sozinho, principalmente se fosse com um segmento que não é muito conhecido, ou até mesmo com grandes fornecedores de brindes corporativos.

Importante ressaltar, ainda, que o público brasileiro é um grande consumidor de conteúdo online, sendo, de acordo com o site We Are Social, o terceiro país que mais fica online, são 9h14 minutos todos os dias da semana.

A internet mudou a forma como a publicidade deve chegar ao público, por isso, adequar-se ao mercado digital é essencial, sobretudo nos dias de hoje, é um trabalho duro que demanda mais do que fazer um banner promocional.

Se você procura um espaço em que várias pessoas, de diversos lugares têm acesso, e ainda pode fazer um conteúdo que tem a cara de sua marca, esse lugar é a internet.

Agora, mais do que o acesso do público, existem pessoas que conseguem influenciar as opções de compra. Assim, os influencers têm sido parte essencial de muitas campanhas publicitárias, principalmente por atingirem um público-alvo de poder aquisitivo compatível. Principalmente no Brasil, em que as pessoas passam muito tempo online, os influencers passam a ser alguém em que elas confiam, respeitam e gostam. Por esses e por outros motivos, é que essa estratégia de Marketing não pode ser ignorada.

Neste sentido, iremos apresentar a você alguns pontos essenciais desse tipo de publicidade, são eles:

  • O que são influenciadores digitais?
  • Quais são os tipos de influenciadores?
  • Por que eles são essenciais para o seu negócio?
  • Como e onde encontrar o criador de conteúdo ideal para você?

Influenciadores digitais, o que são?

Podendo ser chamados também de creators, criadores de conteúdo, ou digital influencer, eles têm a capacidade de influenciar as pessoas a decidirem seguir um estilo de vida e comprar um produto.

Mas antes de nos aprofundarmos nisso, daremos um pequeno resumo de onde surgiu a ideia de indicar produtos às pessoas e, por conta disso, outros se sentirem influenciados.

No início dos anos 90, surgiu nas redes um tipo de site que as pessoas usavam quando seus autores queriam escrever um diário online ou como forma de mostrar coisas interessantes as quais desejavam compartilhar.

O blog é um tipo de site que atrai usuários para fazer discussões, comentários e conteúdos acerca de diversos assuntos, inclusive sobre a qualidade dos produtos, podendo, aqueles que fazem conteúdos para blogs, indicá-los ou não. 

Com essa disseminação de opiniões, no início dos anos 2000, os blogs deixaram de ser pessoais e se tornaram um ambiente adequado para as empresas que desejavam mostrar seus produtos, e foi assim que ele se tornou importante para o Marketing Digital.

Então, sim, os primeiros influencer digitais foram os bloggers que usavam o seu tempo para descrever produtos que compravam, dizendo se eram bons ou não. Por exemplo, se eram donos de alguma loja, iriam indicar ou não a empresa de processamento de folha de pagamento que contrataram. 

Depois vieram os vloggers, que eram os blogueiros que faziam resenhas em vídeo, e esse ato revolucionou a internet, pois as pessoas puderam começar a ver o produto, não só imaginar. 

Atualmente, a maioria dos influenciadores mostram os produtos que compram ou são contratados para mostrar, por meio de vídeos ou fotos, não mais só com textos.

Mas qual é o segredo para isso?

O segredo para tanto sucesso é a proximidade com o público, muitas vezes, os criadores de conteúdo têm uma abordagem mais direcionada aos seus seguidores, usando de uma linguagem mais informal e mais acessível, diferentemente do que acontece na TV.

Além disso, as redes sociais permitiram que os influenciadores compartilhassem partes de sua vida com o público, o seu dia a dia, mas que por serem famosos, por mostrarem a todos, parecem que são amigos próximos.

E é usando dessa premissa que o Marketing Digital deve se inserir, haja vista que é justamente essa proximidade e confiança que o público deve ter para comprar algo.

Inclusive, o marketing de influência se tornou tão grande, que, de acordo com o Wikipedia, cerca de 80% do tráfego online está ligado a algum tipo de influencer.

Além disso, de acordo com a revista Entrepreneur, 92% dos consumidores confia mais em indicações de produtos feitas por pessoas do que por marcas.    Nesse sentido, é essencial ter creators ao seu lado para o sucesso de seu negócio, pois além de tudo o que foi dito, diremos mais algumas coisas sobre eles:

  • Possuem um público fiel;
  • Possuem confiança e credibilidade diante do público-alvo;
  • Eles falam de maneira direta com o público;
  • Conseguem tornar a relação verticalizada;
  • Ativam o gatilho mental de prova social.


Por exemplo, se você tiver uma empresa de camisetas promocionais, fazer parceria com um influenciador que pratica atividades físicas, é de grande valia, pois somente uma foto com a sua camiseta pode aumentar a audiência da sua empresa. 

Por conta de todas essas características, o seu ROI (Retorno sobre investimento) aumenta, além de dar visibilidade à sua empresa. 

Ou seja, se você é uma pessoa que não é adepta às redes, sua marca se torna invisível às pessoas, um teste bom a ser feito é uma pesquisa sobre engajamento do antes e depois da audiência de sua empresa, sem e com influenciadores.

Conheça quais os tipos de influencers

Existem alguns tipos de influencers, e eles são diferenciados pela maneira a qual surgiram. Então, entre eles estão:

Nativos

São os criadores de conteúdo que surgiram na internet, e por meio dela, fidelizaram o seu público. 

Celebridades

São aqueles creators que já exerciam algum tipo de trabalho nas mídias, como jornalistas, atores ou cantores. 

Top Celeb

Eles são influencers de temas mais gerais, não trabalham com nichos específicos. Mas por não serem muito segmentados, não têm tanto poder de converter vendas.

Fit Celeb

Como o  próprio sufixo diz, Fit celeb é o influencer que trabalha com o nicho específico. Geralmente, são pessoas que têm tudo a ver com a marca. Além disso, eles têm bastante influência para conversão de vendas, mas o cachê é alto. 

Especialista

É aquele creator que é especialista no que fala, se você, por exemplo, tem uma gráfica, pode contratar um influencer que é designer de produtos para falar de suas etiquetas adesivas personalizadas.

Outros exemplos, são médicos, juízes, advogados, psicólogos, professores e redatores que são especialistas em um assunto e falam sobre isso na internet. Esse tipo de influencer tem uma alta credibilidade.

Trendsetter

São os influencers que defendem algum tipo de causa, eles são importantes para mostrar o posicionamento da marca diante de algum cenário controverso.

Os valores deles são altos, e, consequentemente, a credibilidade, pois eles não vão jamais se aliar a uma marca que não represente o que eles acreditam.

Suponhamos que você precisa de alguém que acredite na importância da sinalização de segurança em alguns pontos da cidade, pronto! Ache um creator trendsetter e faça uma proposta.

Jornalista 

É aquela pessoa que já trabalhava com esse segmento em outro setor, como na tv ou rádio, e resolveu migrar para as redes sociais. Além disso, é o tipo de pessoa que pode despertar a consciência do público em geral, então pode tratar de assuntos graves ou não. 

Como escolher o melhor creator para representar a marca?

Depois de todos os pontos abordados neste conteúdo, você ainda pode ter a dúvida: Como eu faço para escolher o melhor creator para representar a marca? Bom, primeiramente, é preciso ter definido qual o seu nicho de atuação.

Ademais, também é preciso que ao fazer a parceria você pense em qual pessoa será ideal para fazer os clientes irem para o funil de vendas e, efetivamente, fecharem a compra com você. 

Feito isso, comece a parceria e ofereça rótulos personalizados, brindes e outros mimos importantes da sua marca para o influencer mostrar ao seus seguidores, além de outros tipos de produtos.

Considerações finais

Diante de todas essas informações, agora, é essencial que você escolha qual é o tipo de influencer que vai atender as demandas de sua empresa para que ela cresça e se torne autoridade no ramo que escolhido.

Lembre-se, a questão de trabalhar com influencers não é nichada, então basta encontrar aquele que melhor case com o seu planejamento e com a sua campanha.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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