Com o avanço da tecnologia e a chegada da internet, muitas práticas e estratégias são aplicadas às empresas todos os dias, e, as que preferem não se atualizar, normalmente ficam para trás. Em um cenário como esse, ainda vale a pena utilizar a lista de e-mail?
Pensando em responder essa pergunta, o texto de hoje abordará o que é uma lista de e-mail, como ela funciona e se vale a pena investir nessa estratégia de marketing com um mercado tão dinâmico e movimentado.
Antes, é importante falar que muitas pessoas gostam de dizer que o marketing é a alma do negócio e, de certa forma, elas têm razão. É através do marketing que as pessoas conhecem o seu negócio e se interessam pelos seus produtos e serviços.
E-mails são ferramentas de comunicação que, desde a chegada da internet, aos poucos foram se instalando no meio corporativo, e desde o fornecedor de papel toalha até mesmo as empresas de cosméticos começaram a utilizá-lo.
Não demorou muito tempo para que os e-mails se tornassem uma nova febre e, basicamente boa parte da comunicação de uma empresa fosse realizada através dessa ferramenta que, ao longo dos anos, foi evoluindo cada vez mais.
Nos dias de hoje, e-mails ainda são bastante utilizados para o mesmo propósito: comunicação. Mas certamente, não têm o mesmo impacto que antigamente, principalmente com novas tecnologias e estratégias no mercado.
Porém, seja uma indústria de vidro laminado ou produtos cosméticos, isso não significa que listas de e-mails e outras estratégias que envolvam essa ferramenta estejam ultrapassadas e não sejam valiosas.
Muito pelo contrário. Embora não seja tão eficiente e eficaz como antes, as listas de e-mails podem compor parte da sua estratégia, bem como podem ser poderosas aliados no meio de marketing e vendas para o seu negócio.
Sendo assim, confira no próximo tópico, primeiramente, o que é uma lista de e-mails e como fazer com que ela seja efetiva, dessa forma, você poderá analisar se ainda vale a pena utilizá-la para promover, por exemplo, seu curso de bombeiro civil.
Entenda sobre o conceito de lista de e-mail
De forma simples e direta, uma lista de e-mails é uma ferramenta que utiliza diversos contatos, endereços eletrônicos neste caso, de dados de clientes ou de potenciais clientes, conhecidos também no meio como leads. São pessoas que estão sendo preparadas pela sua empresa com informações de qualidade que você e sua equipe podem fornecer de diversas formas e, uma delas, pode ser através da lista de e-mails. Ou seja, mesmo que o produto ofertado pela sua empresa seja tinta para impressora inkjet, boa parte do trabalho com a lista de e-mails é adaptação e saber como transformar uma ferramenta em oportunidade nos dias de hoje. Também conhecido como newsletter, esse disparo de informações através da lista de e-mail é bastante útil quando pensamos nos leads, afinal, independente do meio utilizado, nutrir os prováveis clientes com informação faz parte do processo de vendas e de sucesso do seu negócio. Algumas vantagens que podem ser obtidas através dessa estratégia são:- Aumentar o número de pessoas em seu site ou página;
- Manter o lead sempre pensando em sua marca;
- Maior facilidade de comunicar ofertas;
- Acompanhamento de métricas;
- Aumenta a facilidade de saber o que funciona ou não.