Existem milhares de definições para o conceito de Marketing Digital, por exemplo, que é um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultados, tanto de modo online quanto offline para empresas, marcas e pessoas.
Importante ressaltar que essa modalidade de marketing cumpre muito bem os papéis tradicionais de adquirir clientes e desenvolver uma marca, com um diferencial: o grau de conexão criada com o público-alvo.
Esse engajamento gera vendas para sua empresa e monetização para as páginas da web, podendo resultar em um boa renda extra.
O mesmo retorno não pode ser observado no marketing físico, muito menos se levarmos em consideração a capacidade de manter e desenvolver a relação direta entre marca e cliente.
Ademais, o Marketing Digital é uma das principais soluções financeiras para empresas, uma vez que seu custo é menor e seu retorno é maior, quando comparado com o marketing tradicional.
Sem qualquer sombra de dúvida é a maior tendência do mercado publicitário, já sendo utilizado por mais de 90% das empresas atualmente, de acordo com os dados da pesquisa Tech Trends Empresas.
Pois bem, quer saber como fazer sua nova empresa de totem, construída para ser exclusivamente um ecommerce (negócio digital), ser um investimento de sucesso?
Nesse artigo você vai conhecer as principais ferramentas estratégicas e os softwares que mais se destacam para sua automatização.
Marketing digital é o caminho para o sucesso
Sim, o marketing digital pode ser o caminho para o sucesso da sua empresa de serviço impostos também, desde que você saiba onde está pisando. Atenção, pois uma campanha de marketing digital não trará resultado significativo se:- Você não tem uma estratégia com objetivos bem definidos;
- Suas ações se restringem a uma plataforma e um formato;
- Não definiu suas métricas para monitorar resultados;
- Não acompanha e não analisa as métricas.
- Análise das oportunidades de mercado;
- Definição da estratégia;
- Planejamento das ações;
- Gestão dos esforços de marketing.
A automatização do Marketing Digital
Automatizar significa utilizar dispositivos mecânicos ou eletrônicos, para agilização e otimização da produção ou dos serviços. As ferramentas de automatização do marketing existem para diversas frentes. Então, quando você aposta na tecnologia como aliada, você consegue, por exemplo, automatizar tarefas, organizar as ações da campanha, otimizar o tempo e acelerar rotinas, lidar com grandes volumes de dados e manter o planejamento em dia.As ferramentas estratégicas
Existem diversas ferramentas que ajudam nesse processo. Pensando nisso, listamos as mais comuns e que não podem faltar para a sua empresa. Claro, que dependendo do seu ramo de atuação, você pode escolher mais de uma dessas técnicas, visando o seu crescimento. Entre os principais pontos que podemos citar aqui estão os seguintes:1 – Plano de Marketing
É a ferramenta que guia toda a estratégia de marketing da sua empresa. É o primeiro passo que norteará a análise do andamento de suas estratégias na hora de avaliar suas métricas e acompanhar seus resultados. Esse planejamento permite que você faça um mapeamento de competências para esquematizar estrategicamente e colocar em prática ações muito bem direcionadas e com objetivos específicos. Além de conhecer a realidade da própria equipe e do dia a dia da sua empresa, você vai estudar seu público e seu mercado, bem como entender quais linguagens deve usar para se comunicar com sua persona em cada etapa do funil de vendas.2 – O benchmarking
Consiste em pesquisar de maneira sistemática sobre quais são as práticas mais eficientes já existentes no mercado, para atrair, engajar e fidelizar clientes. Por exemplo, se você possui uma empresa de serviços de conservação e vai fazer uma comparação entre seu negócio e todas as outras empresas atuantes do mesmo segmento, você deve identificar quais estratégias serão eficientes para a sua realidade. Então, a estratégia pode ser comparada a um termômetro que avalia sua posição em relação à concorrência. Ademais, o Benchmarking é essencial para obter insights para sua empresa evoluir, sendo uma fonte de inspiração e referência.3 – Servqual (Escala de Serviço de Qualidade)
Sua finalidade é mensurar a qualidade do serviço da sua empresa, com base na percepção do cliente que completa a jornada de compra. É um feedback que pode ser aplicado por meio de questionários em diversos formatos, e em diferentes momentos, utilizando dados qualitativos e quantitativos. Exemplificando, uma empresa de terceirização de TI, pode aplicar um questionário em seus clientes para que avaliem quais critérios que consideram mais importantes para a qualidade desse tipo de serviço. Um outro questionário pode ser aplicado logo após sua empresa terminar a prestação de serviço para um cliente, pedindo para que avalie a experiência em escala numérica (como uma nota de 0 a 10).4 – O CRM (Customer Relationship Management)
Essa ferramenta foi desenvolvida para a gestão de relacionamentos com os clientes. Trata-se de uma solução que coloca o consumidor como centro da estratégia de vendas, o que faz todo o sentido. O objetivo é a manutenção de uma parceria de longo prazo com cada cliente, criando um histórico detalhado do relacionamento com ele, priorizando sua satisfação individual. O aumento de lucros para um negócio é inegável, pois você não “se esquece” mais de nenhum cliente, reunião ou telefonema. É um sistema de gerenciamento geral, que permite uma interação extremamente personalizada entre sua marca e cada cliente. Os dados armazenados no CRM devem ser utilizados para otimizar as ações de marketing da sua empresa.5 – Análise ou Matriz SWOT/FOFA
Abrimos esse tópico explicando que a sigla em português, FOFA, refere-se à análise das:- Forças;
- Oportunidades;
- Fraquezas;
- Ameaças.