Atualmente, as estratégias de marketing estão cada vez mais se adequando à realidade digital, principalmente pela quantidade de pessoas que acessam as redes sociais todos os dias.
Nesse sentido, aliar sua marca a uma pessoa pública, pode lhe trazer uma visibilidade que, talvez, você não alcançasse sozinho, principalmente se fosse com um segmento que não é muito conhecido, ou até mesmo com grandes fornecedores de brindes corporativos.
Importante ressaltar, ainda, que o público brasileiro é um grande consumidor de conteúdo online, sendo, de acordo com o site We Are Social, o terceiro país que mais fica online, são 9h14 minutos todos os dias da semana.
A internet mudou a forma como a publicidade deve chegar ao público, por isso, adequar-se ao mercado digital é essencial, sobretudo nos dias de hoje, é um trabalho duro que demanda mais do que fazer um banner promocional.
Se você procura um espaço em que várias pessoas, de diversos lugares têm acesso, e ainda pode fazer um conteúdo que tem a cara de sua marca, esse lugar é a internet.
Agora, mais do que o acesso do público, existem pessoas que conseguem influenciar as opções de compra. Assim, os influencers têm sido parte essencial de muitas campanhas publicitárias, principalmente por atingirem um público-alvo de poder aquisitivo compatível.
Principalmente no Brasil, em que as pessoas passam muito tempo online, os influencers passam a ser alguém em que elas confiam, respeitam e gostam. Por esses e por outros motivos, é que essa estratégia de Marketing não pode ser ignorada.
Neste sentido, iremos apresentar a você alguns pontos essenciais desse tipo de publicidade, são eles:
- O que são influenciadores digitais?
- Quais são os tipos de influenciadores?
- Por que eles são essenciais para o seu negócio?
- Como e onde encontrar o criador de conteúdo ideal para você?
Influenciadores digitais, o que são?
Podendo ser chamados também de creators, criadores de conteúdo, ou digital influencer, eles têm a capacidade de influenciar as pessoas a decidirem seguir um estilo de vida e comprar um produto. Mas antes de nos aprofundarmos nisso, daremos um pequeno resumo de onde surgiu a ideia de indicar produtos às pessoas e, por conta disso, outros se sentirem influenciados. No início dos anos 90, surgiu nas redes um tipo de site que as pessoas usavam quando seus autores queriam escrever um diário online ou como forma de mostrar coisas interessantes as quais desejavam compartilhar. O blog é um tipo de site que atrai usuários para fazer discussões, comentários e conteúdos acerca de diversos assuntos, inclusive sobre a qualidade dos produtos, podendo, aqueles que fazem conteúdos para blogs, indicá-los ou não. Com essa disseminação de opiniões, no início dos anos 2000, os blogs deixaram de ser pessoais e se tornaram um ambiente adequado para as empresas que desejavam mostrar seus produtos, e foi assim que ele se tornou importante para o Marketing Digital. Então, sim, os primeiros influencer digitais foram os bloggers que usavam o seu tempo para descrever produtos que compravam, dizendo se eram bons ou não. Por exemplo, se eram donos de alguma loja, iriam indicar ou não a empresa de processamento de folha de pagamento que contrataram. Depois vieram os vloggers, que eram os blogueiros que faziam resenhas em vídeo, e esse ato revolucionou a internet, pois as pessoas puderam começar a ver o produto, não só imaginar. Atualmente, a maioria dos influenciadores mostram os produtos que compram ou são contratados para mostrar, por meio de vídeos ou fotos, não mais só com textos.Mas qual é o segredo para isso?
O segredo para tanto sucesso é a proximidade com o público, muitas vezes, os criadores de conteúdo têm uma abordagem mais direcionada aos seus seguidores, usando de uma linguagem mais informal e mais acessível, diferentemente do que acontece na TV. Além disso, as redes sociais permitiram que os influenciadores compartilhassem partes de sua vida com o público, o seu dia a dia, mas que por serem famosos, por mostrarem a todos, parecem que são amigos próximos. E é usando dessa premissa que o Marketing Digital deve se inserir, haja vista que é justamente essa proximidade e confiança que o público deve ter para comprar algo. Inclusive, o marketing de influência se tornou tão grande, que, de acordo com o Wikipedia, cerca de 80% do tráfego online está ligado a algum tipo de influencer. Além disso, de acordo com a revista Entrepreneur, 92% dos consumidores confia mais em indicações de produtos feitas por pessoas do que por marcas. Nesse sentido, é essencial ter creators ao seu lado para o sucesso de seu negócio, pois além de tudo o que foi dito, diremos mais algumas coisas sobre eles:- Possuem um público fiel;
- Possuem confiança e credibilidade diante do público-alvo;
- Eles falam de maneira direta com o público;
- Conseguem tornar a relação verticalizada;
- Ativam o gatilho mental de prova social.