O uso de chatbots vem se popularizando entre as empresas, principalmente dentro das estratégias de marketing, atendimento e vendas digitais.
Afinal, utilizando essa ferramenta é possível trabalhar a otimização de processos, escalabilidade do atendimento, aumento da satisfação do cliente e ainda gerar uma redução de custos para os empreendedores. Já para os consumidores, é uma solução eficiente, simples e rápida.
Pois bem, continue lendo e entenda o que é um chatbot, quando ele pode ser útil, qual sua importância e como sua aplicação pode trazer tantos benefícios para um negócio, independentemente do ramo de atuação.
O que é e para que serve um chatbot?
Ao navegar pela web, certamente você já se deparou com aqueles chats para a interação com uma marca de camisas personalizadas, ou qualquer outro produto/serviço ao qual o site se refira, geralmente posicionados nos cantos inferiores das páginas. Esses são os exemplos mais clássicos de chatbots. Podemos defini-los como um software-robô capaz de conversar com o usuário, com linguagem natural e humanizada, por meio de mensagens, em aplicativos, sites e demais plataformas digitais. Dessa forma, entre as soluções em internet, eles se destacam pela ampla funcionalidade, sendo aplicados para diferentes objetivos, conforme a estratégia global em que estão inseridos. Sua aplicação mais usual se dá:- Em serviços de SAC, otimizando o atendimento ao cliente;
- Em campanhas publicitárias;
- Para realização de vendas simples, sem a necessidade de funcionários;
- Para a comunicação interna das empresas.