A maioria das equipes de gestão já é muito familiarizada com o conceito de funil de vendas. Afinal, essa técnica é fundamental em ações de marketing digital, e permite que você consiga estruturar melhor suas campanhas para o futuro.
É importante lembrar que o mundo está passando por um processo de transformação digital, e a cada ano mais possibilidades surgem para você trabalhar melhor e com mais apoio da tecnologia.
Inclusive, os avanços encontrados no ano de 2021 tornam essas ferramentas ainda mais importantes em uma abertura de empresa em São Paulo, isso sem contar que o ramo de atuação não interfere no processo.
Deste modo, o ano de 2022 será altamente focado na reestruturação do comércio, pautada por elementos tecnológicos que facilitam a vida do usuário e do empreendedor por igual, aproveitando melhor estes elementos.
Para que você consiga extrair o melhor resultado possível de suas ações estratégicas, é fundamental contar com o potencial de sua equipe de vendas através da compreensão e entendimento do funil de vendas.
Entenda, primeiro, o que é o funil de vendas
O funil é um processo que atinge toda a jornada de compra do cliente. Isso significa que desde o momento em que uma pessoa visita seu site ou loja, ele já está se engajando no funil de vendas, seja para comprar uma seladora de pedal ou contratar um serviço. Entretanto, para que ele passe por cada uma das etapas até a conversão em vendas, é preciso um trabalho sério e focado da parte dos profissionais de vendas. Por isso, entender este processo e prepará-lo é estar pronto para iniciar 2022 em alta. O planejamento é fundamental nesse tipo de estrutura. É com ele que você conseguirá aproveitar melhor suas interações, conquistando um espaço mais adequado no mercado e conseguindo explorar suas possibilidades dentro de sua empresa. Ademais, qualificar seu time, utilizando ferramentas como treinamentos e desenvolvimento pessoal de cada colaborador também é fundamental. Isso porque é importante que seus funcionários saibam o que fazer em cada etapa do funil. Inclusive, o sucesso desse tipo de operação depende do conhecimento do produto ou serviço ofertado, junto da possibilidade de interação gerada pela empresa. É fundamental que sua equipe saiba como e quando agir para conseguir extrair o melhor resultado desse tipo de trabalho em uma empresa de, por exemplo, produtos e materiais de limpeza, bem como em qualquer outra. Além disso, para a equipe gestora é importante que se estruture todo um processo de análise e avaliação do trabalho. O gestor tem a função de identificar falhas e problemas no processo do funil de vendas, para que consiga criar soluções para isso. Esse processo deve funcionar de maneira similar a um relógio. É preciso que todos os elementos encaixem corretamente e em sincronia, para que você consiga explorar melhor os conceitos do funil e de como utilizá-lo para planejar seu ano.A divisão do funil de vendas
Ressaltamos novamente, que essa técnica é importante para você identificar em que ponto um possível cliente está de fechar um negócio com, por exemplo, a sua empresa de contabilidade para ong. Trata-se de um processo que vem desde a tomada de consciência do cliente, no momento em que ele ainda é um visitante, até o fechamento da transação, quando ele efetivamente se torna um cliente da empresa, passando, então, por topo, meio e fundo do funil. A ideia do funil é sempre levar os consumidores a compra de um produto ou serviço, e cada etapa conta para conseguir conquistar este processo. Por isso, é importante ter em mente como o funil funciona para conseguir explorar melhor estes atributos. O principal foco em uma estratégia que usa o funil de vendas é criar uma boa experiência para o usuário. O marketing digital como um todo tem essa preocupação com o cliente, que é a peça central de qualquer ação em uma empresa, seja de acessórios pet atacado ou outra. Lembre-se, um cliente satisfeito tem muito mais chance de conseguir resultados satisfatórios para a empresa. Além disso, é importante ter em mente que você pode conquistar a fidelização dele, garantindo que ele voltará a fazer negócio com você. O cliente fidelizado ainda funciona como um promotor de sua empresa, apresentando em seus círculos de amigos e familiares esse tipo de ação e conquistando novas oportunidades de interação e engajamento, que já serão mais favoráveis a sua empresa por conta do boca a boca.Criando seu funil de vendas para 2022
Para conseguir aproveitar em sua totalidade o ano que está se aproximando, é importante que sua estrutura de negócios seja bem estabelecida. Dessa maneira, você já estará preparado quando for o momento de efetivamente iniciar suas atividades de venda de, por exemplo, caixa em acrílico. Para conseguir resultados mais satisfatórios, é importante ter em mente alguns detalhes da criação de seu funil. Ele conseguirá explorar melhor o potencial de sua empresa em particular, com os elementos que você precisa para conseguir aproveitar estes recursos.Monte o topo do funil
O topo do funil é uma das principais etapas desse processo, em grande parte porque é um primeiro contato com a empresa. No mercado, a frase “a primeira impressão é a que fica” é muito verdadeira. Por isso, a primeira experiência que o cliente tiver com sua companhia deve ser positiva e agradável, garantindo que ele se interesse em entrar no funil, bem como em conhecer mais sobre o seu negócio. Então, esse momento é representado quando o visitante se torna um lead em sua empresa de, por exemplo, fechamento de varanda com vidro. Entretanto, para que ele passe de etapa, é preciso pensar em uma forma de encorajar seus visitantes a desejarem manter o contato. Isso é possível através de diversas ações, como:- Distribuição de e-books;
- Ofertas de descontos ou brindes;
- Cadastro para conteúdos exclusivos;
- Apresentações em outras mídias.