Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Vale a pena fazer lives para sua audiência?

Eduardo Larbac - 9 de julho de 2021

Vale a pena fazer lives para sua audiência? Vale a pena fazer lives para sua audiência?
A chamada live é uma abreviação para “live streaming” em inglês. Ela ficou muito mais famosa e foi muito mais usada durante a pandemia do coronavírus, pois trouxe um meio de os artistas continuarem trabalhando e entretendo as pessoas, mesmo de longe.

Então, uma live é uma transmissão ao vivo pela internet com áudio e vídeo. Essa opção surgiu com o crescimento do mundo digital e a popularização das redes sociais, uma vez que ela é realizada dentro dessas plataformas.

Durante a quarentena, os artistas adotaram essa estratégia, pois conseguiram divulgar suas músicas e interagir com o público, mas sem uma plateia com pessoas no local. Ademais,  eles colaboraram para o entretenimento e distanciamento social. 

Além disso, essas transmissões são de fácil prática, sem custo e podem ser realizadas por tempo indeterminado em quase todas as plataformas.

Essa estratégia ainda permite que a empresa tenha maior visibilidade, uma vez que com a velocidade do dia a dia das pessoas, é mais prático para elas assistir um vídeo ou ouvir um conteúdo, do que terem que parar suas atividades para ler um conteúdo. 

Conheça algumas das vantagens de fazer lives

Como já foi compreendido como elas funcionam, serão tratados agora os motivos que demonstram qual sua relevância para uma empresa ou negócio. Entre os principais pontos estão os seguintes:

  • Interação com o público;
  • Meio de captar clientes;
  • Aumenta o engajamento;
  • Baixo custo;
  • Inclusão;
  • Conhecimento do seu público.


Portanto, para que haja uma melhor compreensão de como ela pode ser eficiente para uma empresa ou empreendedor, cada vantagem será analisada separadamente.

Interação com o público

Ao realizar as lives, é possível ter um contato direto com o público no mesmo momento. Dessa forma, é criada uma conexão com ele, que conversa com a marca, gerando um relacionamento mais próximo. 

Além disso, os telespectadores conseguem assistir um vídeo que não é só informativo e de tentativa de venda. É possível ver um trabalho real e sem cortes e edições. 

Meio de captar clientes

Utilizar as redes sociais para divulgação de determinado assunto aumenta o alcance que uma marca consegue chegar, pois o trabalho é remoto e não precisa da presença de todos.

Assim, consumidores que moram longe da sede da empresa conseguem consumir o conteúdo do lugar que estiverem. Com isso, novos clientes passam a conhecer a empresa, de um jeito que não aconteceria se não tivesse a live.

Consequentemente, mais pessoas conhecendo a marca, mais delas podem se interessar no conteúdo postado, aumentando a quantidade de vendas e do lucro em geral.

Com o investimento em um conteúdo relevante e que interesse um público-alvo, existe a possibilidade do conteúdo se tornar viral, gerando um grande número de compartilhamentos em pouco tempo, atraindo mais clientes. 

Por exemplo, se uma empresa elétrica deseja divulgar seu novo produto, um quadro de distribuição de energia, ela pode realizar uma live com um assunto relevante e incluir a publicidade no meio, para que o alcance seja maior.

Todavia, lembre-se de postar sobre um assunto que atinja o seu público em uma plataforma que haja garantia de que eles terão acesso. Caso contrário não adiantará.

Aumenta o engajamento

Como há uma troca de conteúdo ao vivo entre a marca e os consumidores, eles podem interagir de forma real, aumentando o engajamento com os perfis. Por ser uma conversa mais próxima, as lives criam a sensação no usuário de necessidade de conversa.

Portanto, é preciso se lembrar de ser sempre simpático e agradável com os telespectadores, para que eles desejem entrar no assunto e gerar engajamento.

Baixo custo

As lives estão disponíveis para qualquer um realizar no seu aplicativo, e de graça. Além disso, não é preciso gastar dinheiro com locação, alimentação, transporte e outros fatores necessários para realizar uma apresentação que fosse presencial. 

Por esse fato, é possível a realização desses eventos com uma frequência muito maior, uma vez que não há gastos específicos, como com um aplicador de tag para os brindes que seriam distribuídos, e existe uma facilidade de o público entrar.

Dessa forma, é possível tratar sobre diferentes assuntos relevantes relacionados à empresa, aumentando as chances de diferentes consumidores encontrarem o negócio e passarem a investir neles.

Com essa economia, é possível adicionar essas verbas a uma estratégia que será favorável para os clientes, permitindo um desenvolvimento maior. 

Inclusão

Como o evento ou apresentação é realizado pela internet, existe a possibilidade de incluir um maior número de pessoas. Primeiramente, porque eles não precisam se deslocar até o local de evento. 

Segundo, porque há a possibilidade de deixar a live salva nas redes sociais. Dessa forma, pessoas que não conseguiram comparecer ao vivo, ainda podem ter a chance de assistir do que foi tratado. Assim, podem acompanhar as redes e assistir um próxima live.

Conhecimento do seu público

Durante as lives, é realizada uma espécie de conversa com os clientes interessados. Dessa maneira, é possível conhecer melhor os gostos e tendências que agradam o público. Assim, a empresa consegue adaptar suas estratégias aos desejos de seus clientes.

Vale a pena utilizar essa estratégia?

Antes de definir investir nessa estratégia, é importante realizar uma reestruturação empresarial, pois, assim, será possível identificar quais setores e especificações precisam receber uma atenção maior, bem como entender se as lives ajudariam de fato nos objetivos. 

Realizar uma live pode exigir a necessidade de determinados materiais e planejamento antes de serem realizadas. Isso pode dificultar um pouco, dependendo da capacidade de investimento da empresa.

Porém, com a realização das lives, é possível reduzir certos gastos específicos, que, no futuro, podem permitir que o gestor utilize essas economias para investir em estratégias para melhorar a qualidade delas cada vez mais. 

Mesmo assim, não é obrigatório que a empresa tenha mecanismos super avançados ao iniciar o investimento nessa técnica. Ela pode desenvolver suas habilidades com o tempo. O que realmente importa é a qualidade do conteúdo que será propagado.

Portanto, usufruir das facilidades das lives pode melhorar o desenvolvimento das empresas ou dos negócios de uma maneira mais prática e mais humanizada. 

Como fazer ótimas lives

Caso o empreendedor deseje adotar esse tipo de ferramenta de marketing, existem algumas dicas que podem ser levadas em conta para melhorar cada vez mais a eficiência dela e permitir atingir todos os benefícios. Entre elas estão:

  1. Faça um planejamento;
  2. Divulgue o evento;
  3. Defina um local apropriado;
  4. Invista em uma conexão boa de internet;
  5. Defina um conteúdo atrativo;


Agora, cada uma das dicas será tratada mais a fundo para melhor entendimento de como realizar uma live que tenha sucesso e conquiste melhores resultados.
  1. Faça um planejamento

Antes de realizar de fato a live, é essencial que haja um planejamento para que ela não fique aleatória, sem sentido e desorganizada. Portanto defina uma duração, um dia, um horário, uma programação. Assim, ela terá mais atraídos, pois terá uma ordem.

Além disso, com essa organização é possível combinar com outros influenciadores participações. Porém, é importante lembrar que eles devem acrescentar ao conteúdo tratado. 

Por exemplo, se uma empresa de suporte de TI para pequenas empresas deseja realizar uma live e chamar um renomado especialista na área ou um cliente satisfeito, ela deve se planejar para que eles consigam comparecer e complementar o conteúdo. 
  1. Divulgue o evento

Para que as pessoas compareçam à live, elas precisam ter conhecimento de todas as informações de quando acontecerá e sobre o que será tratado. Portanto é vital realizar uma divulgação do evento constantemente antes de acontecer.

Mande lembretes para os consumidores, poste publicidade sobre o evento, arranje um jeito de atrair o leitor para assistir o evento. Porém, lembre-se que o exagero pode se tornar prejudicial.
  1. Defina um local apropriado

Enquanto a transmissão acontece, é vital que seja definido um local para a realização. Para isso, escolha um fundo que não passe gente, assim, um espaço com cor sólida é uma ótima opção. 

Ademais, a posição de apoio do equipamento também é importante. Utilizar uma estante de aço para escritório pode ser interessante, uma vez que é algo que se tem em casa e permite que o organizador fique no formato que você desejar e a live não balance. 

Além disso, é importante que não tenha barulho de fundo para não atrapalhar o entendimento do que o realizador está falando. Se souber de algum local que conte com tratamento acústico, melhor ainda, afinal, a qualidade do som é essencial para esse projeto.
  1. Invista em uma boa imagem

Para que uma transmissão seja de sucesso, os clientes precisam que a imagem esteja boa, tanto em relação à internet quanto à iluminação do local que você estiver, principalmente porque ninguém gosta de assistir algo muito escuro ou com a luz estourada. 

Então, pensando nisso, caso as luzes sejam ruins, faça um projeto de iluminação para adicionar lâmpadas estratégicas e melhorar a qualidade. 

Pelo fato de ela ser realizada pela internet, é fundamental que os telespectadores consigam assisti-la com qualidade, sem travar e sem precisar parar toda hora. Para isso, a conexão de internet deve ser de qualidade. Escolha um lugar em que ela seja consistente e rápida.
  1. Defina um conteúdo atrativo

As pessoas precisam se interessar pelo conteúdo que está sendo abordado, para que elas entrem na transmissão e permaneçam nela. Portanto, escolha conteúdos que vão interessar de fato seu público e serão atrativos para que eles entrem na live.

Por exemplo, uma empresa que vende todos os tipos de mochilas, pode realizar uma live para mostrar suas bolsas promocionais, o que aumenta a curiosidade do público e o número de clientes assistindo.

Pois bem, com os pontos aqui colocados, ficou muito mais fácil perceber como uma live pode ser uma ótima estratégia para sua empresa.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como o empreendedorismo online auxiliou pequenas empresas a superarem a crise durante a pandemia
Próximo Artigo Descubra como vender pelas redes sociais

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac